[Resenha] Mulheres em ebulição - Dra. Julie Holland - Viaje na Leitura

27/03/2016

[Resenha] Mulheres em ebulição - Dra. Julie Holland



Sinopse
Baseado em estudos e pesquisas científicas, Mulheres em ebulição faz um raio X da vida e da saúde da mulher, abordando temas como TPM, sexualidade, casamento, envelhecimento, menopausa, anticoncepcionais, reposição hormonal, relação entre comida e humor, importância do sono, terapias naturais e depressão. Dra. Julie Holland afirma que a variação de humor que toda mulher vive é uma característica feminina básica que não deve ser anulada com remédios nem encarada como um problema a ser resolvido. E que quando aprendemos a compreendê-la, podemos fazer dessa aparente fragilidade a maior fonte de nossa força. Além disso, ela traz informações detalhadas sobre como os hormônios influenciam nossas decisões, nosso comportamento e nossos relacionamentos.
Onde Comprar?

Minha Opinião:

Este livro de desenvolvimento pessoal, traz informações, dicas e conselhos que influenciarão o leitor na sua maneira de pensar sobre o uso de certos medicamentos, quais opções temos, o que podemos fazer para melhorar vários aspectos da nossa vida e muitos outros assuntos do universo feminino.

Antidepressivos ou estabilizadores de humor?


Segundo a psiquiatra, autora deste livro, a maioria das pessoas usam estes medicamentos indiscriminadamente, a maioria acaba perdendo qualidade de vida porque não precisava realmente da medicação, acabam tomando um medicamento que deve ser prescrito por profissionais da saúde mental para doenças e transtornos que devem ser acompanhados pelos mesmos profissionais, por conta própria.

A autora enfatiza a importância da alimentação saudável, da prática regular de exercícios físicos, o quão importante é priorizarmos um bom sono, nos aliarmos as terapias naturais, mas acima de tudo, respeitar as mudanças hormonais que todas nós mulheres estamos sujeitas, sem apelarmos ao uso de medicações.

"Os hormônios femininos estão sempre oscilando. Eles passam por altos e baixos durante o ciclo mensal e aumentam e diminuem ao longo de décadas de fertilidade, tornando-se bem mais instáveis durante a adolescência e a perimenopausa – a primavera e o outono dos anos reprodutivos. A instabilidade emocional feminina é uma característica totalmente natural. Ainda assim, uma em cada quatro americanas toma remédios para controlar as emoções, sem ter a menor ideia dos efeitos que isso pode lhes causar no futuro."

As intenções da autora com certeza foram as melhores, e a leitura foi extremamente produtiva, aprendi muito com ela, no entanto, acredito que nem sempre temos a opção de escolher não usar medicações, como seres humanos estamos sujeitos a limitações. Mas no geral, sei que existe muito automedicação e ela é extremamente perigosa, com cuidado e acompanhamento médico, podemos ter qualidade de vida independente de nossos problemas físicos e/ou mentais.

A autora fala do nosso corpo, nossos ciclos naturais. Você sabe porque temos muita vontade de comer doce, especialmente chocolate quando estamos de TPM? Temos a explicação neste livro.

É uma leitura de descobertas,  de aprendizado, uma leitura para compreendermos nosso organismo e nos atentar ao que realmente é importante em nossa vida. Se somos influenciadas por hormônios ou não, você só descobrirá ao ler este livro.

"Já estamos dando os primeiros passos para mudar essa situação, mas até que a comunidade médica reconheça a complexidade do cérebro e do corpo feminino – e como eles diferem do masculino – estaremos em desvantagem."

Boa leitura!



Ficha Técnica


Editora: Sextante
Lançamento: 2015
Título original: Moody Bitches
Tradução: Débora Chaves
Número de Páginas: 240
ISBN: 9788543102795



Um comentário

  1. Oi, Thaís.
    Apesar de não ser o tipo de livro que resenho no blog, sempre abro espaço na minha lista de leituras para um livro assim! Acho muito interessante!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!