[Resenha] Um Romance Grego - Yvette Manassis Corporon - Viaje na Leitura

15/08/2015

[Resenha] Um Romance Grego - Yvette Manassis Corporon


SinopseEra na encantadora Erikousa que Daphne costumava passar as férias na infância e na adolescência. Agora, adulta, viúva e prestes a se casar novamente, a renomada chef deixa a agitada vida em Nova York e retorna à pequena ilha grega para cuidar dos preparativos do casamento, a ser realizado em duas semanas. Filha de imigrantes que foram buscar uma vida melhor nos Estados Unidos, aos poucos Daphne se entrega à vida tranquila do lugar, regada a almoços servidos sob a oliveira no pátio da casa da avó. O contato com velhos conhecidos, suas lembranças dos verões passados na ilha e as visitas de Yianni, um pescador quarentão misterioso, levam Daphne a conhecer segredos nunca imaginados sobre sua família e conduzem a trama a um desfecho surpreendente.







Alguns livros não necessitam de uma história mirabolante para ganhar o coração do leitor. Às vezes, um cenário paradisíaco, personagens bem construídos e uma trama que aborda valores é a melhor das leituras. "Um romance grego" entra nessa categoria.

Conforme a sinopse explica, Daphne é uma chef, dona de restaurante, viúva que cria sua filhinha de cinco anos, Evie. Ela se adaptou bem em Manhattan, tem uma carreira sólida e irá se casar novamente.  É quando ela decide retornar à ilha onde passou os melhores momentos de sua vida, Erikousa. Em Erikousa, a vida é simples e paradisíaca. Sua yia-yia, Evangelia,  mora lá e rever antigos amigos não é uma má ideia.

Retornar à Erikousa é relembrar um passado feliz e se abrir totalmente a verdadeira felicidade. Não leva muito tempo para Daphne se encantar com as pessoas, o local e a comida. Rever a prima Popi, seus tios e tias e ser acolhida com muito carinho, muda a perspectiva da protagonista em encarar a vida. 

Daphne é a protagonista, mas não é a personagem mais cativante. Sua yia-yia, com os conselhos e a sabedoria que só a idade podem fornecer rouba as cenas.



"Era Yia-yia e não Daphne que mostrara o que era ser uma mulher; corajosa, forte, invencível, divina. Ao dar a mão a Stephen e caminhar com ele na direção da saída do aeroporto, Daphne não sentia nada disso. Ela se sentia uma covarde." (p. 152)

Stephen é o noivo de Daphne. É um banqueiro bem sucedido que chega à ilha poucos dias antes do casamento. É um personagem que acaba se tornando antipático, pois tem aquela personalidade mais fria e impessoal. É um homem de negócios que fica ofuscado diante de tanto calor humano.

Sim, várias situações são conversadas com muita comida e amigos envolvidos. É uma leitura tão leve e envolvente que um sentimento de melancolia surge ao chegar na última frase.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um trabalho excepcional. A capa combina perfeitamente com o enredo e tem aquele ar de tranquilidade e paz, como Erikousa deve ser.

"Era verdade - ela havia esquecido como era maravilhoso passar o dia sem fazer nada. Mas, agora, Daphne pensou, enquanto ela tivesse Evie ao lado dela, não havia um  dia realmente vazio. Mesmo os prazeres simples da vida - um piquenique, um castelo de areia, um passeio nas costas de um burro velho e cansado - eram motivo de enorme alegria." (p. 120)


Edição: 1
Editora: Rocco Fábrica231
ISBN: 9788568432082
Ano: 2015
Páginas: 288
Tradutor: Léa Viveiros de Castro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


3 comentários

  1. o livro me interessou por se tratar de um leitura leve e independente (coisa rara hoje em dia), adoro quando personagem secundários roubam a cena e tomam conta do pedaço, vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Sou apaixonada pela Grécia e um dia irei conhecê-la, mas... enquanto não realizo meu sonho, fico me deliciando com esses romances ambientados por lá.
    Ganhei esse livro e aguardo ansiosa a chegada para ler.
    Comida, Grécia e romance tem tudo haver.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Concordo que um livro não necessita de uma história mirabolante para ganhar o coração do leitor, mas confesso que o enredo de Um romance grego não despertou meu interesse, mesmo gostando de histórias que se passam na Grécia.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!