[Resenha]: "A Maldição dos Ancestrais" - Série Infinity Ring - Livro 04 - Matt de La Peña - Viaje na Leitura

15/11/2014

[Resenha]: "A Maldição dos Ancestrais" - Série Infinity Ring - Livro 04 - Matt de La Peña




Sinopse - "Quando Dak, Sera e Riq chegam ao próximo destino em sua jornada para consertar falhas históricas, são recebidos por uma tempestade. Eles estão na península de Yucatán, lar dos antigos maias, na época da chegada dos colonizadores espanhóis -ou pelo menos deveria ser assim. Sera tem certeza de que programou o Anel do Infinito corretamente, mas eles parecem estar séculos adiantados. Enquanto tentam descobrir o que aconteceu, os três jovens desconfiam que talvez exista um motivo para estarem ali: bem naquele momento os anciãos da aldeia estão escrevendo um códice importantíssimo, que travaria o destino daquele povo para sempre. Na escola, Dak e Sera haviam aprendido que os maias eram uma civilização violenta e cruel, mas talvez a história e a cultura daquela sociedade tenham sido mal interpretadas..."


Minha opinião -  Após os acontecimentos de "O Alçapão", Sera vem tendo pesadelos relacionados a sua viagem do tempo individual e o cataclismo que poderá acontecer no futuro. Assustada e extremamente sensibilizada, ela irá guardar para si essa informação na tentativa de manter seus amigos seguros. 
A próxima missão estava programada para o ano de 1562, onde o trio teria que auxiliar os Maias, mas quando o Anel é programado eles acabam parando no século VII, em Izamal, conhecendo assim os mais liderados por Itchik.
Em "A maldição dos ancestrais" Sera, Dak e Riq vão conhecer os escribas da aldeia: Cocom, Kan Boar e Pacal, as mentes brilhantes que escreveram um códice que pode alterar todo o futuro da humanidade.
A principal lição desse quarto livro é a aceitação de suas origens e o desenvolvimento do orgulho de uma nação.
Os maias são representados por personagens cativantes e inteligentes, com figuras femininas fortes e destemidas como a Kisa e líderes justos como o Itchik. A apresentação de uma sociedade que ajuda a todos, sempre disponível ao seu vizinho é muito bem delineada nessa aldeia. Infelizmente, nem todos os povos pensam igual e teremos assim os homens do rei Yuknoom, de Calakmul representando a força bruta.
Um dos detalhes que se destacam nesse livro é o amadurecimento individual dos protagonistas. Os três, de maneiras diferentes, demonstram imensa preocupação com o próximo como pessoa e não apenas como um fato da história e começam a criar laços com aqueles que vão conhecendo nessa incrível missão.
Outro detalhe que merece uma atenção especial é a capacidade dos autores em manter o perfil dos personagens, mas ao mesmo tempo ir adicionando novas características que vão moldando a personalidade. A inserção de um ou outro "defeito" ou "qualidade" é feita de maneira sutil e o leitor não percebe que cada livro é escrito por uma pessoa diferente.
Uma deliciosa aventura com direito a enigmas e um Dak mais calado.

"Sera concordou com a cabeça, mas era difícil estabelecer um paralelo entre aqueles maias e os que ela conhecera nos livros. Itchik não se achava superior a ninguém, e Sera imaginava que todos os reis faziam isso. Ela ficou comovida ao vê-lo participar dos trabalhos de resgate". (p. 57)


Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765381
Ano: 2014
Páginas: 208
Tradutor: Alexandre Boide

Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

2 comentários

  1. Otima resenha eu ainda não li esse livro porque estou esperando os outros livros serem lançados não gosto de ficar espero, a serie me chamou atenção faz tempo e ja ouvi muita coisa positiva agora tenho que ler pra ver o que acho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Essa série é bem interessante, apesar de ser considerada juvenil. Temos um pouco de história, viagens no tempo e personagens engraçados.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!