[Resenha] Uma Manhã Gloriosa – Diana Peterfreund - Viaje na Leitura

09/01/2015

[Resenha] Uma Manhã Gloriosa – Diana Peterfreund



Sinopse:
Becky Fuller trabalha como produtora de um programa de televisão numa emissora local de Nova Jersey. Ela é despedida, mas vê seu sonho de trabalhar em Nova York se tornar realidade quando surge uma vaga no Daybreak, programa com péssimos índices de audiência, equipamentos ultrapassados e uma equipe excêntrica. A única descoberta agradável para Becky é Adam Bennet, seu lindo colega de trabalho. Agora ela terá de salvar sua carreira, sua vida amorosa e, não esqueçamos, o Daybreak.



Hoje em dia, é cada vez mais comum livros baseados em roteiros de filmes, como é o caso de “Uma manhã Gloriosa”, um romance adaptado por Diana Peterfreud do roteiro do filme homônimo lançado em 2010.

A leitura do livro é super leve e gostosa. Sabe aquele livro que nós pegamos para desestressar ou até mesmo depois de uma leitura mais pesada, para fugir de uma ressaca literária?

A história gira em torno de Becky Fuller, produtora de um telejornal matinal de Nova Jersey. Lá ela coordena pautas, matérias, os repórteres, apresentadores e acreditem, acorda muito cedo para isso. Becky pode ser definida como uma workaholic, já que respira e vive pelo trabalho e até possui três televisões no quarto para poder acompanhar todas as notícias.

Com um ritmo diário diferente, já que precisa dormir super cedo e acordar ainda de madrugada para trabalhar, sua vida pessoal não é nenhuma maravilha e às vezes é até deixada de lado por causa da pressão e estresse do emprego. E tudo desmorona quando ela é demitida. Sem faculdade, e com apenas uma experiência de empresa, ela precisa se reerguer e ultrapassar todos os seus limites para salvar sua carreira.

“– A única coisa que me agrada nisso – disse ele - é que eu sei que você vai cair de pé (...)
– Eu? – consegui responder.  – Mas é claro. É, sem dúvida alguma. – Só preciso dar uma incrementada no meu currículo. Em outras palavras, preparar um currículo. Ou seja, aprender a preparar um currículo”.


É admirável todo o esforço e dedicação que Becky tem pela sua profissão. Acompanhar as confusões que ela se mete para conseguir seus objetivos ao mesmo tempo em que evolui ao descobrir a necessidade do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, é também um aprendizado para quem está lendo.

A história é divertida, com um tom de comédia certo para levar ao máximo o interesse do leitor pela história. Livros com o jornalismo como pano de fundo sempre me atraem, já que é a minha profissão, mas tudo é interessante até mesmo para quem não conhece muito sobre esse mundo.

Ainda não tive oportunidade de assistir ao filme, mas se o livro segue seus passos, tenho certeza de que vou gostar.

Recomendadíssimo.

16 comentários

  1. Oi Dessa! Já tinha visto esse livro em alguns lugares e pensado que parecia um livro divertido, mas nunca tinha parado para ler sobre ele. Não lembro de ter assistido ao filme, então nem sei da história, mas parece realmente aquele tipo de livro que, como você mesma disse, desestressa e diverte. Gostei, se eu tiver a oportunidade vou ler.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de livros no estilo, mas realmente sempre é bom ter livros com esse conteúdo quando bate uma ressaca literária, ou naquele dia que quer mudar um pouco a leitura e senta pega um livro assim e o lê, degustando cada página com os olhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mesmo que não faça seu estilo, é bom mudar um pouco para descontrair =D.

      Excluir
  3. Tinha visto algo sobre o filme, mas nada sobre o livro. A história parece divertida e também daquele tipo que traz uma mensagem interessante. Deve ser legal poder acompanhar a personagem na busca pelo sucesso profissional e também pelo equilíbrio.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! É legal mesmo acompanhar, principalmente porque pode servir de exemplo para nossa vida também. Obrigada pela visita =D

      Excluir
  4. Assisti o filme essa semana pelo Netflix e esqueci que era baseado em livro e principalmente escrito pela minha querida autora.
    Se eu soubesse tinha lido o livro antes.
    Mas pelo o menos o filme foi bom, quase uma sessão da tarde mas bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço outros livros da autora, mas desse eu gostei bastante. Quero muito ver o filme em breve.

      Excluir
  5. Oi Dessa,
    Não me recordo de assistir ao filme, mas pretendo procurá-lo só depois de ler o livro hehe. Essa leveza e diversão são mesmo ótimos para fugir daquela ressaca literária.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fórmula perfeita para fugir da ressaca mesmo Larissa. Também quero assistir o filme \o/.

      Excluir
  6. Vi o filme. É leve, dei boas risadas com Becky fazendo malabarismos pela carreira, vida amorosa e exercitando a paciência com pessoas retrogradas hahahahahaha
    Só não sabia que era uma adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois. Que bom que o filme é divertido também \o/. Vou querer assistir. Ele não é uma adaptação, o livro que é baseado no roteiro do filme =D.

      Excluir
  7. Vou assistir o filme pela Netflix depois eu comento aqui o que achei. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi que o filme está na Netflix, mas ainda não consegui ver. Comenta o que você achou depois, bjs.

      Excluir
  8. Tenho interesse nesse livro faz um bom tempo, mas nunca cheguei a comprá-lo, por isso não li ainda. A história parece ainda melhor do que eu pensava, principalmente porque a protagonista parece ser uma mulher batalhadora, que luta para se reerguer depois de uma demissão.
    Gosto de protagonistas assim e tenho quase certeza de que vou me divertir muito quando ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro mas deixei para ler depois...
    Bom saber que a história é divertida e envolvente... assim posso colocar ele na lista de próximas leituras. Ainda não assisti esse filme =/ Vou procurar.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!