[Resenha] Escândalo - Tammy Luciano - Viaje na Leitura

21/10/2015

[Resenha] Escândalo - Tammy Luciano


SinopseViva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos.Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.

O livro é dividido em duas partes: Parte I - Antes - Para entender o Depois e Parte II - Depois.
Narrado em primeira pessoa, o leitor é levado à Laudário, uma cidade do Mato Grosso do Sul, onde conhece Belinda, uma jovem de 19 anos que está desempregada e passa seus dias banhando-se no rio Paraguai. Após o falecimento de sua mãe Mimizinha, ela vive com seu pai Joselino e seu irmão Nirvano. A relação com o pai é desprovida de amor; Joselino passa a impressão de que a filha é um fardo. Tal impressão é reforçada com o fato de que ele a vende para a tia da moça, chamada Santana. O objetivo de Santa é levar a garota para o Rio de Janeiro, onde a vida de Belinda nunca mais será a mesma...
Belinda é uma moça de jeito simples, muito educada e inocente. Apesar do medo, deseja intensamente e ingenuamente que a mudança para uma cidade tão grande como o Rio seja algo positivo. Infelizmente ela não tem essa sorte e passará por muitos perrengues.
Mesmo em meio aos maus tratos, Belinda se mantêm positiva e seu espírito inquebrável. A lembrança de sua querida mãe a acalenta até o momento em que alguns anjos entram em sua vida.
Carmo, Antunes, seu Rosário e sua filha Francisca são uma brisa fresca na vida da jovem, que comprovam que a bondade está nos lugares mais inusitados. E o que falar de Jujuba? Uma pessoa com um enorme coração, divertido, alegre e leal, capaz de defender aqueles que ama com unha e dentes. E seus comentários? Impossível ler e não rir! (Suas hashtags são hilárias).
" - ...Eu sou vendedor da loja aqui em frente, sou gostoso igual uma Jujuba, adoro ser mordido e dou banho de açúcar em muita mulher. Quem já experimentou... Desculpa, mas a verdade precisa ser dita." (p. 37)

Ainda na primeira parte, a ascensão de Belinda se inicia. Observamos seus primeiros passos em direção ao estrelato.
A segunda parte da história se passa após quatro anos da chegada da protagonista ao Rio de Janeiro. Belinda já é uma estrela conhecida e a mídia está sempre acompanhando seus passos. Dividida entre sua vida pessoal e a sua vida pública, ela reencontra um de seus salvadores: Gustavo Salles.
Gustavo é um homem de 30 anos, jornalista famoso, talentoso, inteligente e bondoso. O pacote completo e sonho de consumo de muitos. Os dois tem uma forte ligação, mas existem muitos obstáculos entre os eles e o tão desejado final feliz.
"Escândalo" é um conto de fadas moderno, onde temos como tema principal a superação e o amor. É uma linda história, mas também apresenta um retrato cruel da realidade: jovens que procuram uma vida melhor nas capitais e são envolvidas em situações abusivas.
A autora, além de explorar esse tema tão importante, fala também do valor da família e das verdadeiras amizades. Fala da importância da família que criamos, não pelas ligações sanguíneas, mas pelos laços do amor e da lealdade.
Cada personagem que cruza a vida de Belinda tem um papel importante a desempenhar. São exemplos da bondade e infelizmente, da maldade existente no mundo. São personagens reais que estão também nas nossas vidas: pessoas trabalhadoras, honradas, que nos fazem rir e chorar.
Um lindo romance com inúmeras lições sobre o poder que um indivíduo exerce na vida do outro. Sobre laços forjados na dor e no amor. Sobre a capacidade do ser humano de superar a dor e encontrar a felicidade.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo, nas páginas 43 e 85, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa combina bastante com a trama, passando a impressão de se tratar da capa de uma revista.
"- ...Gente chique não fala pele, fala cute. Assim como não falam bege, falam nude, e não falam branco, falam off-white, e esse povo importante também acredita que existem variações de branco." (p. 43)

Confiram alguns detalhes internos do livro:







Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859745
Ano: 2015
Páginas: 320
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5




2 comentários

  1. Oi, Carol
    Confesso que toda vez que lia essa sinopse, eu ficava confusa em descobrir qual seria a premissa do livro. Sua resenha clareou minha vida.
    Nunca li nada da Tammy, infelizmente
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. adorei saber qual era a história do livro, pois eu vi a capa e fiquei me perguntando qual era do livro. a capa ficou bem interessante, parecendo as capas da caras
    nunca li nada da Tammy, mas como eu não curto histórias de estrelatos (nem verdadeiras muito menos fictícias), acho que vou deixar passar

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!