[Resenha] Brutal - D.I. Sean Corrigan - Livro 01 - Luke Delaney - Viaje na Leitura

23/04/2015

[Resenha] Brutal - D.I. Sean Corrigan - Livro 01 - Luke Delaney


Sinopse - O que levaria alguém a golpear outra pessoa na cabeça e, na sequência, esfaqueá-la 77 vezes? O garoto de programa Daniel Graydon jamais imaginaria que encontraria tamanha perversão nos clientes com quem saía. Mas viu seu fim se aproximar ao ir contra sua regra de ouro: nunca levar os homens para casa. Seu parceiro sexual e algoz, porém, tinha algo de sedutor e era difícil recusar a proposta de uma noite regada a sexo, e muito bem paga. Daniel tornara-se apenas uma das vítimas de um personagem sombrio, cuja pulsão pela morte o levava a matar com regularidade e método. Cada morte representando um passo adiante no aperfeiçoamento da macabra arte de tirar vidas: cruel, dolorosa, limpa e sem pistas. Um desafio para a polícia de Londres e sua divisão de Crimes Graves do Grupo Sul, liderada pelo atormentado detetive-investigador Sean Corrigan.  Brutal é o primeiro thriller policial de Luke Delaney, que serviu por muitos anos na polícia londrina investigando crimes diversos, dos cometidos por assassinos em série aos resultados de conflitos entre gangues e máfias. Nos livros de Delaney, Sean Corrigan é o herói que encarna a missão de desvendar mortes e descobrir quem os cometeu, e fazê-los pagar. O violento passado do detetive fez com que ele desenvolvesse a incrível habilidade de reconhecer o mal onde quer que ele esteja. Ele sabe que precisa ser rápido o bastante para evitar que o assassino faça sua próxima vítima. 


"Brutal" é o primeiro livro da série D.I. Sean Corrigan, do autor Luke Delaney. Ambientado em Londres, o livro mescla capítulos narrados em primeira e terceira pessoa. Em primeira pessoa temos a narração do misterioso assassino, uma pessoa fria e cruel, que acredita ser superior aos demais.
A história se passa em Londres e o pontapé inicial é o assassinato de um jovem chamado Daniel Graydon.

"Se quer minha opinião, eu diria que não deve ter sido um ataque frenético. Esses ferimentos foram feitos meticulosamente. Foram controlados. O assassino não teve pressa nenhuma." (p. 39)

A cena do crime é descrita detalhadamente, assim como o assassinato. Não houve piedade. A brutalidade encontrada é assustadora. O mais aterrorizante de tudo isso é a falta de evidências. O assassino não deixou uma única prova de sua presença.

Cabe ao Departamento de Investigação de Homicídios de South London resolver esse crime. Liderados pelo detetive-inspetor Sean Corrigan, sua equipe irá caçar um assassino que é inteligente e que não se renderá facilmente. Conforme as investigações se aprofundam, o leitor irá visualizar uma complexidade de subtramas inesperada, e conhecerá um homem que não possui um pingo de compaixão.

A equipe de Sean aos poucos vai sendo apresentada. Os personagens que tem uma maior participação na história é o sargento-detetive Dave Donnely e a sargento Sally Jones. Os peritos também contribuem bastante e demonstram sua importância.

Sean Corrigan, o protagonista que dá nome a série, é um homem focado no trabalho. Ele teve uma infância abusiva e como consequência, ele meio que tem o "dom" de entender melhor a mente dos criminosos mais infames. É como se ele visse da perspectiva deles e conseguisse entender seus motivos e anseios. Sean é casado com Kate, uma médica que trabalha no setor de emergência e tem duas filhas: Mandy e Louise. A interação familiar é um pouco tensa, pois Sean acaba se focando demais no trabalho, deixando de passar um tempo com as filhas pequenas e não dando atenção a esposa. Apesar de entender o seu lado, conhecer o seu passado e amá-lo profundamente, Kate fica frustrada, pois Sean não é o único que possui um trabalho estressante.

É nesse cenário: investigando crimes horrendos, usando a sua percepção para compreender o criminoso e ainda tentando ter uma vida familiar que a história de Sean é contada.

