[Resenha] Quarenta dias sem sombra - Olivier Truc - Viaje na Leitura

07/12/2014

[Resenha] Quarenta dias sem sombra - Olivier Truc




Sinopse - Vencedor de 15 prêmios internacionais. É a última noite polar na Lapônia. O sol voltará a brilhar após quarenta dias ausente.Todos esperavam o retorno do tambor sagrado, que, acredita-se, permite a comunicação com o mundo dos mortos. Mas o tambor é roubado, causando comoção na comunidade. Pouco depois, um criador de renas é encontrado morto e mutilado no meio da neve. A investigação dos crimes é liderada pelos policiais Klemet Nango e Nina Nansen. Os oficiais não poderiam ser mais diferentes entre si e precisarão enfrentar condições extremas de temperatura gélida e isolamento para resolver os mistérios. 





Minha opinião - "Quarenta dias sem sombra" é um livro repleto de mistérios ao mesmo tempo que utiliza muito bem os cenários congelantes da Lapônia para apresentar crimes hediondos.

A história se divide em dois momentos: o epílogo é datado de 1693, onde observamos o massacre da cultura sami e a importância que um tambor têm em uma cultura que está quase em extinção.

A trama atual se inicia no dia 10 de janeiro, uma segunda-feira de noite polar na Lapônia Central. Klemet e Nina são os policiais protagonistas, conhecidos pela população como a "polícia das renas", já que a maior parte de suas funções estão relacionadas com o controle das renas no local. Klemet tem origem sami. É um policial que exerce sua função há anos e tenta ser imparcial, sem se envolver em conflitos culturais. Nina por sua vez está na força policial há três meses e apesar de ter sido enviada para um local inóspito, está disposta a aprender.

Conforme a sinopse explica, dois crimes ocorrem: o raro tambor é roubado e Mattis é assassinado. Mattis é um criador de renas sami e a polícia local precisa entender se os crimes estão interligados ou não. Em meio a essa batalha cultural e política, existem indivíduos sem escrúpulos, outros que querem poder e aqueles que possuem uma maldade inata.

Em um cenário no meio do nada vemos um comportamento machista, onde temos jovens sendo exploradas sexualmente e um ciclo de violência que perdura décadas.

Personagens rudes, inteligentes, violentos e astutos. Crimes hediondos, bem elaborados. Vingança, cobiça, inveja. Um cenário branco, manchado de vermelho e cruel.

Para os fãs de um bom livro policial "Quarenta dias sem sombra" é uma indicação ideal.


Edição: 1
Editora: Tordesilhas
ISBN: 9788584190010
Ano: 2014
Páginas: 406
Tradutor: Cristina Cupertino
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

12 comentários

  1. Carol!
    sou muito fã dos livros policiais, diria até que era meu estilo favorito, porém os últimos que li andaram me decepcionando...
    Fico bem feliz em saber que esse é um bom livro no estilo e já me interessei.
    Crimes na neve? Hum... cenário interessante para se ambientar um livro.
    Uma semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy.
      Então, o cenário auxiliou bastante na caracterização da trama. Os locais são isolados, muito frios e deixam a imaginação do leitor rolar solta rs.
      Bjkas

      Excluir
    2. Oi, Carol.

      Odeio o Mozila, meu comentário pronto e do nada some. Vamos lá de novo.
      Nunca li um livro policial, não sei ao certo porque, mas acho que tenho que dar a oportunidade depois para esse gênero. Gosto muito de livros que nos apresenta outras culturas e fiquei intrigada com esse ciclo de violência. Não tenho planos de comprar livros no momento, quem sabe num futuro não arrisque.

      Paradise Books BR

      Beijos.

      Excluir
    3. Oi Paula, tudo bem?
      Eu gosto muito de livros policiais. Desde jovem assisto muitos filmes e séries do tema e amo ficar raciocinando durante uma leitura, tentando descobrir o motivo ou juntar as peças para encontrar o culpado.
      Nesse livro em particular, o que me chamou mais atenção foi a parte cultural mesmo. Desde os costumes até o significado dos artefatos. Eu nunca tinha lido nada sobre a cultura sami, e amei.
      Bjkas

      Excluir
  2. Carol, amo livros com esse cenário, país frio, neve, ou bem distante de tudo, com culturas diversas das costumeiras e tudo mais. Deve ser um bom livro, mas por agora não seria uma leitura que iria procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      É uma ótima leitura por tudo isso que você citou no comentário. Gosto quando a história saí da mesmice e apresenta cenários diferentes.
      Bjkas

      Excluir
  3. A trama é bem eletrizante. Gosto de um bom mistério e com tema policial. São os meus preferidos. espero conseguir ler ele ainda esse finalzinho de ano. basta ele chegar da livraria. Gostei de conhecer mais sobre a história na resenha. Amei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou do livro, pois pelo seu comentário, acredito que terá uma boa leitura ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. asuahsuhaushua Menina você me deixou em duvida de ler ou não ler? Eis a questão.
    Durante a leitura de sua resenha eu fiquei bem interessada no livro, mas esse é um gênero que não me atrai. Tenho medo de comprar e depois abandonar. Depois me decido.
    Bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nik, tudo bem?
      Se não é algo que te atraia, tente pegar emprestado. Assim você sacia a curiosidade e não gasta o $ ;)
      Bjkas

      Excluir
  5. Gosto muito de crimes policiais e cheios de mistério por isso esse pode ser bem legal ler adorei o fato de acontecer na Lapônia mesmo não sendo na cidades grandes e muito legal conhecer um pouco de outros lugares !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Suzana, tudo bem?
      O cenário chega a ser assustador: extremamente frio e isolado, o que ajuda bastante a criar uma vibe na trama rs
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!