[Resenha] A Herança – Rick Haaring - Viaje na Leitura

15/09/2015

[Resenha] A Herança – Rick Haaring



Sinopse: E se uma em cada cinco pessoas no mundo quisesse matar você? Enquanto a brilhante neurocientista Janine Larsen é convocada para a missão de salvar a vida de um misterioso magnata russo que vive isolado em um local na Sibéria, do outro lado do mundo um homem renasce no corpo de um jovem, com memórias de outra época. Enquanto isso, um arqueólogo/apresentador de TV em decadência vê a chance de refazer a sua vida a partir de uma perturbadora foto submarina amadora tirada em um atol nas Filipinas.                                          O que pode estar ligando e provocando esses acontecimentos ao redor do mundo? E por que agora? 





Sabe aqueles livros que você sempre começa a ler, mas nunca termina? Faz alguns anos que estou com ‘A Herança’ na estante e resolvi dar mais uma chance para a história.

Janine Larsen é convidada para trabalhar tentando descobrir a cura para uma doença de um magnata russo. Ele sofre mudanças em seu corpo e passa a ter estranhos sonhos. Mas nada é o que aparenta. Ela descobre que está participando de algo maior do que esperava, algo que não só salvará a vida do milionário, mas também de toda a humanidade.


“Fogo e gelo, passado e futuro irão temperar a alma de todos os envolvidos na trama, afiando suas vontades em um duelo de verdades dentro de mentiras, como as matrioshkas russas. Um duelo onde o prêmio será a Herança que pertence a toda humanidade.” 


É um pouco complicado dar mais detalhes da história sem spoilers. O livro conseguiu me prender na leitura e a cada capítulo eu ficava mais curiosa com toda a mitologia que estava sendo criada pelo autor, que mesclava passado e presente. Mas foi aí que do meio para o fim tudo desandou e a empolgação que tive no inicio se perdeu totalmente.

Situações e soluções forçadas, mortes desnecessárias, falas imensas dispensáveis e a lógica totalmente perdida.

Apesar de tudo isso é muito admirável toda a pesquisa feita pelo autor em uma década. Ele contou com a ajuda de historiadores, linguistas, neurocientistas e especialistas em diversas áreas. Além disso, também fez visitas à Rússia, França e Norte da África. Por isso o livro é cheio de detalhes e descrições, mas em algumas partes eu considerei exagerada. Há também alguns objetos que valeriam uma ilustração pela complexidade.

O autor também conseguiu apresentar bem os personagens, mostrando o passado da maioria de uma forma que não ficou cansativa. Porém como eu disse anteriormente, no final tudo se perdeu.

Por fim o livro me decepcionou bastante. Ele faz parte de uma trilogia, mas não consegui achar mais informações sobre os outros livros.

3 comentários

  1. Essa capa deve remeter ao cara russo antissocial da Sibéria...
    Quando li sobre um a cada cinco pessoas quer te matar e o cara russo, suspeitei que ele era da máfia russa hahahahahah
    Pena que a leitura desempolgou porque a premissa parece ser bem interessante
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!
    Mesmo gostando de mistérios a trama de A herança acabou não despertando minha curiosidade, não sei se é porque a premissa é um pouco vaga ou se porque tenho certeza que os detalhes exagerados do autor acabaria me deixando enfadonha, só sei que esse é um livro que não pretendo ler.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que pena que o livro decepcionou.
    Lendo a sinopse, parece ser uma história bem diferente e envolvente.
    Mas o autor não soube desenvolver muito bem, pelo jeito =/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!