Resenha: O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini - Viaje na Leitura

19/02/2014

Resenha: O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini



Sinopse - O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.





Minha opinião - "O caçador de pipas" é um com uma trama emocionante e reflexiva que faz com que o leitor se apaixone pelos protagonistas.

Duas crianças com vidas totalmente diferentes mas que possuem uma grande proximidade. Amir é proveniente de uma família rica, sempre teve tudo do bom e do melhor, mas que não tem o que mais deseja: a aprovação e o amor incondicional de seu pai. Hassan é filho do empregado da casa e por ter uma idade próxima de Amir, os dois vivem juntos, crescem juntos e aprendem as dificuldades da vida juntos. Ao contrário de Amir, Hassan é constantemente elogiado: é um menino bom, sem malícias e totalmente desprovido de maldade.

"Talvez Hassan fosse o preço que eu tinha que pagar, o cordeiro que tinha de sacrificar, para conquistar baba. Era um preço justo? A resposta ficou pairando na minha mente consciente até eu conseguir reprimi-la: ele era apenas um azara, não era?" (p. 83)

A história poderia se passar em qualquer lugar do mundo, pois não se trata da cultura e da geografia e sim do comportamento humano. Amir é mimado por ter tudo o que precisa e o que quer, sem nunca ter passado dificuldades, e ainda assim cobiça o que Hassan tem. Hassan é excepcional por ser capaz de ser tão bondoso, generoso, mesmo que isso signifique dar ao próximo tudo o que tem. E é o que ele faz no decorrer da leitura.

Amir é um personagem que na maioria das vezes ganha a antipatia do leitor. Suas atitudes e o preço que Hassan paga por elas fazem com que ele não consiga a cumplicidade do leitor.

Essa relação é narrada durante todo o livro de maneira que o leitor chore, grite e fique sem forças perante a emoção que transborda das palavras de Khaled Hosseini.

A escrita do autor é envolvente, lírica, de modo se torna impossível largar o livro, mesmo nos momentos mais dolorosos. Não é uma história leve, que o leitor irá esquecer o conteúdo na semana seguinte. É uma trama que ficará guardada na mente e no coração do leitor, pois traz na forma de duas crianças os melhores e os piores sentimentos da humanidade.

Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa contêm todos os elementos principais do livro, trazendo de forma simples mas intrigante a história de Amir e Hassan.

"Foi só um sorriso, nada mais. Não corrigia nada. Não corrigia coisa nenhuma. Apenas um sorriso. Uma coisinha. Uma folha na floresta, balançando na esteira do voo de um pássaro assustado". (p. 346)


Edição: 1
Editora: GloboLivros
ISBN: 9788525054203
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Claudio Carina
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 5/5

4 comentários

  1. Oi, Carol.
    Eu sempre li excelentes críticas sobre esse livro, mas nunca me animei a ler.
    Quem sabe um dia!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      O livro é excelente, mas muito triste em alguns momentos. É preciso estar equilibrada emocionalmente para ler, senão não consegue parar de chorar.
      Bjkas

      Excluir
  2. Gostei muito desse livro quando eu li.
    Intercalamos momentos de raiva e lágrimas ao longo da leitura :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, tudo bem?
      Nem me fala, realmente eu tive oscilações de humor lendo esse livro. Eu ficava frustrada, com raiva e emocionada.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!