[Resenha] Mundo Novo - Trilogia Mundo Novo - Livro 01 - Chris Weitz - Viaje na Leitura

25/11/2014

[Resenha] Mundo Novo - Trilogia Mundo Novo - Livro 01 - Chris Weitz


Sinopse - Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos. Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes. Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.


Minha opinião - O livro é narrado em primeira pessoa por dois personagens que alternam os capítulos: Jefferson e Donna.
A perspectiva da trama é pós-apocalíptica. Algo chamado pelos jovens de "O Ocorrido" aconteceu logo após "A Doença" que dizimou os adultos e as crianças. O mundo é controlado por adolescentes. Como se pode imaginar, esse Mundo Novo é caótico: não existe eletricidade, a comida é escassa, todos sabem que estão com os seus dias contados, então por que não aproveitar ao máximo? Violência, estupros, drogas. Quem se importa com o amanhã?
Jefferson é o irmão mais novo de Wash, o líder do Clã de Washington Square. Esse Clã é um dos mais civilizados apresentados no primeiro livro. Wash logo no início alcança a maioridade e acaba falecendo. Os demais indivíduos elegem Jeff, um rapaz coerente e pacificador como novo líder.
Crânio é outro integrante desse clã e como o nome indica, ele é extremamente inteligente. Ele insiste com Jeff em irem até a biblioteca procurar um determinado artigo médico que fala sobre "O Ocorrido". 
Acontece que Crânio acredita que exista uma solução que reverta esse caos, mas a resposta fica do outro lado da cidade. E a partir daí, uma grande jornada repleta de perigos está prestes a acontecer.
Os capítulos narrados por Jeff são mais diretos, sinceros em relação aos sentimentos e até mesmo com uma preocupação mais abrangente (pensando no grupo como um todo).
Já os capítulos narrados por Donna são um pouco mais ácidos e sarcásticos, na tentativa de esconder a fragilidade da garota que é considerada valente. 
O grupo formado para a expedição não poderia ser mais peculiar do que o criado pelo autor: uma adolescente de 1.50 m com talentos em artes marciais, um nerd sem muitas habilidades sociais, um fanático por tecnologia e aventuras, um líder honrado e uma garota confusa.
Um dos pontos fortes do livro é que o leitor vai conhecendo as outras tribos e as descrições em alguns momentos chegam a ser assustadoras. Porém aparece um ou outro personagem que ganha o nosso coração, como Ratso, integrante do Povo Toupeira.
Um primeiro livro memorável que eleva as expectativas da série.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa tem uma cor vibrante e combina perfeitamente com o livro.


Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765473
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Álvaro Hattnher
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

5 comentários

  1. Amo livros/filmes e séries apocalípticas, então é mais um livro que desejo muito por causa disso!
    Bacana esse livro trazer personagens adolescentes com uma personalidade comum.
    Eu amei essa capa! Louca pra ter ela ao vivo e em cores! rsrsrs
    Ótima resenha! Bjs, Carol <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?
      Eu amei essa capa. Achei tão diferente e achei que combinou tão bem com o enredo.
      Bjkas

      Excluir
  2. Adoro esse gênero literário os livros pós-apocalíptica para mim são um dos melhores gosto quando os personagens são levados aos estremos sem a perspectiva do amanha quero dar uma olhada com certeza no livro !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Se você é fã do gênero precisa conferir mesmo esse livro ;)
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!