[Resenha] JAMBALAYA - Um Piracicabano na Luisiana - Daniel de Carvalho - Viaje na Leitura

03/02/2014

[Resenha] JAMBALAYA - Um Piracicabano na Luisiana - Daniel de Carvalho

Sinopse: Joel, um piracicabano tradutor em inglês-português, é contratado para traduzir a letra da música “Jambalaya on the Bayou”, de Hank Williams. Sendo um tradutor da área técnica, ele inicialmente encontra dificuldades, pois a letra é repleta de gírias e termos típicos da Luisiana. Para conseguir a tradução, ele realiza muitas pesquisas e, ao fazê-las, começa a sentir enorme curiosidade e fascínio pela história narrada na letra da música e pelo modo de falar daquela gente. Para satisfazer sua curiosidade, resolve lançar mão de seus conhecimentos de Projeção Astral, fenômeno segundo o qual uma pessoa pode deslocar seu Corpo Astral para outros locais e outras épocas. Assim, por diversas vezes, Joel visita a Luisiana, numa época anterior à data em que a música foi composta. Nessas viagens, ele fica conhecendo Forgottenland com seus bizarros moradores. Conhece também Joe e Yvonne, um casal idêntico ao casal da letra de “Jambalaya on the Bayou”. Os amigos de Joel, em Piracicaba, não acreditam em Projeção Astral, criando discussões acaloradas quando ele lhes conta suas experiências em Forgottenland.

Minha opinião:
 Tenho acompanhado as obras do autor Daniel de Carvalho desde 2010, já li os livros Os Preconceituosos, Vila Citrus e VikinG, a Carol resenhou recentemente aqui no site também Duas Vidas. Quando entrevistei o autor (link da entrevista) em 2010 fiquei impressionada com a humildade e simpatia do mesmo, recentemente ele lançou Jambalaya, que é o livro que resenho hoje.

JAMBALAYA - Um Piracicabano na Luisiana  idealiza a história de Joel, um tradutor, que após fazer uma rara exceção, ou seja, traduzir uma letra de música, sendo sua área estritamente técnica, a pedido de uma cantora ele traduz a canção "Jambalaya on the Bayou" e se apaixona pelo contexto da música, desejando ter conhecido os costumes daquela época, assim, através da projeção da consciência ou projeção astral ele viaja para a Luisiana e conhece o povoado de Forgottenland. A partir de então, Joel mesclará sua vida atual em Piracicaba e no passado através de suas viagens astrais.

Em Forgottenland, Joel conseguirá conhecer os personagens que inspiraram e idealizaram a canção, um romance será narrado por sua visão nos dois povoados que sofrem disputas políticas, conheceremos o romance de Yvonne e Joe que são os protagonistas dessa viagem astral.

— É linda! Mas flor nenhuma neste mundo pode ser mais bela que você, You are the sweetest one, Yvonne! (Você é a mais bela de todas, Yvonne!). Pág. 122
Daniel de Carvalho escreveu o livro até a página 34, então sua esposa veio a falecer, semanas depois o autor continuou a escrever este romance a quem dedica totalmente à esposa, em vez de palavras deprimentes e amargas, encontramos neste romance uma sutileza e amor insuperável que mesmo a morte não pôde separar, o autor tirou da dor, poesia, fez do romance um escape para a perda e nos presenteou com uma história arrebatadora que mescla uma profunda pesquisa, projeção astral e personagens reais, onde o autor revela com simplicidade os bastidores da criação do livro.

Quotes:

— O senhor sabe das coisas porque tem conhecimentos?
— Não. Conhecimentos são informações obtidas de terceiros, ouvindo outras pessoas, frequentando escolas ou lendo livros. Conhecimento, assim obtido, é apenas informação adquirida, mas não vivenciada. Isso não é sabedoria. Sabedoria é outra coisa. Sabedoria é saber como agir corretamente em quaisquer circunstâncias da vida.  - Pág. 144

Não é preciso compreender completamente o mundo para aproveitá-lo bem. Pág. 145

Handsome Joe ficou mais à vontade para segurar as mãos de sua amada. Olharam-se nos olhos. A ternura era tanta que nada precisava ser dito. Um grande amor é assim, basta estar próximo do outro para que uma imensa felicidade se aposse de nossos corações. Pág. 189

Recomendo muito a leitura, a narrativa é fluida e cativante. O livro merecia uma capa mais bela e uma diagramação à altura do mesmo, as páginas brancas que a Editora utiliza não são boas para a visão e muito menos para conservação, a capa estava meio que sobreposta ao miolo e notei o trabalho não caprichado. Ainda assim recomendo o livro pela história, é uma leitura incrível.


Edição: 1
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579236716
Ano: 2013
Páginas: 260
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5

Um comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!