[Resenha] Hora morta & A Morte de Rachel - The Murder Notebooks - Livro 01 e 02 - Anne Cassidy - Viaje na Leitura

07/08/2015

[Resenha] Hora morta & A Morte de Rachel - The Murder Notebooks - Livro 01 e 02 - Anne Cassidy




SinopseO sumiço dos pais de dois adolescentes é o fio condutor de Hora morta, primeiro livro da série The Murder Notebooks, da britânica Anne Cassidy, cujas histórias fazem sucesso ao redor do mundo. Como num intrincado quebra-cabeça, a autora prende o leitor numa teia de suspense e conspirações, ação e romance da qual ele não conseguirá sair enquanto não encaixar a última peça. O livro tem todos os atributos de um suspense eletrizante, gênero que tem se destacado como nova aposta do segmento juvenil nas feiras e eventos internacionais do mercado editorial. 

Esse é o primeiro livro da série "The Murder Notebooks" (na verdade existe um conto falando dos acontecimentos anteriores). Rose é a protagonista, uma adolescente que nos últimos anos tem vivido com sua avó materna. Sua mãe Kathy e seu padrasto Brendan, dois policiais que trabalhavam em casos não solucionados desapareceram. Isso fez com que Rose e Joshua (filho de Brendan) vivessem separados desde o desaparecimento. Rose convence sua avó a estudar em Londres, para se encontrar com Joshua. Os dois estão se comunicando há um bom tempo e eles combinam de se encontrar. No dia do encontro marcado, Rose acaba interagindo com Rick Harris, um adolescente que vive a importunando. O desagradável encontro na estação do metrô acaba causando problemas para a protagonista, pois instantes depois, Rick é encontrado morto. 
A história é narrada em terceira pessoa e tem como foco a perspectiva de Rose diante dos acontecimentos. Rose é uma adolescente comum que age como durona e revoltada na maior parte do tempo, mas que na verdade nada mais é do que um mecanismo de defesa. 
Ela se vê dividida em dois grandes tópicos: desvendar o que ocorreu com Rick e com sua mãe e padrasto. Joshua passou todo esse tempo morando com um tio e investigando o que aconteceu com seu pai e a mãe de Rose. Ele não acredita na história que a polícia contou e está decidido a encontrar a verdade. E ao entrar nesse mundo que Joshua vive, Rose pode descobrir que ele não está totalmente enganado e que os dois nunca souberam realmente a verdade.
A série é uma série investigativa, mas com um pouco mais de leveza, por conta dos protagonistas jovens e do fato de que alguns acontecimentos não são totalmente explorados. É um romance também e mesclando tudo, torna-se um bom livro para o público infantojuvenil.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Existem detalhes internos no início dos capítulos que enriquecem ainda mais a obra. A revisão está impecável e a capa atraente. 
"Mas a palavra ficava em seu coração, uma farpa que não seria removida, que se enterrava mais fundo e lhe causava uma dor aguda e profunda. Assassinato." (p. 104)


Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801846
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Viviane Diniz
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



SinopseA busca de Rose Smith e Joshua Johnson por seus pais continua. Em A morte de Rachel, segundo livro da série The Murder Notebooks, iniciada com Hora morta, a britânica Anne Cassidy mostra os dois jovens protagonistas às voltas com os cadernos criptografados que podem ser a chave para o súbito desaparecimento de Kathy, mãe de Rose, e Brendan, pai de Joshua. Mas novos mistérios aparecem no caminho dos dois, entre eles Rachel Bliss, com quem Rose não falava desde a época em que estudavam juntas, e que agora é encontrada morta depois de várias tentativas de entrar em contato com a antiga amiga. Suspense e reviravoltas de tirar o fôlego aguardam os leitores no segundo volume de The Murder Notebooks.
Um dos pontos muito interessantes dessa série é que a cada livro, além de Rose e Joshua avançarem na investigação sobre o desaparecimento de seus respectivos pais, surge um caso novo para solucionarmos.
Também narrado em terceira pessoa "A morte de Rachel" aborda a vida de Rose no colégio interno. Rachel é a melhor amiga da protagonista, mas verdade seja dita, nunca foi uma boa amiga. Sempre mentindo, enganando e causando confusão. A amizade das duas foi dada como encerrada quando Rose saiu do colégio. Por isso o estranhamento da protagonista quando Rachel começa a tentar contatar Rose desesperadamente. Inicialmente, suas tentativas são ignoradas, mas percebendo que a garota não irá desistir, Rose pede à sua avó que descubra o que está acontecendo no colégio, só que é tarde demais. Rachel está morta. 

"- Como você pôde?... Você disse naquela época que não voltaria a fazer isso. Por que mentiu pra mim?
Rachel fingiu que escolhia um vidro de esmalte. Então abriu a tampa demoradamente. Rose esperou que ela dissesse alguma coisa. Mas ela não falou nada." (p. 162)

Rose sente-se compelida a voltar ao colégio interno para descobrir o que aconteceu. Seu retorno é também uma viagem ao passado, onde o leitor é levado a conhecer melhor a vida da protagonista.
Fugindo da síndrome do segundo livro, Anne Cassidy conseguiu ter uma continuação melhor do que o livro inicial.
Rose demonstra um grande amadurecimento e começa a desenvolver a simpatia dos leitores. Joshua continua o fofo de sempre, apoiando e incentivando a garota, além de claro, investigar o que houve com sua família.
A escrita da autora também evoluiu. Ela conseguiu desenvolver mais o lado romântico, mas de maneira sutil, deixando perceptível que os sentimentos dos protagonistas também estão amadurecendo.
Mais uma vez o trabalho da editora foi impecável. As borboletas no início dos capítulos, a revisão, a diagramação e a capa demonstram o carinho e dedicação dos envolvidos na confecção da obra.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802287
Ano: 2015
Páginas: 272
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


4 comentários

  1. Carol!
    Me parece que é uma boa série policial infanto juvenil e bem atrativa, porque gosto do estilo, embora nem seja mais adolescente.
    As capas são chamativas e atraem.
    Gostaria de apreciar a leitura da série.
    “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”
    (Lilian Tonet)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. ultimamente tenho lido muitos livros de gênero e to adorando, sao livros cheios de mistérios e me fascinam muito, gostei bastante de conhecer esse livros e a resenha ta ótima.

    ResponderExcluir
  3. Terminei de ler o segundo livro e do bem frustrada com o final, alguém já sabe se tem o terceiro livro ou quando vai lançar? Ansiedade mil!!!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Sem dúvida todo o suspense que há em relação ao desaparecimento dos país dos protagonistas é o que mais prende o leitor, - eu já fiquei curiosa apenas em ler a resenha! - sem falar que o surgimento de novos casos para serem solucionados deixa a leitura mais interessante. Valeu pela dica, não conhecia essa série mas ficarei de olho nela daqui pra frente.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!