[Resenha]: "Noah Foge de Casa" - John Boyne - Viaje na Leitura

27/08/2014

[Resenha]: "Noah Foge de Casa" - John Boyne





Sinopse - "Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida. Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás. Em seu primeiro livro juvenil desde o best-seller O menino do pijama listrado, o escritor irlandês John Boyne cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores presos até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?"

Minha opinião - "Noah foge de casa" é narrado em terceira pessoa e conta a história de Noah Barleywater, um garotinho de oito anos de idade que resolve fugir de casa.

À primeira vista temos a impressão de que Noah é apenas uma criança aventureira e que a fuga é uma nova jornada programada pelo rapaz. Conforme a história avança e passamos por situações como o roubo da maçã, ou o aparecimento da segunda cidade, observamos que existe muito mais na história do garotinho.


É quando Noah encontra o cachorro falante e o burro faminto que ele se depara com uma peculiar loja de brinquedos que fica no meio de lugar nenhum. Dentro da loja somos transportados para um ambiente mágico, na presença do relógio russo Alexander, a porta Henrieta e o velho dono da loja com suas histórias mirabolantes e cheias de ensinamentos.


"Noah foge de casa" é um livro destinado ao público juvenil, com sua linguagem de fácil compreensão, imagens simples e fábulas surpreendentes, mas o conteúdo é marcante para todas as idades. Conhecer Noah, entender os motivos de sua fuga e ser apresentado ao passado desse misterioso velho torna a leitura inesquecível e atemporal.


Uma história que fala de valores familiares, amor, amizades e que ensina que até mesmo os momentos mais dolorosos de nossas vidas podem ser marcados com uma centelha de esperança.

A linguagem de John Boyne é espetacular e prende a atenção do início ao final da leitura. A construção dos personagens, cada um cheio de peculiaridades capazes de encantar o público e um enredo muito bem construído, transformam "Noah foge de casa" em uma leitura agradável e ao mesmo tempo, sensível.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Encontrei um único errinho de grafia na página 12, mas nada que interferisse na leitura.


"O que Noah tinha feito de comparável na vida? Nada. Bom, uns dias antes tinha tentado fazer uma lista com tudo o que fizera de importante e olhe só o que anotou:
1. Li catorze livro do começo ao fim.
2. Fui medalha de bronze nos 500 metros no Dia do Esporte do ano passado e teria sido prata se Breiffni O'Neil não tivesse começado a correr antes do tiro de partida e por isso levou vantagem.
3. Sei qual é a capital de Portugal. (É Lisboa).
4. Posso ser pequeno para a minha idade, mas sou o sétimo mais inteligente da minha turma.
5. Sou craque em separar as sílabas". (p. 09)






12 comentários

  1. Eu não costumo ler livros do gênero juvenil, mas abro qualquer exceção para o Boyne.
    O autor é incrível e consegue transformar uma história aparentemente simples em lições preciosas de vida, valores e atitudes.
    Confesso que não esperava tanto desse livro, mas agora tenho convicção de que vou gostar muito. A narrativa é impecável, envolvente, e o conteúdo, doce e compensador.
    Mais um livro para a wishlist! *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Carol!

    Eu sou apaixonada por John Boyne e leria qualquer coisa que ele escrevesse. Eu sou encantada pela história de Noah, fabulosa com aspectos de contos de fadas e mágica, é encantador a forma como o autor usou algo tão simples 9um história relativamente simples) mas que foi capaz de abordar um assunto sério... Amei sua resenha.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Mesmo sendo voltado para um público juvenil, fiquei bem curiosa. Todos elogiam o John, e amei o fato dele nos ensinar muito durante a leitura. Acho tão legal o autor usar protagonistas que sejam crianças, deve dar um toque muito bom aos seus livros.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Eu já li dois livros do autor, e sou apaixonado por eles. Mas esse livro dele eu nunca tive muito interesse em conhecer. Ele parece ser muito bom, mas acho que ele é mais indicado mesmo ao publico juvenil.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. eu adoro livros do gênero Juvenil , e esse livro parece ser otimo , sempre tive um pouco de curiosidade por esse livro , quro mt ler esse livro ! nunca li nada do autor !

    ResponderExcluir
  6. Já tinha escutado falar desse livro mas nunca me dei ao trabalho de ler a sinopse ou saber algo mais a respeito mas confesso que me interessei bastante pela história do livro. O livro parece ser tão bom quanto os outros do autor e já coloquei ele na minha listinha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do John Boyne, ,mas acompanho resenhas e nelas todos destacam sua boa narrativa, que ele tem um jeito fácil de linguagem. Minha sobrinha passou a demonstrar interesse pela leitura, graças a Deus, então anoto todas as dicas de livros pra crianças na faixa etária "aborrecente" hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Adorei os conceitos importantíssimos que este livro traz. Assim como a "Jois" também nunca li nada do autor, mais pela resenha tenho certeza que ele realiza em seus livros um otimo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro, mesmo sendo escrito pelo John Boyne. Sempre digo que ele gosta de escrever sobre crianças e fico me perguntando o porquê. Achei muito fofo os desenhos.

    ResponderExcluir
  10. Me lembrou um pouquinho do filme "Onde vivem os monstros" e fiquei com vontade de ler, assim como tenho vontade de conhecer outros títulos do autor.

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Boyne e seus livros protagonizados por crianças,o que deixa tudo ainda mais fofo e emocionante.
    Esses não é um dos livros dele que mais me atraiu mas também não posso dizer que desgosto.A capa está muito linda assim como essas imagens.As ilustrações dos livros dele sempre são minha favoritas.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro bem legal, não sabia que tinha ilustrações, gostei bastante .
    Só não gostei muito da capa.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!