[Resenha] Armadilhas, Espirais e Terminais - Série Túneis - Livros 04, 05 e 06 - Roderick Gordon & Brian Williams - Viaje na Leitura

18/11/2015

[Resenha] Armadilhas, Espirais e Terminais - Série Túneis - Livros 04, 05 e 06 - Roderick Gordon & Brian Williams






SinopseVocê já parou para pensar no que existe embaixo dos seus pés? Com este mote, a série Túneis, dos britânicos Roderick Gordon e Brian Williams, foi publicada em mais de 40 idiomas e conquistou milhares de leitores em todo o mundo com sua bem-sucedida mistura de Indiana Jones com Viagem ao centro da Terra. A aventura subterrânea do jovem Will Burrows atinge um novo patamar em Armadilhas, o quarto volume da série. Will jamais poderia imaginar que um buraco cavado no quintal fosse levá-lo tão longe; e muito menos que teria que enfrentar um exército violento nas camadas mais profundas e escuras da Terra para evitar que um vírus de destruição em massa extermine a vida na superfície.

O final de "Vertigens" foi espetacular. Além da complexa trama já existente, onde os jovens foram mergulhando cada vez mais nas camadas do centro da Terra, descobriu-se que há mundos ainda não explorados dentro do planeta. Incrível!

Por conta das últimas descobertas, em "Armadilhas" os personagens continuam separados, dando ao leitor uma maior perspectiva da criação desse complexo universo de Roderick Gordon &Brian Willians.
Temos alguns momentos que merecem destaque. Depois de tantos livros rotulando os Styx como perversos vilões, os autores incluíram sua percepção da Terra através de um personagem. Ele demonstra para o leitor a maneira como eles enxergam o planeta e assim, permite que seu lado da história também seja contado.
Existe também o lado emocional da história. Chester continua a sua procura pelos pais, mas uma determinada personagem apega-se demais a ele, atrapalhando-o de todas as formas possíveis. Apesar dos atos incorretos dessa personagem, percebemos que ela é movida pela afeição ao Chester (que se tornou um pouco obsessiva). 
Falando em pontos positivos da trama é impossível deixar de lado a forma como os autores concluíram algumas questões. É uma característica da série ter um grande problema resolvido no livro e no final, uma nova questão ser aberta. Isso também acontece aqui no quarto livro da série. Vale ressaltar também que a qualidade da continuação não decaiu, algo que é muito difícil de acontecer em séries longas, que ou se tornam repetitivas ou acabam tendo desfechos terríveis. Até o momento não é o que ocorre em "Túneis".
Em relação à revisão, diagramação e layout, fica claro que há melhorias nesse novo volume. Ainda existem alguns errinhos, mas bem menos do que nos livros anteriores.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801600
Ano: 2013
Páginas: 528
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



Sinopse - Quando Will Burrows achava que estava a salvo dos perigos do subterrâneo, os Styx – um grupo cruel que domina uma sociedade esquecida no interior do planeta – chegam à superfície e iniciam uma série de ataques a Londres. Em Espirais, esses seres maléficos querem escravizar os seres humanos e possuem até mesmo com um espião entre Will e seus amigos. Mas os jovens heróis contarão com a ajuda de novos companheiros de habilidades bem particulares para ajudá-los, neste que é o quinto e eletrizante volume da série de aventura arqueológica Túneis. Será que eles conseguirão impedir o avanço dos Styx sobre a crosta?

