[Resenha]: "A Dança do Viúvo" - Série Tres Navarre - Livro 2 - Rick Riordan - Viaje na Leitura

05/10/2014

[Resenha]: "A Dança do Viúvo" - Série Tres Navarre - Livro 2 - Rick Riordan





Sinopse - "A cantora Miranda Daniels está fazendo um sucesso literalmente de matar nas casas de show do Texas. Seu produtor e uma das integrantes de sua banda foram assassinados, e seu agente está desaparecido. Para piorar, sua fita demo, que deveria ser enviada a uma grande gravadora para o fechamento de um contrato milionário, também sumiu. Agora, cabe ao detetive particular apreciador de tequila e mestre de tai chi chuan Tres Navarre desvendar esse mistério e proteger Miranda das armadilhas da indústria musical, antes que haja novas vítimas".


Minha opinião - "A dança do viúvo" traz de volta ao leitor o sarcástico Tres Navarre em mais uma história repleta de reviravoltas.
A nova história se passa dois anos depois dele voltar para San Antonio e no momento ele está tentando tirar sua licença para detetive particular. Trabalhando com Erainya, a dona da Agência de detetives, Navarre está tentando descobrir quem roubou a fita demo de uma possível estrela em ascensão, a cantora country Miranda Daniels.
Sua principal suspeita é Julie Kearns, uma integrante da atual banda. O problema é que Julie é assassinada enquanto Tres a vigia, em plena luz do dia e diante de inúmeras testemunhas que não viram absolutamente nada...
Como uma boa história de conspiração, desde o início do livro temos vários possíveis suspeitos para o crime: Milo Chavez e Les Saint-Pierre, dois agentes de talentos que estão negociando o contrato de Miranda contra Tilden Sheckly, ou simplesmente Sheck, o dono do cabaré Indian Paintbrush, que tem fama de explorar os artistas e dormir com as cantoras.
Se ter tantos suspeitos não fosse o suficiente, o envolvimento de Sam Barrera, diretor regional da I Tech Segurança e Investigações e ex-agente do FBI, alguns russos estranhos e situações cada vez mais perigosas, adicionam ainda mais elementos que levantam dúvidas sobre o que está acontecendo.
A mocinha do livro é uma jovem de 25 anos que tem sua grande chance de ser famosa e conseguir um grande contrato. Miranda é uma personagem um pouco sem graça, com seu jeitinho apático e sem muita opinião própria, dando a impressão de que é movimentada como uma marionete por todos.  A história de seu irmão Brent é mais interessante do que a sua.
Duas personagens femininas são destaques pela personalidade forte e marcante: Allison, a esposa de Les Saint-Pierre, uma mulher que é direta e não leva desaforo para casa e Kelly, estudante de direito e sobrinha de Ralph Arguello.
Para os leitores que estão sentindo saudades de alguns personagens do primeiro livro, como um certo gato charmoso, Garret, o irmão mais velho de Tres e Ralph Arguello, não se preocupem... eles estão de volta e ainda melhores do que no primeiro livro. E é claro que não poderia faltar Paspalho, um papagaio hilário e tremendamente direto para arrancar algumas risadas em meio a investigação.


"- Na última vez que saí com você, a gente acabou com uma conta de 300 dólares por quebrar a mobília do bar. Eles não vão me deixar entrar no Chili Parlor por dinheiro algum, tá bom?" (p. 111)


Da mesma forma que o primeiro livro, "A dança do viúvo" traz uma história intrigante que prende a atenção do leitor até a última página. Com um clima mais country, com direito a botas de caubói e jeans justinhos, os personagens retornam para arrasar.
O único problema que encontrei durante a leitura está relacionado à cronologia da história. Não sei se foi falta de atenção minha ou erro mesmo, mas tive a impressão que a mãe está mais nova nesse livro, já que na página 41 é comentado que ela tem "uns 55 anos" e no livro um, ela teria 56 (se a história do segundo livro ocorre dois anos após a do primeiro, ela deveria ter 58).
"Então prepare-se meu bem, encare o ritmo com altivez, Gire ao redor do berço até a alma começar a arder,E na próxima música vamos ter a nossa vezPorque a Dança do Viúvo é difícil de aprender". ("A Dança do Viúvo" - Brent & Miranda Daniels).

19 comentários

  1. Não sou fã do autor, mas essa série me interessou bastante, pelo clima country e pela construção dos personagens. Pode ser que essa seja a "redenção" (ou a conquista, sei lá) do Rick comigo. rs
    obs: Concordo que essa confusão na cronologia da trama atrapalha muito. Mas tirando isso, parece bem legal.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      A confusão na cronologia realmente atrapalhou um pouco rs, mas o livro é legal mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  2. Vish...erro de cronologia me irrita bastante!! hahaa
    Mas de uma maneira geral eu gostei da história...
    A capa é bem feia, mas eu leria essa série..^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      As capas dessa série tem algo excêntrico mesmo rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Nossa o livro parece bem legal, mas erros cronológicos não dá, se for por idade aí que eu fico perdido msm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Foi um errinho que apareceu uma única vez, mas é importante ressaltar.
      Bjkas

      Excluir
  4. O livro não chama minha atenção, e não li o outro ja lançado, não acredito que va chegar a ler esta serie, mas quem sabe,
    nossa errar a idade pra menos rs, quem dera fosse assim na vida real os anos não passassem direito rs, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neny, tudo bem?
      Foi exatamente isso que eu pensei: poderiam errar a minha idade para menos kkkk
      Bjkas

      Excluir
  5. Nunca li nada do autor, só assisti as adaptações, então não sei como é sua escrita. Maaaaas, por outro lado, gostei muito da sinopse e leria, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Só fique atenta se a obra é adulta ou infantojuvenil, pois há diferença na escrita nas temáticas ok?
      Bjkas

      Excluir
  6. Não sei não, sou um pouco preconceituosa com esses livros "não-tão-infanto-juvenis" do Rick. Já li PJO e Kane's, mas nunca dei a chance à ele de ler suas outras obras. Não sei por que, confesso. Mas achei interessante sua resenha, saber desse clima mais maduro e com grande acervo de personagens me deixou um pouco interessada.
    Talvez eu dê alguma chance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      Espero que dê uma chance e venha nos contar o que achou do tom mais adulto dele.
      Bjkas

      Excluir
  7. Mesmo sendo Rick Riordan não fiquei muito interessada. Talvez por ser um gênero bem diferente do que a maioria dos livros dele.
    Opa, que erro feio de cronologia!
    Ótima resenha! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
  8. Oii Carol :}
    Não li o primeiro livro mas fiquei curiosa quanto a esse !
    Adoro livros policiais, e esse parece ser bem intrigante .. Parece que vai me
    surpreender ! Adorei a capa, é meio macabra mais ficou maravilhosa ..
    Bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem?
      A capa é realmente excêntrica e acaba chamando a atenção rs
      Espero que realize a leitura e nos conte a sua opinião da série.
      Bjkas

      Excluir
  9. Ainda não li o primeiro =(
    Mas eu quero, o gênero é um dos meus favoritos e vários me recomendam essa série....
    Espero gostar e conseguir comprar em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Se você gosta do gênero, vale a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  10. Deve ser muito bom, para um autor, poder escrever sobre os mais diversos gêneros e temas.
    Até curto o trabalho do Rick e desejo que ele se aperfeiçoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia, tudo bem?
      Realmente é difícil ter um autor que consiga escrever diversos gêneros literários para diversas faixas etárias.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!