[Resenha] O Desafio de Ferro - Magisterium - Livro 01 Cassandra Clare & Holly Black - Viaje na Leitura

26/01/2015

[Resenha] O Desafio de Ferro - Magisterium - Livro 01 Cassandra Clare & Holly Black


Sinopse - "Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado."





Minha opinião - O primeiro livro da série Magisterium trouxe todos os elementos necessários para despertar o interesse do leitor. Começando pelo fato de que foi escrito por duas autoras consagradas: Holly Black e Cassandra Clare. "O Desafio de Ferro" apresenta um novo universo, onde teremos muita magia, descobertas e traições.
O começo da história é contado em um período em que o Callum é um bebê. Nesse momento a trama é desenvolvida a partir do seu pai, Alastair Hunt, que presencia um terrível massacre, incluindo a morte da mãe de Callum, Sarah Hunt.
Transtornado com a perda e tendo que criar o seu filho sozinho, Alastair acredita que o melhor para Callum é ficar longe da Magisterium. Essa crença é imposta para o garoto por anos, e quando ele é chamado para o teste obrigatório, tudo o que ele quer fazer é falhar e voltar para casa, onde terá uma vida "normal".
Acontece que Callum é um garoto destemido e teimoso, que sofreu consequências físicas do massacre. Essas consequências o impedem de realizar algumas atividades e isso o frusta demais. Ele detesta ser visto como um coitado, e sua maior arma é o sarcasmo e as respostas rápidas e amargas. 
Digamos que nem tudo saiu como o planejado durante os testes e Callum vai parar na Magisterium. Enquanto ele desperta inveja e receio de outros colegas em treinamento, Callum começa a observar que o seu pai não está totalmente correto em relação a magia, e precisa começar a criar opinião sobre o que irá enfrentar.
O treinamento é dividido em equipes, onde cada equipe terá um Mago para orientá-los. Mestre Rufus, o segundo mestre mais velho e o primeiro a selecionar sua equipe, escolhe três aprendizes: Aaron Stewart (que segundo Callum parece o capitão América), Tamara Rajavi (a senhorita perfeitinha) e Callum Hunt (o nosso protagonista). Ser escolhido por Rufus causa inveja, pois ele está no alto da hierarquia dos magos. Enquanto os três vão treinando, também vão se conhecendo e Callum precisa admitir que nem todo mundo é tão ruim assim na Magisterium.
Aaron pode ser o cara perfeito, amigável com todos e inteligente, mas tem um passado que envolve perdas; Tamara pode ser sabichona, mas as cobranças familiares são muitas e a pressão é constante, e o Mestre Rufus é um homem inteligente, que sabe de muitas coisas, mas que tem os seus segredos. O interessante nesses personagens é o quanto eles trabalham em perfeita sincronia quando estão em grupos. Cada um deles tem um ponto forte, que juntos, o tornam muito poderosos.
Falar da Magisterium em si é como falar de uma personagem importante. O local é simplesmente incrível. As descrições dos ambientes, das criaturas que o habitam e suas peculiaridades. 
"Call encarou o paredão de rocha. À esquerda e à direita, havia apenas floresta, porém, à sua frente, o menino vislumbrava as imensas portas duplas. Elas eram de um tom cinzento desgastado pelo tempo, com dobradiças de ferro em forma de redemoinhos que se curvavam, encaixando-se umas dentro das outras." (p. 81)
É claro que nem tudo são flores. Existe um grande inimigo que está cada vez mais próximo da Magisterium e por algum motivo, tem Callum como seu alvo principal.
O primeiro livro da série promete uma história viciante e de tirar o fôlego. A trama tem muita ação, mistérios, traições e é claro, magia. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho fantástico. Em cada início de capítulo temos uma ilustração, os símbolos tão importantes aparecem no livro e todo o trabalho de arte está perfeito.

Fonte da Imagem

Algumas curiosidades:


Ano passado, saiu essa imagem das autoras Cassandra Clare e Holly Black com o ilustrador Scott M. FischerFischer foi o responsável pelas artes do início dos capítulos de “O Desafio de Ferro”!








Fonte das Curiosidades: clique aqui

Edição: 1
Editora: #Irado 
ISBN: 9788581635576
Ano: 2014
Páginas: 384
Tradutor: Amanda Orlando
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



10 comentários

  1. Esse parece um belo livro introdutório. Consegue apresentar os elementos essenciais, os personagens e também a aventura. Gosto desse clima de ação misturado ao contexto incrivelmente bem trabalhado.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Eu simplesmente fiquei apaixonada por esse livro e sinceramente não vejo a hora de ler o segundo livro.
      Bjkas

      Excluir
  2. Nunca li nenhum livro das autora, mais gostei muito deste livro, pelo que você disse vi que é muito bom. Pretendo lê-lo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Esse livro é muito bom mesmo, eu não consegui largar até chegar ao fim!
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Li um livro infanto juvenil da Holly e fiquei encantada com a escrita da autora. Desde que vi esse livro nos lançamentos estou louca para lê-lo, ainda mais por ser um livro do selo #irado, a diagramação é sempre diva rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      O selo #irado é lindo demais né? Não teve um livro deles que eu vi que o trabalho tenha sido ruim rs
      Bjkas

      Excluir
  4. Quero ler única e exclusivamente por ser um livro da Cassandra Clare pq sei que vai ser incrível... não posso esperar nada menos de quem criou a série de Os Instrumentos Mortais ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      Acho que você irá amar esse livro viu?
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu tenho o livro mas ainda não o li =/
    Mas lerei logo, a história e os personagens parecem ótimos. E li bastante comentários positivos do livro =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Espero que você leia e goste tanto quanto eu. Não esqueça de vir nos contar o que achou dele.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!