[Resenha] Uma Visão do Fogo - Saga do fim do Mundo - Livro 01 - Gillian Anderson & Jeff Rovin - Viaje na Leitura

25/02/2015

[Resenha] Uma Visão do Fogo - Saga do fim do Mundo - Livro 01 - Gillian Anderson & Jeff Rovin

Sinopse - O primeiro romance de Gillian Anderson, protagonista da série Arquivo X no papel da agente Scully, é um thriller de ficção científica de proporções épicas.

A especialidade de Caitlin OHara, uma renomada psicóloga infantil, é ajudar crianças e jovens que sofreram algum tipo de trauma. Mas sua vasta experiência é desafiada quando Maanik, filha do embaixador da Índia na ONU, começa a ter visões, falar línguas desconhecidas e se autoflagelar em uma espécie de transe. Caitlin tem certeza de que os ataques estão ligados à recente tentativa de assassinato do pai da menina, fato que provocou uma tensão nuclear entre Índia e Paquistão. Mas quando adolescentes de outras partes do mundo começam a ter visões semelhantes, Caitlin percebe que uma força oculta pode estar por trás do fenômeno...
Sob a iminência de um conflito global, Caitlin terá que viajar por diversos países em busca de possíveis ligações paranormais entre os incidentes a fim de salvar não apenas sua paciente, mas talvez o mundo.


Minha opinião - "Uma visão do fogo" é o primeiro livro da Saga do Fim do Mundo escrito pela Gillian Anderson (a eterna Scully de Arquivo X) em parceria com Jeff Rovin. O livro é dividido em prólogo + 03 partes.
O prólogo é narrado em terceira pessoa e se passa no navio de pesquisa da Falkland Petróleo Avançado. Dentro do navio, uma grande descoberta é realizada, porém as pessoas envolvidas não fazem ideia de sua grandiosidade.
A primeira parte do livro se passa em Manhattan, onde acompanhamos Ganak Pawar, representante da Índia nas Nações Unidas e sua filha Maanik, uma jovem de 16 anos. Maanik é uma jovem divertida, carismática e inteligente, que adora conversar com o seu pai sobre o cenário político mundial. 
Em paralelo a esses personagens, conhecemos Caitlin O'Hara, uma médica de quase 40 anos, PhD e terapeuta de adolescentes. Ela já esteve em diversas partes do mundo para lidar com traumas de diversas fontes, em meio a conflitos, guerras e discórdias. Caitlin tem uma irmã mais nova, a Abby, que é cirurgiã em Santa Mônica, Califórnia, um filho de 10 anos de idade, o Jacob, além dos seus pais, que sempre a ajudam ficando de babá quando ela precisa.
Após um atentado presenciado por Maanik, ela começa a agir de maneira peculiar. Como as relações entre a Índia e o Paquistão estão tensas no momento, Ganak não pode deixar que saibam do estado de saúde de sua filha e através de Benjamin Moss, ele é apresentado à Caitlin.
Os capítulos da primeira parte alternam entre a história de Maanik, a vida pessoal de Caitlin, mas também começa a apresentar um panorama mundial: um jovem na universidade do Teerã, acontecimentos em Montevidéu, um evento no mercado Croix-des-Bossales, em Porto Príncipe, no Haiti. Tal panorama indica que o que está acontecendo com Maanik não é único e pessoas sem ligações aparentes começam a apresentar o mesmo comportamento da jovem.
Na segunda parte do livro, a própria Caitlin começa a viajar pelo mundo atrás de explicações para o que está acontecendo. E quanto mais perto ela chega das respostas, menos ela as entende.
Na terceira e última parte desse primeiro livro temos finalmente as explicações para os eventos. Sem dúvida, os autores foram criativos e souberam criar um enredo que prende a atenção dos leitores. 
A construção dos personagens também é bem feita. São personagens bem humanos, com suas neuras, defeitos e erros, mas que possuem muito carisma.
Se primeiro livro é um indicativo de como será a qualidade da Saga do fim do Mundo, os leitores podem ficar sossegados. "Uma visão do Fogo" é um livro dinâmico, inteligente e empolgante. O final deixa claro que ainda existe muita história para ser contada e que a verdade está lá fora!

Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788577345014
Ano: 2014
Páginas: 304
Tradutor: Heitor Pitombo
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

5 comentários

  1. Gostei do livro, acho legal essa transição de histórias nos primeiros capitulos, porém achei muita transição de histórias e lugares e isso me aflinge um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Essa transição de lugares foi realmente necessária, pois precisávamos ver o cenário mundial. É algo tão peculiar que está acontecendo, que se não observássemos com atenção, não iríamos imaginar a grandeza do evento ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Nossa, sua resenha me deixou bem curiosa, principalmente para saber o que está acontecendo com as pessoas. É bom saber que os autores deram uma solução criativa para esse mistério!
    O ambiente da história também parece interessante, por conta da tensão nas relações entre a Índia e o Paquistão, tanto que estou curiosa para saber como essa tensão irá ser desenvolvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      Fico feliz em saber que a resenha despertou a sua atenção ;)
      Se você é fã do gênero literário, vale a pena conferir essa nova série.
      Bjkas

      Excluir
  3. Não é o meu gênero favorito, mas por ser da Leya, pode ser que eu dê uma chance a ele.
    Sua resenha está ótima e desperta a atenção dos leitores, mas penso que não estou no momento dele. Vou colocar na lista e um dia espero ler

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!