[Resenha] Almanegra - Trilogia Incarnate - Livro 02 - Jodi Meadows - Viaje na Leitura

04/08/2015

[Resenha] Almanegra - Trilogia Incarnate - Livro 02 - Jodi Meadows



SinopseAna sempre foi a única. Marginalizada. Apartada. E, para piorar, após o Escurecimento do Templo causado por seu pai, vários cidadãos de Heart a culpam pela perda definitiva de algumas almas, as almasnegras — e pelas almasnovas que nascerão em seu lugar. SOMBRAS Muitos temem a presença de Ana, um lembrete constante das mudanças irreversíveis. E quando as sílfides começam a se comportar de maneira diferente em relação a ela, Ana terá que aprender não apenas a se defender como àqueles que não podem fazer isso por si mesmos. AMOR Ana aprendeu desde cedo que os sem-alma não podem amar. Mas, e as almasnovas? Mais do que tudo, ela deseja ter a chance de viver e amar como qualquer outro cidadão de Heart, porém mesmo depois de Sam declarar seus mais profundos sentimentos, será que ela conseguirá superar uma vida inteira de rejeição e aceitar o amor? Almanegra explora a beleza e as profundezas sombrias da alma, numa história que é ao mesmo tempo um romance épico e uma fantasia cativante.



O local: A maior parte da história é em Heart, mas existem algumas cenas no Chalé da Rosa Lilás  em Range. 


Os personagens: Ana é uma protagonista forte, que consegue lidar com as adversidades do passado de forma louvável. O modo como ela defende o próximo, até mesmo aqueles que não nasceram ainda é impressionante. Sua intensidade é palpável e desperta ao leitor, um carinho especial.
Sam continua com seu jeito calmo e reservado. Amante de música, passional e honrado, ele arranca suspiros durante a leitura.
Alguns personagens que apareceram no primeiro livro começam a se destacar, como a Sarit. Conhecemos uma personagem divertida e amiga, leal e com muito bom humor.
Novos personagens também aparecem: Cris, o famoso criados das rosas "azuis" e Merton, um homem muito preconceituoso e cheio de raiva.


Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Esse segundo livro da trilogia trouxe algumas revelações interessantes para a trama. Ana começa a defender seus pontos de vistas e ideais, principalmente em relação as almanovas que estão surgindo. Por ter sido sempre marginalizada, ela sabe muito bem que nem todos os habitantes concordam com o que está acontecendo e podem ser cruéis e perigosos. Um bom exemplo disso é Merton, que além de realizar inúmeros discursos contra os almanovas. A trama não gira em torno de um único assunto e essa diversidade prende ainda mais a atenção do leitor. Ana começa a fazer amigos e após a visita ao Templo no livro anterior, ela descobrirá a verdade sobre Janam. A verdade por trás de toda Heart e por todos os renascimentos é avassaladora.

"Janan não queria que eles soubessem.
Que fizessem perguntas.Ele guardava um tremendo segredo naquele templo naqueles livros, e, de alguma forma, isso estava ligado às sílfides.
Eu só precisava descobrir que segredo era esse - e usá-lo contra Janan." (p. 49)

Como se não bastasse, a autora também incluiu o mistério das Sílfides e seu comportamento estranho. E é claro, temos também o lado de relacionamento entre Ana e Sam. 

"- Que preço? - O corpo dele relaxou e a voz aqueceu, como se ele já soubesse. Quando sorri e ergui o rosto, Sam me beijou com tanta doçura que meu corpo inteiro estremeceu de desejo e adoração. Que outra pessoa no mundo conseguiria me fazer tão completa?
Ninguém. Somente Sam.
Sempre fora ele". (p. 35)

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana e conseguimos acompanhar em primeira mão seu amadurecimento. 
Eu havia comentado a falta de interação com os seres sobrenaturais, e nesse livro existe uma maior interação com as Sílfides. Ainda assim, faltaram cenas com os centauros, trolls e unicórnios.

A escrita da autoraÉ fluida e coesa, tornando-se viciante. 

Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: Da mesma forma que o livro anterior, o trabalho da editora nessa continuação foi impecável. A capa combina com a capa do livro anterior e o brilho a torna ainda mais exuberante.

Uma história delicada e intensa, que fala de amor, ciúmes e redenção. Um final de tirar o fôlego e personagens inesquecíveis completam com primor "Almanegra". 

"O que acontecia após a morte? Para onde você ia? E o que fazia? O que mais assustava todo mundo era a possibilidade de você simplesmente acabar". (p. 09)

Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859677
Ano: 2015
Páginas: 336
Tradutor: Bruna Harstein
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Confiram a resenha de Almanova (Livro 01) - clique aqui




3 comentários

  1. Amo histórias leves, e pela resenha é uma ótima premissa, mil beijos ^.^

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. conheci esse livro através de um marcador que tenho, fui procurar sabe mais sobre ele e gostei bastante, pela resenha é um livro ótimo e já to mega curiosa pra ler, que capa linda essa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Gosto de protagonistas fortes como a Ana, e se eu fosse ler esse livro não tenho dúvidas que ficarei também suspirando pelo Sam rsrs. Também acho que essa diversidade de assuntos na trama é um ponto forte no livro.
    Amei a resenha. Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!