[Resenha] O lago místico - Kristin Hannah - Viaje na Leitura

21/04/2015

[Resenha] O lago místico - Kristin Hannah

SinopseEsposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido.A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive. Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe.

Tudo está se encaixando na vida de Annie. Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero.
Kristin Hannah encanta mais uma vez com uma história comovente, sensível e verdadeira sobre perda, paixão e os fios frágeis que unem as famílias.


"O lago místico" é uma obra dividida em três partes, narradas em terceira pessoa.
Na primeira parte somos apresentados a protagonista Annie Colwater, uma mulher de quase quarenta anos, morando no sul da Califórnia com o seu marido Blake e sua filha Natalie, de 17 anos de idade. Natalie está partindo para Londres e Annie começa a refletir sobre o seu cotidiano, pois Blake é um pai e marido ausente. Sempre focado no trabalho, até mesmo nas horas que passa em casa é frio e distante. Annie teme sentir-se solitária com a saída da filha do país, mas tem esperanças de melhorar o casamento. Imaginem a surpresa dela quando o marido mal espera Natalie embarcar para informá-la de que quer o divórcio e que já tem outra pessoa. Chocada com a separação e a traição, Annie fica sem rumo, presa a uma história que não existe mais.
Com o apoio moral de sua melhor amiga Terri Spencer e com saudades do pai, o senhor Hank Bourne, Annie viaja rumo à sua cidade natal, na Península Olympic, no estado de Washington. É nesse instante que se inicia a segunda parte do livro.
Em Olympic, Annie vai tentar curar seu coração ferido através do carinho do pai e muita reflexão, mas os dias se arrastam lentamente e ela se sente inquieta. Até se deparar com um amigo do colégio e antiga paixão, Nick Delacroix. Nick, Annie e Kathy Johnson eram inseparáveis durante a época da escola. Andavam pra lá e pra cá unidos e Annie nunca quis arriscar a sua amizade admitindo seus sentimentos, enquanto Nick também omitia sua paixão por achar que Annie merecia mais do que passar a vida inteira na pequena cidade. Então Annie vai para a faculdade e Nick se casa com Kathy. Acontece que Kathy faleceu e deixou Nick tomando conta da filha de seis anos, a Isabella (ou Izzy). Só que ele mesmo está destroçado. O retorno de Annie acaba mexendo com o cotidiano dos três e ela precisa decidir se quer começar uma nova vida ou tentar recuperar o passado...
Annie é uma personagem bem humana, com suas dúvidas e inseguranças. Após décadas casadas com Blake e sem ter uma vida profissional, ela fica a deriva com a ruptura do seu casamento. Mesmo assim, em alguns momentos ela é um pouco maçante em suas divagações, mas tem os seus momentos.
Blake é o retrato do egocentrismo. Nunca prestou atenção a sua família (sua própria filha não o conhece), como se importa apenas com as suas necessidades. Em momento algum do livro ele tenta ver o que a Annie necessita. Ele quer o divórcio, ele se envolveu com uma mulher mais nova, ele quer que Annie supere e siga em frente. Todas as cenas em que aparece é sobre o que o Blake precisa.
Nick é o herói devastado que necessita encontrar a redenção e enxergar a vida novamente. Mesmo que não intencionalmente, ele abandona a filha, pois se desliga do mundo.
Izziy é uma criança pequena e que ainda não entende completamente a morte da mãe, mas que também perdeu o pai. O pai carinhoso, que a abraçava, contava histórias e sorria, não existe mais e ela começa a acreditar que o problema é com ela. Uma personagem fofa e delicada, capaz de arrancar lágrimas do leitor com seus pensamentos.
Hank e Natalie, apesar de não terem muitas cenas no livro, são dois personagens fortes e envolventes. O apoio e amor incondicional que eles fornecem saltam as páginas e chega ao coração do leitor.
A trama foi muito bem desenvolvida, demonstrando a habilidade da autora Kristin Hannah em construir enredos dramáticos.
O livro fala de amor, redenção e segundas chances. Fala da importância da família, da perda e da dor. Uma história de amor incondicional que nos mostra que a felicidade só pode ser encontrada se formos atrás dela.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, mas não interferiu na compreensão da obra.



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635811
Ano: 2014
Páginas: 368
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5



6 comentários

  1. Oi, Carol!
    O Lago Místico parece uma daquelas histórias encantadora. Os três personagens - a mocinha sem rumo após o divórcio, uma marido desgraçado pela perda da esposa, e uma menininha carente de amor e atenção - nos conquistam e nos fazem torcer por eles. Personagens humanos, com falhas, gosto de histórias assim!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      É exatamente isso! São personagens que conseguem transmitir a sensação de serem reais, graças as suas falhas.
      Bjkas

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum livro da Kristin Hannah, mas já ouvi falar muito bem dos livros dela e sua resenha foi mais um motivo para ficar com vontade de ler um de seus livros. Essa história parece ser muito emocionante, principalmente por tratar da superação da dor, seja da dor da perda ou a dor de uma traição. Deve ser muito bom acompanhar o crescimento e o processo de cura dos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      Eu li alguns livros da autora e todos eles me encantaram até o momento.
      Bjkas

      Excluir
  3. Carol!
    Tive oportunidade de ler esse livro e fiquei tão envolvida que li em um dia apenas.
    Gostei demais, embora os conflitos em alguns momentos me deixaram 'nervosa', a indecisão e na torcida para que ela tomasse a melhor decisão para sua felicidade.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Me senti da mesma forma durante a leitura. Fiquei tão envolvida com tudo que queria poder avançar a história e decidir por ela rs
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!