[Resenha]: "Fragmentos" - Partials Sequence - Livro 02 - Dan Wells - Viaje na Leitura

19/09/2014

[Resenha]: "Fragmentos" - Partials Sequence - Livro 02 - Dan Wells



Sinopse - "O que significava a Verdade? Quem era responsável pelo fatal vírus RM? Por que os Partials morriam aos 20 anos? E afinal, o que era ela, humana ou Partial? Kira Walker sabia que todas essas perguntas sem respostas eram fragmentos de um grande segredo. Só não imaginava o quanto ela era a peça-chave nessa história. Volume dois da trilogia Partials".



Minha opinião - "Fragmentos" é narrado em terceira pessoa e dividido em quatro partes. Após as descobertas e reviravoltas do final do primeiro livro, Kira decide ir embora.

Dois meses se passaram quando a história recomeça no segundo livro e Kira ainda está atrás de respostas da ParaGen.

O livro alterna os capítulos apresentando algumas visões de pontos diferentes: Kira e a busca por informações, Marcus ficou na cidade com Madison, Haru e Arwen, o bebê milagre. Acontece que ele também está percebendo não apenas o interesse do Senado, mas que existe algo de diferente em Kira, já que os Partials estão procurando por ela.

Uma das personagens que quase não apareceu em "Fragmentos", mas que teve um papel fundamental da primeira à última página foi a Nandita Merchant. A senhorinha esconde diversos segredos que envolvem mais de um personagem.

Os acontecimentos desse livro são marcantes: temos a invasão dos Partials em Long Island, Kira desvendando os segredos sobre seu pai, a ParaGen, a data de validade dos Partials, o vírus e um novo componente, o dispositivo Falha Segura (FS).

Novos personagens vão aparecer no livro como Asher Woolf, um novo senador e Afa Demoux, um homem que passou anos demais sozinho e que tem informações valiosas. Também temos um maior desenvolvimento de personagens que fizeram aparições rápidas no primeiro livro, como Heron e a Dra Morgan McKenna.

A batalha entre Partials e Humanos só está esquentando. Conforme todos começam a entender o que aconteceu, há mudanças de lados, desavenças e interesses pessoais guiando os personagens.

Alguns detalhes são simplesmente incríveis nesse livro. Há cães modificados (aterrorizantes!) e as respostas dadas aos enigmas levantados só deixam claro que os seres humanos possuem a capacidade de se auto destruir pelos motivos mais ridículos. As descrições desse mundo em ruínas são detalhadas, permitindo ao leitor sentir-se no meio desse caos.

Como no primeiro livro, "Fragmentos" nos mostra em muitos momentos que nem sempre os Humanos são aqueles que possuem uma maior capacidade de realizar ações pensando no coletivo, na paz ou em ajudar alguém ao invés de prejudicar. A presença quase constante dos Partials nesse livro deixa bem claro essa situação.

E o que falar do final? Simplesmente eletrizante!

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos, como por exemplo na página 300, mas nada que interferisse na leitura.

"- Desculpa - disse ele. - Mas Heron tem razão. Você vai ter de descobrir quem você é.
Kira lançou os braços no ar gritando e sem olhar para trás.
- Assim posso "escolher um lado"? - Ela chorava e as lágrimas rolavam quentes sobre o rosto.
- Assim poderá ser feliz - respondeu Samm . - Está dividida ao meio". (p. 244)
Partials Sequence
  1. Partials
  2. Fragmentos

7 comentários

  1. Que legal a batalha estar esquentando, é sempre assim no segundo livro de uma trilogia, como a série Wondla.
    Finais eletrizantes: amo!!!
    Uma pena esses erros de revisão, é muito chato!
    Boa resenha! Abraços Carol!

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda!!!! Gostei muito da resenha e da série. Se forem poucos os erros de revisão não incomoda, mas erros de mais tornam a leitura um pouco cansativa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol. Não conhecia, até então, "Fragmentos". Além dos romances também adoro distopias, os autores estão cada vez melhores ao criar esses mundos imaginados. Gostei muito da sua resenha.

    Abraços
    Lu Apaixonada por Romances Numa oportunidade, passa lá e me visita!

    ResponderExcluir
  4. Amei a capa do primeiro livro e gostei bastante desta tbm!
    Super qro ler esta série!
    A fantasia q consta nele chamou mto a minha atenção!
    Qro ler mais sobre estes cães aterrorizantes! hehee

    ResponderExcluir
  5. So tenho uma coisa para falar..não acredito que ainda não li o primeiro livro :'(
    Que bom que a autora manteve o ritimo neste segundo volume, mas fico aqui me coçando de vontade de começar a leitura, e que capas mais lindas tem esta serie, não tenho como falar muito desta resenha ja que ainda não li o primeiro livro, mas quero ler logo,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não li o primeiro e muito menos o segundo, mas tenho que confessar que fiquei bastante entusiasmado para lê-los. Adorarei a dica, irei iniciar mais uma série ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, não li ainda o volume 1, o que pelo isto é uma pena, pois livros eletrizantes não podem ser ignorados.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!