Resenha: "Sombras Vivas" - Série Reckless - Livro 02 - Cornelia Funke - Viaje na Leitura

19/01/2014

Resenha: "Sombras Vivas" - Série Reckless - Livro 02 - Cornelia Funke



Sinopse - Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.


Minha opinião - "Sombras Vivas" é a continuação do livro "A Maldição da Pedra". Logo após o jovem de 25 anos Jacob salvar seu irmão Will da Maldição da Pedra, ele precisa correr atrás de uma cura que o aflige e que irá matá-lo em pouco tempo. Jacob então viaja para diversos locais a procura de uma salvação e passa por diversas aventuras, como por exemplo participar de um leilão em Chicago a procura de uma garrafa de origem escandinava do início do século XVIII, que contêm um perverso gênio nórdico ou correr atrás de outros tesouros impossíveis de serem encontrados.

"A garrafa trocara de dono diversas vezes desde que Jacob a vendera. Tinha lhe custado quase um mês encontrá-la novamente. Um tempo que ele não tinha. A Maçã que Tudo Cura, a Fonte da Eterna Juventude... Ele gastara muitos meses procurando as coisas erradas, e a morte continuava alojada em seu peito. Estava na hora de tentar um remédio um pouco mais perigoso". (p. 16)

Enquanto está nessa busca, o "mundo atrás do espelho" sofreu grandes alterações políticas: apenas seis meses após os acontecimentos do primeiro livro, os goyls governam a Austrásia. Dá para imaginar que nem todos estão felizes com essa nova situação e farão de tudo para mudar novamente esse cenário político, inclusive contratar mercenários para encontrar uma mítica balestra, uma arma poderosíssima que poderá ser a salvação de Jacob.

O livro é repleto de ação e criaturas incríveis, mas também vemos alguns personagens reaparecem como Albert Chanut, o velho caçador de tesouros e agora proprietário da Taberna "Ao Ogro Voraz", ou o interesseiro anão Evenaugh Valiant e sua perspicácia para os negócios. Mas novos personagens e mitos também aparecem no livro, como o barba azul. O novo personagem de maior destaque é Nerron, um caçador de tesouros gouyl que é um concorrente sério para Jacob.

Além da aventura o leitor acompanha Jacob na análise de sua vida, suas frustrações e sonhos. Fux é apresentada não apenas como uma raposa nesse livro, mas sim como uma mulher que tem a sua história pessoal contada em "Sombras Vivas".

A escrita é fantástica, com um toque perfeito de fantasia mesclado com realidade. A criação das cidades, criaturas e mitos e totalmente perfeito e muito bem balanceado, deslumbrando o leitor e o convidando a conhecer um pouco mais o "mundo através do espelho".

Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um trabalho excelente. No início de cada capítulo temos uma arte incrível. A capa é muito simples, mas segue o design da capa do primeiro livro.
Para os fãs de aventuras e fantasia,a série Reckless sem dúvida é imperdível.

"Por que não haveria de existir uma arma que traz a morte quando é usada por ódio, mas a vida quando é usada por amor?" (p.58)


Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765190
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Sonali Bertuol
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5 
Série Reckless
  1.  A Maldição da Pedra
  2.  Sombras Vivas

10 comentários

  1. Oi, Carol!

    Estou pra ler o primeiro livro da série esse ano, quero muito conhecer mais o trabalho dessa autora *-* Portanto, não li muito da resenha, mas gostei dos quotes separados!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leah, tudo bem?
      Eu gosto muito dos livros da Cornelia Funke, me apaixonei pela trilogia coração de tinta.
      Quando realizar a leitura, venha nos contar o que achou da série ok?
      Bjkas

      Excluir
  2. Olá Carol,
    quero muito ler essa série, está na minha lista. Esse mundo criado é muito bem estruturado, já pela sua resenha da vontade de ler. A trama parece ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Eu estou amando essa série e não vejo a hora de lançarem o terceiro rs.
      Bjkas

      Excluir
  3. Gostei muito da trilogia Mundo de Tinta, então estou louca para poder começar a ler esta!!!

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kate, tudo bem?
      Venha nos contar o que achou da série quando terminar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi, Carol.
    Sou fã da autora desde que li Coração de Tinta, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa série.
    Fiquei curiosa, mas acho que vou esperar pela publicação de toda a série antes!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Essa série é bem diferente da trilogia Coração de Tinta, mas é muito boa também.
      Eu concordo em esperar pela publicação da série, porque sinceramente a cada final de livro eu já fico na expectativa pelo próximo... é terrível rs
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi Carol, você tem conhecimento da previsão para o lançamento ou do nome do terceiro livro da trilogia ? Procurei em vários sites e não encontrei nenhuma notícia relacionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Eu ainda não tive informações sobre o terceiro livro. Estou ansiosa por ele também rs.
      Assim que tiver alguma informação, eu posto aqui no blog.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!