[Resenha] Mr. Mercedes - Trilogia Bill Hodges # 1 - Stephen King - Viaje na Leitura

20/04/2016

[Resenha] Mr. Mercedes - Trilogia Bill Hodges # 1 - Stephen King


Sinopse - Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos. Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia. Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares. Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.



A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Bill Hodges. Bill é um detetive que teve um caso marcante em sua carreira que nunca foi resolvido. Esse caso fica em sua memória até mesmo depois de se aposentar, o caso do "O Assassino do Mercedes". A brutalidade do crime, as vítimas, tudo fica impregnado na vida de Bill. Seis meses após sua aposentadoria, Bill está levando uma vida sem sentido. Poderia até arriscar e comentar que ele se encontra deprimido e sem perspectivas.Tudo isso muda quando ele recebe uma carta do assassino.
"Prezado Detetive Hodges,Espero que você não se importe de eu usar seu título, embora você já esteja aposentado há sei meses. Acredito que, se juízes incompetentes, políticos corruptos e oficiais militares imbecis podem manter os títulos depois da aposentadoria, o mesmo deveria acontecer com um dos policiais mais condecorados da história da cidade." (p. 26)
A carta é totalmente condescendente, com um ar de superioridade que deixa claro que o assassino tem um ego gigantesco. 
"Tenho certeza de que você fez "o melhor que pôde", mas infelizmente (para você, não para mim) você falhou. Imagino que, se já houve um "bendito" que você quis pegar, Detetive Hodges, foi o homem que dirigiu deliberadamente para cima da multidão na filha para a Feira de Empregos no City Center no ano passado, matando oito e ferindo muito mais. (Devo dizer que superei até minhas maiores expectativas.)" (p. 27)
O que o assassino não contava é que é a sua carta que dá um impulso na vida de Bill, que volta a caçar o criminoso.
Bill é meio que uma caricatura daqueles detetives que assistimos em filmes: detesta informática, é brilhante mas introspectivo e tem um ar de solitário ao seu redor. Mas para caçar esse assassino ele vai precisar de ajuda e é onde entra o jovem Jerome (para resolver os problemas tecnológicos) e a Janelle.
O leitor tem uma visão clara da identidade do assassino e da vida que ele leva. Sabemos quem ele é, como é sua rotina e quem está em sua vida. O que posso adiantar é que a sua mente é deturpada e que ele tem um ar assustador.
A escrita é bem fluida e concisa e a trama é bem desenvolvida. Não há exatamente muita novidade na trama. É possível ter uma ideia de onde ela irá nos conduzir, mas a obra é bem escrita e tem personagens sólidos e bem construídos. As personalidades deles se complementam e os detalhes dos crimes são bem explicados.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.
"Era em mim em que você estava pensando quando seus colegas, os outros Cavaleiros do Distintivo e das Armas, contavam histórias sobre (isso é só um palpite) criminosos que foram pegos literalmente sem calças ou relembravam pegadinhas feitas na delegacia?Aposto que sim!" (p. 27)
ISBN-13: 9788556510020


2 comentários

  1. Oi, Carol.
    É uma vergonha o que vou dizer, mas nunca li nada do Stephen King. Não foi falta de vontade, mas só de oportunidade mesmo! Recentemente ganhei um Joyland, mas acho que esse livro me animou mais! Vou procurar por ele!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Só li um livro do mestre King "Jogo Perigoso" e gostei muito. Anotei Mr Mercedes como opção de leitura, pois me parece mais um suspense do que terror, estou certa? (Não curto ler terror)
    A escrita de Stephen King me conquistou, um talento mesmo. Descreve cenas muito bem!
    Beijos e boas leituras!
    Anna
    http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!