[Resenha] O nadador - Joakim Zander - Viaje na Leitura

14/04/2016

[Resenha] O nadador - Joakim Zander



SinopseEm uma acelerada perseguição pela Europa, um ex-agente secreto tenta salvar a única pessoa capaz de exorcizar os fantasmas de seu passado. Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque – a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro. Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.Alternando habilmente entre passado e presente, entre Suécia, Síria e Estados Unidos, Joakim Zander tece uma rede de intrigas e suspense em um estilo sofisticado e descritivo que transformou O nadador em um estrondoso sucesso.



A história começa em julho de 1980 em Damasco, Síria. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, observamos uma situação crítica: ele, sua mulher e filha estão em perigo. Inicialmente é confuso para o leitor, pois sentimos a tensão que transborda das páginas. O protagonista é um agente secreto e sua visão poderia ser vista como paranoica. Infelizmente ele tem motivos para isso, pois logo no início sua mulher é assassinada e ele precisa sumir da vida de sua filha, deixando-a com os avôs maternos.
Anos se passam. Décadas. A bebê sobrevivente se torna uma mulher. No final do ano de 2013 Klara Walldéen tem um emprego estável no Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica e um pseudo relacionamento com Cyril Cuvelliez. Pseudo porque Klara sempre foi introspectiva, apesar da necessidade de se conectar com outras pessoas. Ter perdido a mãe cedo e nunca ter ouvido falar do pai a deixaram vivendo na borda emocional.
Mas ela teve alguém em seu passado que foi importante quando ela estudava em Uppsala na Suécia: Mahmoud Shammosh. 
Mahmoud também tem suas dificuldades em expor os sentimentos e por conta disso, o relacionamento dos dois terminou. Só que agora ele anda recebendo ligações estranhas e mensagens que o remetem a seu passado sombrio. Então ele resolve procurar ajuda de Klara, a única pessoa em quem ele confia no momento.
Em paralelo, temos George Lööw que trabalha na Merchant & Taylor, a maior empresa de relações públicas do mundo. Seu papel inicialmente é estranho, mas vai ganhando forma conforme a trama avança. George é arrogante, cheio de si e tem uma visão bem prática do mundo. Em alguns momentos se mostra alguém inescrupuloso, interessado apenas se favorecer.
Quando Mahmoud encontra-se com Klara a ação propriamente dita começa. Os dois percorrem toda a Europa em busca de respostas e de um lugar seguro. 
A obra tem capítulos alternados em torno desses quatros protagonistas: o agente, Klara, Mahmoud e George. Apenas o agente secreto é narrado em primeira pessoa. Por não sabermos sua real identidade, a narração em primeira pessoa possibilitou um tom intimista e permitiu ao leitor conhecê-lo um pouco mais. É um homem que vive como um camaleão, disfarçando-se em vários ambientes, mas que tem um único propósito pessoal: vingança.
A trama como um todo é muito bem desenvolvida e prende a atenção do leitor do começo ao fim. As diversas perspectivas dá uma visão panorâmica dos acontecimentos e faz com que o leitor se prenda ainda mais a história. A escrita do autor é simples e direta, com uma linguagem concisa e fluida. Há um certo lirismo nas descrições, principalmente nos trechos de primeira pessoa, quase poéticos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.
"Toda vez que a abraço é a última vez que a abraço. Soube disso desde o primeiro momento. E, quando você voltou e segurei nossa filha em meus braços insones, tudo o que pude pensar foi: "Está é a última vez"." (p. 09)

ISBN-13: 9788580578638
ISBN-10: 8580578639
Ano: 2016
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!