Resenha: "As Enfeitiçadas" - As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 01 - Jessica Spotswood - Viaje na Leitura

04/02/2014

Resenha: "As Enfeitiçadas" - As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 01 - Jessica Spotswood

Sinopse - "Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas".


Minha opinião - Três irmãs que perderam a mãe cedo demais. Uma antiga profecia. Três poderes que podem mudar o mundo. Uma jovem com muitas responsabilidades. Uma decisão que pode salvar suas irmãs e quebrar o seu mundo. Essa é premissa do primeiro livro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas escrito pela autora Jessica Spotswood.

Cate, Maura e Tess são as irmãs Cahill. Sua mãe faleceu muito cedo e deixou para Cate a função de cuidar das irmãs. A principal preocupação de sua mãe não está nos cuidados cotidianos e sim no fato de que as três garotas possuem habilidades extraordinárias que as tornam bruxas. E os Irmãos (uma sociedade formada por homens rígidos e inescrupulosos) caçam agressivamente aquelas garotas que apresentam magia. O pai das garotas tornou-se omisso em suas obrigações com elas após o falecimento da esposa. Ele passa mais tempo fora de casa, em viagens do que no convívio familiar. Por isso, Cate acumula muitas funções: dona da casa, "mãe" das irmãs e protetora delas, já que ninguém pode saber de suas habilidades. Se não bastasse tantas responsabilidades Cate está chegando na idade em que tem que decidir se vai casar ou se juntar as Irmãs (uma sociedade denominada altruísta que realiza serviços sociais).

Cate é jovem mas tem uma alma antiga. Seja graças as suas responsabilidades ou pelo seu comportamento precavido, inicialmente ela passa a impressão de ser enfadonha para o leitor, mas conforme avançamos na leitura observamos a sua coragem e força, existente atrás dessa máscara de tranquilidade que ela expõe ao mundo.

Maura é a típica adolescente. Ela acredita que é adulta o suficiente para tomar as decisões, mas é totalmente irresponsável e descuidada. Em alguns momentos se torna egoísta, arriscando a segurança das irmãs ao procurar a própria felicidade. Sonha em sair da casa, que ela considera como uma prisão, mas a verdade é que não faz ideia de como é o mundo lá fora.

Tess é a mais jovem das três mas em muitos momentos parece que é muito mais velha. Ela é muito observadora e compreende melhor as preocupações de Cate do que Maura, mas mesmo assim acaba realizando algumas traquinagens graças a sua pouca idade. É uma personagem interessante pois não tem uma presença tão constante na trama como as duas irmãs mais velha, mas quando aparece tem uma personalidade marcante e carismática.

Além da família Cahill, os leitores acompanham alguns personagens que fazem parte tanto da sociedade dos Irmãos quanto das Irmãs, podendo observar os verdadeiros objetivos de ambos.

Temos também a presença de outras jovens na trama que precisam esconder suas habilidades até mesmo de suas famílias para não serem caçadas.

E para os leitores que esperam um romance, não vão se decepcionar. A autora inseriu um triângulo amoroso bem construído, repleto de sensações e emoções do primeiro amor de uma jovem.

Uma história que mescla aventura, magia, romance com um final que deixa na expectativa pelo próximo livro.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. No início dos capítulos existem detalhes maravilhosos que acrescentam de forma positiva uma sensação de magia durante a leitura. Além disso, há troca de fonte quando Cate lê o diário de sua mãe, trazendo mais autenticidade a trama. A capa chama a atenção e desperta o interesse.
"Antes de o Grande Templo de Nova Londres cair, o oráculo anunciou uma última profecia. Ela previu que, antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas, que terá o dom da magia mental, será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror". (p.74)



Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412307
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Ana Ban
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 5/5

4 comentários

  1. Terminei de ler esse livro recentemente e adorei! Quero muito ler o próximo!
    Eu adoro histórias que envolvam magia e acho que essa será uma ótima série!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Que final foi aquele não é? Estou na expectativa pelo segundo livro e ansiosamente aguardando novidades sobre essa série.
      Bjkas

      Excluir
  2. Um livro que mescla aventura, magia, romance, e tem uma boa escrita, é ótimo para se ler. Amo a capa, acho linda. E quero muito lê-lo. Quase estou desistindo de tentar ler mais livros únicos, não dá, cada dia lançam mais séries, ainda bem que alguns são trilogias. Séries grandes são cansativas... mas como evitar? Para mim virou uma guerra perdida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem com você?
      Eu também sofro bastante com as séries. Primeiro porque acabam ficando diversas séries em aberto ao mesmo tempo e depois pela expectativa de saber o que irá acontecer em seguida rs.
      Mas eu gostei bastante dessa série e vou acompanhá-la...
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!