[Resenha] "Partials" - Série Partials Sequence - Livro 01 - Dan Wells - Viaje na Leitura

08/09/2014

[Resenha] "Partials" - Série Partials Sequence - Livro 01 - Dan Wells


Sinopse - "A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente. Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança. Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam..."




Minha opinião - "Partials" é o primeiro livro da série e é dividido em três partes. Narrado em terceira pessoa, explica que a humanidade está a caminho da extinção. Houve uma grande guerra, chamada de Guerra do Isolamento, onde os humanos criaram máquinas biológicas, chamadas de Partials. Após a Guerra, houve discordâncias sobre o que fazer com os Partials, e com isso uma nova guerra se instalou: Humanos Vs Partials. E um vírus, chamado de RM matou milhares de pessoas e os bebês não sobrevivem, o que significa que há mais de uma década não nasce uma nova vida.

A humanidade agora tem menos de 50 mil vidas e não conseguiram a cura para o vírus. Poucos são os adultos que tem mais de 18 anos e o Senado impôs uma Lei, chamada "Lei da Esperança" onde todas as jovens com 18 anos ou mais devem engravidar. Meses após meses, anos após anos para darem à luz a crianças que morrem em questão de horas, no máximo dias. Mesmo entendendo a necessidade de tentar procriar, existe um grupo, chamado A Voz, que são considerados rebeldes e não concordam com o Senado e as restrições impostas por eles.

Em meio a esse universo, conhecemos Kira Walker, uma garota de 16 anos que estagia na maternidade do hospital. Inconformada com a desolação das mães e a morte dos bebês, essa garota mega inteligente decide assumir a responsabilidade de descobrir uma cura, principalmente agora que sua irmã adotiva Madison está grávida do marido Haru. Para encontrar a cura, Kira decide que precisa encontrar um Partial para estudá-lo. Assim, precisa sair da segurança da cidade e encarar uma jornada mortal.

O primeiro livro da série trouxe diversos elementos que prendem a atenção do leitor: um enredo extraordinário e diferente, personagens não apenas cativantes, alguns ambíguos e todos com um objetivo em comum - sobreviver.

Uma das discussões constantes do livro é a necessidade desses jovens em crescer tão precocemente. Crianças sendo obrigadas a gerar crianças, jovens soldados que precisam aprender a reagir rapidamente para sobreviver e ao mesmo tempo, o Senado os trata como crianças, sendo em alguns momentos relembrados que fazem parte da "geração babylândia".

Apesar do foco ser na protagonista, existem diversos personagens que ganham destaque na história. Madison e Haru, o namorado de Kira, Marcus Valencio, Jayden, o irmão de Madison e sargento, Ariel e Isolde, as outras jovens que cresceram com Kira aos cuidados de Nandia (que é como uma avó) e Xochi, uma outra jovem que mora com elas e tem um ar mais rebelde. Sem contar o Senado, a Inteligência, representada por Mkele e outros personagens que vão aparecendo durante a aventura.

O enredo é muito bem desenvolvido, com direito a descobertas e revelações chocantes. A escrita é concisa e fluida, os personagens são memoráveis e o final é eletrizante.


"- A felicidade é a coisa mais natural do mundo quando você a possui, e a mais incerta, esquisita e impossível quando não.... - É como aprender uma língua estrangeira: você pode pensar em todas as palavras que quiser, mas nunca será capaz de falar se não criar coragem para pronunciá-las em voz alta". (p. 83)

10 comentários

  1. Gostei bastante desse livro! Sua resenha me deixou profundamente curiosa! Essa capa também ficou bem legal, gosto de histórias que abordam esse tema de mundo pós-apocalíptico e confesso que achei ainda mais interessante o fato da protagonista ser tão jovem e mesmo assim ter ganhado um papel tão importante na história de encontrar essa cura!

    Adorei! Vai pra minha listinha no skoob! Beijos xx

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Eu li os dois primeiros livros e estou gostando bastante. A trama tem um diferencial e os personagens são carismáticos.
      Espero que quando realizar a leitura, goste tanto quanto eu ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Também achei o enredo do livro diferente de muitas distopias. Muito show essa ideia do vírus, humanidade correndo o risco de extinção, capturar um Partial... Só pode ser bom!
    Que tudo o final ser eletrizante, amo isso!
    Ótima resenha! Abraços, Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza!
      O enredo é bem diferente mesmo e vale a pena conferir se você é fã de distopias!
      Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Eu ja tenho este livro aqui, mas so vou começar a ler quando tiver o proximo nas mãos, eu gostei do universo criado pela autora,
    acho que esse universo no livro...virus, doenças,..hoje em dia não é uma realidade que nós não possamos viver não é.
    Tomara que o segundo não demore muito para sair,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, tudo bem?
      São esses tipos de enredo que realmente me assustam, por ser uma possibilidade no nosso futuro =\
      O segundo livro já saiu e se chama Fragmentos, tem até resenha aqui no Viaje
      Bjkas

      Excluir
  4. Já tinha visto a capa do livro por aí, mas nunca tinha me interessado mesmo sobre a história e me arrependo amargamente. Parece MUITO bom.
    Se eu tivesse aqui em casa já teria lido há muito tempo hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lissandro.
      Se você é fã do tema, precisa conferir a série. Os livros 01 e 02 são ótimos.
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu amoo essa capa! Acho ela linda demais!
    É sempre bom um livro/série em q os personagens são bem construídos.
    Gostei de saber q o final deste livro foi ótimo!
    Um mundo com 50 mil pessoas deve ser complicado msmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Realmente é uma realidade assustadora não é?
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!