[Resenha] O princípio da Tempestade & Circus Maximus - Os Guardiões da História # 01 e 02 - Damian Dibben - Viaje na Leitura

23/09/2015

[Resenha] O princípio da Tempestade & Circus Maximus - Os Guardiões da História # 01 e 02 - Damian Dibben




Sinopse - Há muitos anos, a família Djones esconde um grande segredo: eles fazem parte de uma sociedade secreta que viaja através dos séculos para evitar que perigosos inimigos baguncem a História. Na tentativa de encontrar seus pais, que estão desaparecidos, Jake é levado da Londres do século XXI para a França do século XIX, a base dos Guardiões da História, onde ele descobre a verdade sobre o sumiço de seus pais e o plano diabólico do príncipe Zeldt para destruir o mundo atual.

A história é narrada em terceira pessoa e inicialmente se passa em Londres. Jake Djones é um garoto de 14 anos de idade que está voltando da escola para casa quando é sequestrado por Jupitus Cole e seu chofer Norland. A princípio, Jake não compreende o que está acontecendo e tenta fugir a todo custo, até o momento em que Jupitus informa que seus pais estão desaparecidos. Atordoado e sem saber o que pensar, Jake acaba literalmente dando início a viagem de sua vida.
Alan e Miriam, os pais de Jake, não são os vendedores bobos que sempre aparentaram ser para o filho. Na verdade, ambos são Guardiões da História aposentados que voltaram à ativa após receberem uma mensagem alarmante. Por isso, os dois viajam para Veneza em 1506.
Acontece que não são todas as pessoas que possuem a habilidade de viajar no tempo e não é algo hereditário, apesar de que algumas famílias apresentam o dom em suas gerações. Outro detalhe interessante é que quanto mais velho o guardião vai ficando, mais difícil é retroceder muito no tempo. O motivo disso não foi explicado nesse primeiro livro, mas esperamos que nos próximos tenhamos algumas respostas.
Jake sente-se maravilhado e traído ao mesmo tempo. É impossível não se encantar com essa habilidade única, mas saber que seus pais estavam escondendo tudo isso dele e que, seu irmão mais velho, Philip, que Jake acreditou que estava falecido também era um guardião e está sumido, deixa-o ainda mais transtornado.
Um trio de jovens é selecionado para ir até Veneza procurar os pais de Jake e entender o perigo: Charlie Chieverley e Mr. Drake, seu papagaio de estimação; Nathan Wylder e seu ego inflado e Topz St Honoré, o motivo de suspiros de Jake. Charlie faz o tipo intelectual e parece ser muito maduro, Nathan acredita que é o melhor, mais bonito, mais inteligente e assim vai... Mas também traz muito bom humor e diálogos engraçados e Topaz é irmã de Nathan de criação e apesar de sua beleza e inteligência, também demonstra certo sofrimento com o seu passado. 
Jake acaba se infiltrando na missão para tentar resgatar seus pais e viaja como clandestino. A partir desse momento, o livro é repleto de aventuras nos tempos antigos.
Esse primeiro livro da série traz várias explicações sobre o aspecto central da trama: quem são os guardiões da história, como eles viajam no tempo, quais são os "instrumentos" que os auxiliam nessas viagens, quem são os seus inimigos, onde fica a central dos guardiões e apresenta, de forma superficial os demais guardiões.
Talvez por ter tantas informações a serem apresentadas, o lado descritivo dos locais por onde o quarteto viaja deixa um pouco a desejar. São descrições mais superficiais, mas mesmo assim não nublam o conteúdo do livro.
A história foi bem estruturada e a trama bem desenvolvida, fazendo com que no final tenhamos o "gancho" para o segundo livro.
É uma série voltada para o público infantojuvenil mas acredito que o público mais velho também irá apreciar. Tem aventuras, ação, personagens engraçados e viagens no tempo, além do velho duelo bem vs mal que é sempre irresistível . A capa combina bem com a trama e a editora realizou um ótimo trabalho de revisão, pois foi encontrado apenas um errinho na página 107.