"Espirais" é o quinto livro da série "Túneis" e traz um enredo totalmente diferenciado dos demais. Já na sinopse é possível perceber que a trama não se passa nas camadas da Terra, mas sim na Crosta, mais precisamente em Londres.
Admito que tal fato causou estranheza durante a leitura, pois já estava acostumada com as descrições mirabolantes de cada camada. Apesar dos autores continuarem com as descrições na história, de todos os livros publicados até o momento, esse é o que passa a maior sensação de deslocamento. Tive a impressão de que a obra não foi tão coesa quanto os anteriores. Isso se deve não apenas ao fato de se passar em Londres, mas também pelas ações dos Styx. Até o quarto livro, eles tinham determinado plano traçado, no qual iam avançando de história em história. Aqui, eles criam algo totalmente diferente e fazem de tudo para concretizá-lo.
Toda essa inovação no enredo deixa claro que os autores pensaram cuidadosamente na série como um todo. Novos personagens vão sendo apresentados e dessa forma, os lados da Guerra estão se formando. Infelizmente, como em todas as Guerras, existem perdas. E nesse livro não poderia ser diferente. Chegou o momento de nos despedirmos de alguns personagens queridos. Sem dúvidas, muitos corações serão partidos em "Espirais".
Vale a pena ressaltar o amadurecimento de alguns personagens. Toda essa batalha acabou tornando-os pessoas conscientes de suas responsabilidades e do peso que suas ações geram.
Outro item que vale mencionar é o trabalho com as capas. Do primeiro até o quinto livro, elas combinam perfeitamente com o conteúdo e umas com as outras.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho.

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801969
Ano: 2014
Páginas: 448
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



Sinopse - Will e Elliot estão de volta ao centro da Terra. Separados dos seus amigos, a dupla encontra inesperada ajuda em Nova Germânia e descobre um segredo que pode explicar a origem não só dos famigerados Styx, mas de toda a raça humana. Mas para salvar a Inglaterra da dominação total, os amigos terão que encontrar uma maneira de enfrentar os invasores do centro da terra, no eletrizante final da saga Túneis. Publicada em mais de 40 países, a série alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e foi best-seller em 15 países. Com direitos vendidos para o cinema, Túneis encantou jovens de todo o mundo com a incrível aventura de jovens curiosos em um mundo subterrâneo. 

"Terminais" é o último livro da série "Túneis". Para quem vem acompanhando a aventura de Will desde o comecinho, a sensação de alívio ao perceber que os autores tiveram um grande cuidado ao finalizar a saga com um tom empolgante e ao mesmo tempo, amarrando as pontas soltas que faltavam é impagável.
Durante a leitura de "Espirais", confesso que fiquei na dúvida sobre a mudança de ares na ambientação, porém tudo fica claramente explicado em "Terminais". Devido aos acontecimentos decorrentes no quinto livro, Londres é um caos total. Herminone conseguiu seu intento e a Fase foi concluída. Consequentemente, os Armagi aterrorizam a todos. Mas isso não é tudo. Se o início foi lá em "Túneis", com Will, nada mais justo que esse personagem voltar a ser um dos focos da trama em "Terminais".Ele e Elliot estão em Nova Germânia e ainda possuem alguns percalços em suas trajetórias. Cada um terá o seu papel a desempenhar nessa última batalha e um passo em falso pode colocar tudo a perder.
Existe um grand finale no livro que sem dúvida destaca-se durante toda a leitura. Acredito que será o momento inesquecível para muitos.
Como um todo, a saga mostrou-se coesa e com inúmeros problemas sendo resolvidos. O final não foi exatamente surpreendente, mas houve seus momentos. Algumas cenas são emocionantes, outras mostram os valores das amizades, honra e lealdade e todas estão envolvidas em uma imensa aventura.
A escrita dos autores continua viciante. Suas descrições e criações de mundos tão mirabolantes encantaram desde o início.
O trabalho editorial melhorou visivelmente a cada obra. O cuidado com a revisão e diagramação é perceptível e as capas por si só, narram uma jornada e tanto!

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579802256
Ano: 2015
Páginas: 416
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Confiram as resenhas dos três primeiros livros clicando aqui



Um comentário

  1. Carol!
    Não li nenhum dos livros da série, porém achei interessante todo mote.
    E fico feliz que ela tenha terminado a contento, mesmo que com previsibilidade.
    A série parece carregada de aventura.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!