[Autor Convidado] Livros de Colorir por Eleonor Hertzog - Viaje na Leitura

15/05/2015

[Autor Convidado] Livros de Colorir por Eleonor Hertzog


Olá leitores!

A coluna do "Autor Convidado" é mais uma novidade deste ano aqui no site para vocês, quinzenalmente estaremos convidando um autor nacional ou internacional para falar sobre um tema em específico, nesta última semana, a equipe do Viaje na Leitura observou que não somente nas redes sociais, mas de muitas outras formas o que mais se ouve comentar por aí é sobre o tal livro de colorir para adultos. Criticados ou não, as vendas aumentam consideravelmente. Convidamos hoje uma pessoa muito querida para nós, a autora nacional Eleonor Hertzog e perguntamos: Livros de Colorir? O que pode nos falar sobre eles?


Confira na íntegra a opinião da autora Eleonor Hertzog sobre os Livros de Colorir para Adultos:

  
Gravura de "Jardim Encantado" por Carolina Durães
Se eu tenho um livro desses? Não, não tenho. Não me atrevo. Parecem viciantes demais para eu me arriscar com eles.
Imagine só: meu livro, eu, uma bela caixa de lápis de cor bem apontadinhos para caprichar em cada detalhe, uma mesa confortável e com boa iluminação... Eu abriria o livro e escolheria um dos desenhos, o que me parecesse mais atrativo para o momento. Resolveria de onde começar a pintar. Do centro? Do canto? De cima? De baixo? Minha gravura e eu, e toda a liberdade de começar por qualquer lugar, como uma flor periférica e particularmente bonita. Sem regras, sem leis, sem obrigações. Passo seguinte, a cor. Amarelo? Vermelho? Uma flor azul, magenta e verde? Por que não? A flor seria minha, para eu pintar da cor da minha imaginação. E, quando eu terminasse, ninguém mais teria uma flor igual. Parecida, talvez. Igual, nunca. Porque só a minha teria a escapada do lápis para fora da linha naquele cantinho, o esfumaçado tirando o limite entre uma cor e outra, e aquele pingo de chá que ficou espantosamente bonito ali mesmo, onde caiu. Da flor verde, a cor se espalharia, alegre, para tudo em torno... Eu acabaria por sorrir ao ver todos os lápis fora da caixa, espalhados na mesa. E o tempo passando. E a gravura ganhando cores, espírito, vida. E o braço cansado pedindo uma espreguiçada. E o desenho pedindo mais cores... As horas passariam céleres e, no final, eu sorriria para mim mesma mais uma vez, satisfeita com minha obra-prima e esquecida de todos os aborrecimentos e contratempos do dia.
Ocupada assim, eu não teria tempo para o noticiário da noite: mortes, acidentes, a Polícia Federal descobriu mais uma ramificação da Operação Rouba-Tudo. Palestinos, judeus e muçulmanos continuam em guerra em nome de um Deus que, no fim, é o mesmo.
Este sequestrou, esse atropelou, aquele se preocupou mais em filmar a queda divertida do filho do que em ajudar a criança. Os fundos foram desviados, não há vagas nos hospitais, os impostos aumentaram e a gasolina também. Senhores telespectadores, boooa noite! Durmam bem e sonhem com nosso noticiário onde raras são as boas notícias! Depois do noticiário, minha opção seria uma das muitas novelas que se emendam umas nas outras por horas e horas: traições, falta de caráter, pessoas absurdamente egoístas fazendo coisas absurdamente más. No polígono amoroso final (os triângulos há muito deixaram de fazer sucesso) até o câmera estará envolvido, e será, é claro, assassinado com requintes de crueldade. Não... Eu não quero ver novela hoje. Então, um filme. Que teria perseguição de carros ou naves espaciais, pessoas baleadas e estripadas, muito soco, pancadaria e tiros, porque é isso que faz sucesso. Passando de canal em canal, teria a sensação de que todos passam momentos diferentes da mesma violência sem sentido.
"Gatos" por Carolina Durães
 
Qual foi o último filme meigo que você assistiu, afinal? Quando um noticiário teve mais boas notícias do que más? Quando foi a última vez que um personagem de novela deixou você orgulhoso da raça humana?
Afinal, será que os motivos de os livros de colorir estarem fazendo sucesso são realmente tão difíceis de entender? Não seria apenas porque esses livros fornecem coisas que faltam tanto nos dias de hoje, como silêncio, introspecção... e paz?

