[Resenha] Entrevista com o Vampiro - A História de Claudia - Anne Rice - Viaje na Leitura

11/07/2015

[Resenha] Entrevista com o Vampiro - A História de Claudia - Anne Rice

Sinopse - Esta não é simplesmente uma adaptação para os quadrinhos de Entrevista com o Vampiro, best-seller de Anne Rice que virou filme em 1994. Meticulosamente ilustrado por Ashley Marie Witter, a versão em graphic novel do livro de estreia da rainha dos vampiros reconta a história sob um ponto de vista inédito: o da vampira criança Cláudia, a imortal de 6 anos de idade, órfã e assassina, vítima e monstro, representada por Kirsten Dunst na versão cinematográfica. As ilustrações em tons de sépia retratam fielmente os personagens andróginos de Rice e ainda reforçam o clima sensual e sombrio da obra original, renovando e enriquecendo a narrativa.







A adaptação para graphic novel de uma história tão memorável foi uma jogada arriscada, mas que foi um grande acerto. 

Além da escrita fenomenal da Anne Rice, muitos fãs também assistiram a adaptação cinematográfica, que trouxe ainda mais fãs para essa história.

No graphic novel os leitores são levados a uma visão bem mais intimista de Claudia, a garotinha que foi imortalizada pelo Lestat, na intenção de prender Louis em seus jogos mentais.

Claudia começa como uma garotinha inocente, que não tem ideia de como toda sua vida foi alterada devido a ação de Lestat.

As alterações começam com o passar dos anos, onde observamos uma alma antiga presa a um corpo de criança. Dessa forma, Claudia começa a sentir o vazio que sua eternidade se tornou. Ela começa a ter anseios que nunca poderão ser atendidos, pois sua imagem projeta uma inocência que já não existe mais.

A autora soube trabalhar bem esse aspecto da sensualidade de uma vampira que tem um corpo de criança. Nesse graphic novel, vemos a perspectiva de Claudia para alcançar seus objetivos. A arte da manipulação aprendida com Lestat e a tentativa de manter um pouco da sua humanidade, lição essa sempre valorizada por Louis.

Ter a opção de acompanhar novamente essa história, dessa vez com imagens vívidas e traços bem delineados e marcantes, torna a obra indispensável para os fãs.

A forma como foi possível captar as pequenas nuances nas expressões dos personagens, os olhares e a coloração sépia, realmente realça o clima sensual e sombrio da obra original, como citado na sinopse. 

O trabalho da editora é impecável. A capa dura, o nome em dourado, a escolha das folhas, tudo, tudo mesmo enriqueceu essa obra atemporal.

Edição: 1ª
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529725
Ano: 2015
Páginas: 224
Skoob:  aqui
Avaliação: S2 5/5


2 comentários

  1. Bom saber que essa GN é bacana, Carol.
    Estava esperando encontrar alguma resenha antes de me arriscar! hehehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Como fã do filme, achei muito bonita essa edição: a capa, os desenhos belíssimos... mas acredito que não leria pois não gostei muito da Claudia no filme, achei ela bastante sombria.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!