Resenha: "Amigas Para Sempre" - Firefly Lane - Livro 01 - Kristin Hannah - Viaje na Leitura

28/02/2014

Resenha: "Amigas Para Sempre" - Firefly Lane - Livro 01 - Kristin Hannah

Sinopse - "Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar".

Minha opinião - O primeiro livro da série Firefly Lane é emocionante e delicado. Nessa primeira parte da história conhecemos a vida de Tully e Kate. Narrado em terceira pessoa, o livro começa narrando a vida de Tully na década de 1970 que naquele momento estava com 10 anos de idade. Acompanhamos através do olhar inocente de uma criança, o abandono constante de sua mãe Dorothy. Dorothy aparece esporadicamente na casa dos pais (Tully é criada pela avó e pelo avô), sempre bêbada, drogada ou ambos, leva a filha por pouco tempo e depois some. A necessidade de amor de Tully e de entender porque sua mãe nã a ama toca o coração do leitor.

Desde cedo a garota aprende a esculpir uma máscara de indiferença e acaba se tornando precocemente popular. É aos 14 anos que a sua vida muda, ao encontrar Kate...

Ao contrário de Tully, Kate tem uma vida estruturada, com pais presentes e seu irmão mais novo Sean. Mas o fato de não ser "moderna", querer beber e fumar maconha a torna excluída socialmente, e voltada ao mundo dos livros.

Duas jovens tão diferentes vão formar uma amizade que o tempo não altera.....

" - Eu não disse que a fé era algo simples. Disse apenas que é necessária". (p. 255)

A trama é extremamente sensível e mostra como a vida dessas duas jovens vão se entrelaçando, de modo que uma não existe sem a outra. Enquanto Tully se torna uma mulher mais centrada na carreira, em atingir seus objetivos e até mesmo um pouco egocêntrica, Kate se torna a conciliadora, aquela que sempre perdoa e na maioria das vezes é colocada em segundo plano. Claro que uma relação desse tipo tem altos e baixos, principalmente quando a vida das duas começa a tomar caminhos diferentes. Mas o que é tão belo nesse livro é que não importa os anos que se passaram, os caminhos que ambas tomaram ou os seus desentendimentos.... no final ninguém no mundo conhece os segredos das duas a não ser elas mesmas.

"Logo, Tully estava fazendo Kate dar risada. Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar; mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos". (p. 260)

A história das duas é dramática. Existem momentos em que vemos o sofrimento, a dor, a perda, mas também acompanhamos as alegrias, as conquistas e os amores.

Kristin Hannah conseguiu criar uma amizade atemporal que ultrapassa a barreira do impossível e deixa o leitor com lágrimas nos olhos até a última página do livro.

O enredo é perfeitamente construído com a passagem das décadas, os personagens secundários são enriquecedores e a vida dessas duas mulheres são um testemunho de amor.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa faz menção a rua onde ambas se conheceram e transporta o leitor a um mundo maravilhoso.
"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz". (p. 27)

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412512
Ano: 2014
Páginas: 448
Tradutor: Cássia Zanon
Avaliação: 5/5
Skoob: Clique aqui

8 comentários

  1. Oi, Carol.
    Estou curiosa sobre esse livro. Só vi boas críticas sobre ele!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      O livro é emocionante demais! Eu chorei muito durante a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol, li 2 livros da autora e me apaixonei pela forma que ela escreve.
    Com certeza vou querer ler este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      O livro é lindo! Eu realmente me apaixonei por ele.
      Bjkas

      Excluir
  3. Esse livro parece ser muito boom! Só resenhas positivas até agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, tudo bem?
      Eu amei o livro... tem personagens carismáticos e uma história emocionante!
      Bjkas

      Excluir
  4. Esse livro e muito bom mesmo, recomendo

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei o meu ontem no saldão na Saraiva. Tô super ansiosa pra leitura, justamente por causa dos comentários/resenhas!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!