Saiba mais sobre a autora:

Eleonor Hertzog é gaúcha de Porto Alegre. É formada em Medicina com especialização em Pediatria e também escritora. Autora da Série de Fantasia Infantojuvenil  "Uma Geração. Todas as Decisões" com os títulos já lançados: Cisne e Linhagens.

Encontre-a nas redes sociais:






Esperamos que tenham gostado da nova coluna! E mais uma vez, agradecemos a autora pelo artigo para a nossa seção!

Até a próxima :)





11 comentários

  1. Amei essa coluna, assim como o artigo da Eleonor. Não entrei nessa onda de livros de colorir para adultos, vai que eu acabe me viciando como aconteceu com tantos rsrs. Mas entendo a paixão das pessoas por esses livros, sem falar que é muito prazeroso colorir, lembro com naustagia a época em que eu coloria meus cadernos, bom tempo aquele...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, cara!!!
    Amei, ela escreve super bem.
    Colorir é relaxante, muito relaxante, por isso faz tanto sucesso

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thais...
    Adorei essa coluna!! E com certeza a Eleonor escreve super bem!
    Eu até gosto de livros de colorir, mas não sou viciada! rs... A verdade é que não sou boa com cores! hehehhe
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. A coluna é incrível, pois além de fazer com que nós, leitores, conheçam mais autores, mostra o que os autores pensam sobre determinado assunto! O que a Elonor pensa sobre os livros de colorir é algo surpreendente, e ela passa isso apenas na escrita que, diga-se de passagem, é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a coluna e essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquele autor ou autora que gostamos. Acho os desenhos lindos e admiro a paciência de quem os pinta, mas pra mim não serve pois já me sinto estressada só por olhar cada detalhe, como folhas, e olha que são muitos.

    ResponderExcluir
  6. Amei a nova coluna e parabéns á Eleonor por essa resposta/texto ótima!! Ainda não entrei nessa onda de livros para colorir, mas amo desenhar e pintar, e ainda quero comprar um livro desses para mim!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa nova coluna, estou ansioso para saber o próximo tema. A Carol é uma verdadeira artista. Quanto a ter livros interativos não tenho pq, assim como a Eleonor, acho eles viciantes e sou péssimo em desenhos e pinturas kkk. bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. acredita se eu disser que ainda nao tenho um?
    sempre gostei de livros de colorir, e cada livro de coloridos desenhos sao um mais lindo do que o outro que ainda me sinto indecisa em qual comprar.

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Nossa, a escrita da Eleonor me deixou assim sem palavras.
    Gostei demais com oque escreveu e concordo muito!
    Não a conhecia, mas já sou fã! Mente bem esclarecida e com opinião própria.
    Adorando essa coluna do blog, é uma maneira ótima de conhecer o trabalho de outras pessoas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Thaís!
    A Eleonor externou a precisão da necessidade dos livrinhos, pelo menos para mim, porque é melhor colocar a criatividade a prova do que absorver todo mal que anda rodando o mundo... Não. Prefiro a minha terapia artística do que as atrocidades do mundo...
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Thais!!!!
    Amei conhecer a Eleanor, ela expressou o que sentimos a cada dia nesse mundo de Deus. Amo meus livros de colorir e não ligo nem um pouco pro que os outros pensam ainda mais quando estou tão envolvida na pintura, ja atéseinqual quero depois desse, você viu O pequeno Príncipe da Universo dos Livros?
    Lindo =)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!