[Resenha Nacional]: O reino das vozes que não se calam - Carolina Munhoz & Sophia Abrahão - Viaje na Leitura

23/09/2014

[Resenha Nacional]: O reino das vozes que não se calam - Carolina Munhoz & Sophia Abrahão


Sinopse - "Em sua estreia na Rocco e marcando também a chegada do selo Fantástica, a escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A fada, apresenta O Reino das vozes que não se calam, escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. Espécie de conto de fadas contemporâneo, em que um mundo mágico é palco para uma história de autoconhecimento e o poder dos sonhos, o romance conta a história de Sophie, uma garota cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir um Reino onde seus talentos são reconhecidos. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de descobertas e desafios."


Minha opinião -  "O reino das vozes que não se calam" é uma trama delicada, que expõe a fragilidade humana perante a ignorância e desdém de terceiros.
Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Sophie, uma adolescente que um pouco introspectiva, tem uma linda voz apesar de não cantar em público e uma alma realmente sensível. Acontece que ela é extremamente magra, e com isso aguenta piadinhas de mau gosto, acusações de anorexia e indiferença dos colegas da escola. Sophie tem apenas uma amiga, a Anna, que é do grupo dos populares. 


"- Eles chamam você de "graveto"? - pergunou a mãe aflita, de repente.- Tem coisas piores....- Ah, sei lá! Mumm-Rá, The Walking Dead, Olívia Palito, E o vento levou, professor Girafales, louva-a-deus, desentupidor de pia, bandeira de pirata...." (p. 20)

Acontece que mesmo sem uma intenção de causar mal, Anna coloca Sophie em uma situação humilhante em uma festa e a protagonista que já era isolada na escola, cria barreiras intransponíveis. 
Seus pais claramente a amam, mas de alguma forma não a compreendem. Fica claro que Laura e George querem o melhor para a filha, mas não sabem exatamente o que seria o melhor, e acabam ouvindo e acreditando em terceiros ao invés de sua filha, o que cria um isolamento ainda maior.


"- Você vai ter que pegar essa almofada! Agora, volte para Mármia, vou deixar você em paz.- O nome é Nárnia, mãe! - retrucou ela, rindo.- Tanto faz! Tem sorte de eu não chamar o leão de Simba." (p. 17)

O único escape de Sophie é quando ela consegue ser "sugada" em seus sonhos para um reino de beleza extraordinária. Um lugar onde ela é amada e querida por ser ela mesma, onde ninguém a julga ou tenta mudá-la. Então Sophie decide fazer a única coisa sensata: conseguir ficar nesse reino permanentemente. Como não querer ficar em um local onde as flores cantam, onde Sycreth, a guardiã real é como uma amiga, onde a Rainha Ny é a sua avó, e Jhonx, é um felino falante? 


"No topo daquele mundo fantástico, quase não se lembrava de família, escola, amigos, inimigos e traições. Só pensava em beleza e liberdade.Sentia-se dona do mundo." (p. 44)

Diante da escolha entre dois lugares tão diferentes, um lugar onde sua voz não passa de um sussurro e outro em que seu sussurro se torna a voz do lugar, Sophie passa por sofrimentos até alcançar a resposta para a questão primordial: "Por que não posso ser feliz?"
Sua decisão seria tão fácil se não surgisse um aluno novo chamado Leonardo Gomez, que está decidido em acompanhá-la e assistir Sophie sorrir. E também a uma garota chama Mônica, que aos pouquinhos vai ganhando espaço e importância no cotidiano de Sophie.
A escrita das autoras é fluida, poética e viciante.
O livro é um lindo relato sobre encontrar sua voz em meio a um mundo caótico e turbulento. Uma história sobre amar a si próprio e o próximo, da maneira que ele é. Um livro que fala de amor, crescimento pessoal e sobre encontrar filetes de cores em um mundo cinzento.
O trabalho editorial desse livro está perfeito. Da capa deslumbrante, que combina com a trama, a parte interna e até a revisão, tudo está impecável.


"Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Nós precisamos encontrar a nossa própria felicidade. Eu nunca achei que fosse digna de ser feliz. Esse sempre foi o grande problema." (p. 251)



Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788568263006
Ano: 2014
Páginas: 285
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5

12 comentários

  1. Acho mto bacana qnd autores (ou personalidades) aclamados pela juventude resolvem escrever sobre um tema q faz tantos adolescentes sofrerem...isso ajuda a mostrar como eles devem reagir, a qm procurar e no q se refugiar.
    Eu n pretendo ler este livro, porém é um bom livro p se dar de presente!
    A capa é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca.
      Concordo com você, acho muito bom quando esses temas são discutidos de maneira aberta esses temas que deixam tantos jovens vulneráveis.
      A capa é magnífica!
      Bjkas

      Excluir
  2. Acho que vou gostar mais desse lado de sofrimento que a Sophie passa do que a fantasia, pois é muito interessante. A capa está muito bonita, e eu soube que a modelo é a própria Sophie Abrahão.
    Eu amo escritas fluidas e poéticas!
    Amei a resenha! Um beijo, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza.
      Então, acho que tanto o lado fantasia quanto o real se complementam e fica impossível não se prender aos dois.
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Que legal a história, o livro parece ser bem engraçado e profundo, da p ver nos quotes.
    Eu achei a idéia bem legal, n sabia q o livro se tratava deste enredo mas já ouvi falar muito no livro!

    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui surpreendida pela temática. Quando li a sinopse não espera uma trama tão delicada ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Oii!
    Não sabia que esse livro era com a Sophia Abrão. A autora Carolina Munhoz escreve livros ótimos, mas tenho um pouco de preconceito sobre a Sophia... mas preciso ler esse livro pra descobrir.

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem?
      Eu nunca li nada da Sophia, mas posso dizer que o trabalho em conjunto funcionou muito bem. O livro é emocionante, bonito e passa uma linda mensagem!
      Bjkas

      Excluir
  5. Gostei muito do livro, de inicio a capa me lembrou Alice no País das maravilhas, mas depois vi que não é bem isso. Gostei muito do enredo do livro. Adorei a resenha.
    É isso, tchau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      A história toda tem um ar de Alice mesmo, com a personagem indo para outro mundo fantástico...
      Bjkas

      Excluir
  6. Eu confesso que tinha o pé atras com este livro por ser escrito por uma celebridade..mas vejo que estou bem enganada, ja li algumas resenhas e em todas vejo que o livro é bem escrito e trata de um assunto bem complicado na adolescencia, ser aceito e se aceitar,
    depois de algumas resenhas tenho vontade de ler, uma hora eu compro,beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é demais, como não amar a Carol? Ela é super simpática e humilde. Seus livros são demais, e esse não foi diferente.
    Simplesmente me encantei com a história *------*

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!