"Ele não era paranormal nem vidente, era apenas um policial - mas um policial com um passado massacrante e um futuro perigoso, seu dom de interpretar os que caçava nascido desse passado sombrio e aterrador. " (p. 18)

Em contrapartida, acompanhamos a visão do assassino em primeira pessoa. Seus métodos, sua lógica e seu modus operandi é aterrorizante. A paciência que ele possui em estudar, planejar e executar seus crimes, demonstra que ninguém é inocente.

"Eu sou a própria Natureza. Faço o que nasci para fazer e não sinto culpa. Libertei-me dos grilhões da compaixão e da misericórdia. Alguns de vocês nasceram para morrer por minhas mãos e assim será. Quem sou eu para questionar a Natureza? Quem é você? Nada pode atrapalhar o caminho dos desígnios da Natureza." (p. 122)

A trama é muito bem desenvolvida e o autor deixa algumas "pistas" no caminho que nos levam a identificar o criminoso. Para um autor considerado iniciante, Luke Delaney soube destacar muito bem o enredo e deixa o leitor abismado com a falta de emoção e excesso de crueldade descritos.

"Os erros de meu inimigo são meus maiores ganhos". (p. 203)

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. Encontrei apenas um errinho de digitação na página 375. A capa, além de sombria, reflete uma poderosa analogia da história. 

"Você precisa questionar cada movimento do assassino, por mais banal que seja. Por que escolheu aquela vítima? Por que aquela arma? Aquele local? Aquela hora do dia? A maioria das pessoas fica satisfeita só em recuperar a arma, identificar a cena, mas deixam passar o fundamental. Se quiser pegar esses pobres cretinos rapidamente precisa tentar pensar como eles. Por mais desagradável que possa ser para você". (p. 207)

Um livro que deixará os fãs da temática policial ansiosos pelas próximas histórias de Sean Corrigan. Personagens humanos, imperfeitos e cheios de vícios lutando contra alguém que não tem medo de nada. Um cenário completamente Brutal...

Edição: 1
Editora: Rocco Fábrica231
ISBN: 9788568432129
Ano: 2015
Páginas: 416
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5



8 comentários

  1. Oi, Carol!
    Curto bastante thriller policial, desvendar o crime junto com o personagem principal ou até mesmo descobrir antes dele é uma emoção empolgante!
    Sean parece um personagem formidável, de inteligência admirável.
    Pelos trechos que você colocou, o assassino parece uma criatura completamente maluca, e sua lógica é aterrorizante! Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      O Sean é o tipo de personagem que é quebrado, sabe? E por causa disso se torna extraordinário no que faz.
      A lógica do assassino é ilógica, mas o modo que ele vai contando, deixa claro que acredita no que pensa.
      Bjkas

      Excluir
  2. Nossa, Carol.
    Quero muito esse livro, ainda mais depois da sua resenha!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Eu particularmente gostei bastante do livro e acho que vale a pena conferir. Todos os personagens são imperfeitos e isso deixa a trama mais crível.
      Bjkas

      Excluir
  3. Nossa, sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro, que parece ser um excelente thriller policial. Adorei o fato da narrativa em primeira pessoa abordar os pensamentos do assassino, pois deve ser interessante entender o que se passa pela cabeça de alguém que comete crimes tão cruéis.
    A vida pessoal do investigador também parece interessante, fiquei curiosa para saber como é a relação dele com a família e como ele trabalha para tentar encontrar e prender o assassino. "Brutal" com certeza entrou para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      Fico feliz em saber que a resenha te conquistou rs. Estou torcendo para que nos próximos livros tenhamos um foco um pouco mais na vida pessoal do Sean. Acredito que ainda tem muito a ser explorado.
      Bjkas

      Excluir
  4. Carol!
    O livro me parece tenso e bem violento o que me atrai ainda mais, principalmente por ser um livro policial e ultimamente tenho lido livros bem aquém nesse estilo. Gostaria de acompanhar essa história forte e carregada de tensão.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Sou fã de livros policiais e com temática médica e sempre que posso, volto as minhas origens e corro atrás de um livro do tema.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!