"- Aqui ficam os trajes de todas as épocas da história ... Como você pode adivinhar, este é o salão favorito de Nathan. Tem mais espelhos até do que a suíte dele.
- O que eu posso dizer? Sinto-me atraído pela beleza - respondeu Nathan." (p. 84)

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801426
Ano: 2012
Páginas: 352
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



Sinopse - Circus Maximus é o segundo volume da série Os Guardiões da História, do britânico Damian Dibben, repleta de referências históricas e viagens no tempo. Em sua nova jornada, Jake Djones, Nathan Wylder e Charlie Chieverley mais uma vez são responsáveis por salvar o curso da história, e depois de uma desastrada missão na Suécia do século XVIII devem voltar ao ano 27 d.C. e capturar Agata Zeldt, “a mulher mais cruel da história”. Da fria e nevada Suécia ao esplendor do Império Romano, Circus Maximus prende o leitor no centro de uma aventura eletrizante e na companhia de personagens cativantes e carismáticos. 

CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

"Circus Maximus" é narrado em terceira pessoa e tem início na Suécia em 1782, quando Jake, Charlie e Nathan vão buscar uma remessa de atomium. Infelizmente, a situação não se desenrola como deveria e a substância vai parar na mão de um novo vilão, conhecido apenas como O Leopardo.
De volta ao Ponto Zero, Jake sente-se culpado pelos acontecimentos e acaba se excluindo um pouco do grupo. E sem querer, acaba se deparando com atitudes suspeitas da mimada Ocean (que por sinal, está cada vez mais egoísta). 
Enquanto isso, os Guardiões recebem uma mensagem de Topaz, informando que um dos grandes inimigos da sociedade, a Agata Zeldt está em Roma no ano 27 e tentará colocar um plano em ação capaz de mudar drasticamente toda a história. 
Nesse segundo livro, a trama se torna um pouco mais pessoal e o leitor começa a visualizar os terríveis inimigos dos Guardiões, que são também a família biológica de Topaz. Agata foi descrita no livro anterior como uma pessoa fria e ensandecida e ela realmente faz jus a sua reputação. É uma mulher implacável, que não poupa ninguém para cumprir seus objetivos.
Jake também começa a lidar com situações pessoais. Ele consegue uma pista sobre Philip e tem que aprender a obedecer as regras da sociedade e não a agir com impulsividade. 
O leitor também irá acompanhar mais dois cenários em paralelo. Os pais de Jake realizando uma investigação no Ponto Zero e uma maior interação entre Rose e Jupitus que encontram-se momentaneamente isolados. Dessa interação começamos a ter vislumbres dos sentimentos dos dois e uma explicação para o relacionamento de Jupitus e Ocean.
Esse segundo livro da série focou-se muito na família, na lealdade e nos amores impossíveis. Começamos a perceber que, apesar de ser uma vida excitante e cheia de aventuras, nem sempre é fácil para um guardião se apaixonar, principalmente quando a pessoa amada encontra-se em um tempo muito diferente do seu.
Como o foco principal desse livro foi a Roma do ano 27, dessa vez tivemos mais informações históricas e políticas sobre o local, enriquecendo ainda mais a obra.
Jake começa a demonstrar traços de que é um guardião natural, apesar de cometer muitos erros. Nathan continua com seu jeito debochado e engraçado enquanto Charlie apresenta seu jeito professoral e defensor dos animais.
Alguns personagens romanos acabam ganhando destaque na trama. São personagens que demonstram seus valores e que conseguem se tornar memoráveis. 
Mais uma vez, o final deixa claro que uma nova e inédita aventura está por vir no terceiro livro.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com a trama e com a capa do livro anterior.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802171
Ano: 2015
Páginas: 368
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


4 comentários

  1. Oi, Carol!
    Curto livros com viagem no tempo, mas confesso que histórias onde os personagens são adolescentes não fazem meu estilo, contudo o mistério envolvendo o sumiço dos pais do protagonista despertou minha curiosidade. Assim, se eu tiver a oportunidade de ler esses livros futuramente não vou deixá-la passar, só espero que a série não seja muito longa e que não demorem a publicar os próximos volumes pois só começo a leitura de uma série quando tenho todos seus volumes ao alcance de minhas mãos...
    Ps: as capas são incríveis!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Sinceramente, eu curti bastante os dois primeiros livros, mesmo tendo protagonistas adolescentes. Achei suas personalidades bem construídas e fiquei ansiosa pelo terceiro livro.
      Bjkas

      Ps: as capas são lindas mesmo!

      Excluir
  2. Noooossa livro sensacional eu preciso ler este livro. Sério de verdade, parece uma história incrivel, um enredo que parece super bem pensado. Gostei muito, já entrou pra lista de livros que eu quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Eu gostei bastante e estou aguardando o lançamento do terceiro rs.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!