[Resenha] Todos Envolvidos - Ryan Gattis - Viaje na Leitura

15/04/2016

[Resenha] Todos Envolvidos - Ryan Gattis

Sinopse - Durante seis dias, Los Angeles arde em chamas. Durante seis dias, dezessete pessoas estão no meio do caos. Durante seis dias, não há mocinhos nem bandidos, porque não há lei.Na tarde de 29 de abril de 1992, um júri absolveu dois policiais brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles acusados de usarem força excessiva para controlar um civil negro chamado Rodney King. Menos de duas horas depois, a cidade explodiu em violência, e o caos durou seis dias. Em aproximadamente 121 horas, sessenta pessoas morreram. Mas muitas mortes não foram contabilizadas: fora da zona principal de protestos, algumas gangues se aproveitaram dos tumultos para acertar as próprias contas. Inspirado nesse momento e narrado do ponto de vista de dezessete personagens, o romance de Ryan Gattis apaga as fronteiras entre vítimas e criminosos e transforma a história dos protestos em uma vívida e eletrizante obra de ficção. Uma narrativa ambiciosa e arrebatadora, um épico sobre crime e oportunismo, vingança e lealdade.


"Às 15h15 do dia 29 de abril de 1992, um júri absolveu Theodore Brisino e Timothy Wind, agentes do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), assim como o sargento Stacey Koon, da acusação de abuso de força para subjugar o civil Rodney King... 
Por volta das 17h começaram as revoltas. Elas duraram seis dias, terminando finalmente em 4 de maio, uma segunda feira, com um saldo de 10.904 prisões, mais de 2.383 pessoas feridas, 11.113 incêndios e mais de um bilhão de dólares em danos a propriedades." (p. 09)

Rodney King - civil agredido
"Na noite do dia 3 de março de 1991, Rodney King, de 25 anos, conduzia seu carro por Los Angeles em alta velocidade junto a dois amigos após ingerir bebidas alcoólicas. Ao perceber o fato, a polícia da cidade iniciou uma perseguição para deter o veículo de King, que estava em liberdade condicional por roubo. Quando os agentes conseguiram parar o carro em Lake View Terrace, no Vale de San Fernando, King saiu do veículo e levou uma surra com chutes, golpes de cassetete e armas de choque elétrico dos policiais enquanto estava no chão e indefeso. Os relatórios médicos posteriores detalharam que King sofreu nove ferimentos na cabeça, uma fratura no tornozelo, lesões por todo o corpo e um olho roxo, além de possíveis danos na visão e no cérebro." Fonte

"Todos Envolvidos" é o lançamento da Intrínseca que irá falar sobre os acontecimentos desses seis dias, na perspectiva de 17 personagens. São pessoas que tiveram suas vidas marcadas, a maioria delas de forma brutal, por conta dos protestos gerados após a absolvição dos policiais. 
De forma cronológica, o livro apresenta os fatos que levaram aos intensos protestos, e descreve desde o primeiro dia até o sexto dia. Narrado em primeira pessoa a obra traz histórias fortes de pessoas que tiveram sua vida mudada de forma abrupta. Civis, trabalhadores, policiais, bombeiros e até mesmo cidadãos com a ficha suja. O impacto desse julgamento foi tão grande que repercutiu em todas as camadas sociais.
O livro é denso e complexo, principalmente pelos inúmeros personagens que vamos conhecendo com o avançar da história. Além disso, por basear-se em um fato real que mudou Los Angeles e até mesmo o mundo, o leitor acaba ficando emocionalmente conectado com os personagens.
Uma obra recomendada a todos, pois apresenta uma perspectiva diferente de um dos eventos marcantes da humanidade.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional. A obra contêm sumário, glossário, citações, páginas diferenciadas e tudo isso agregou mais valor ao livro.




ISBN-13: 9788580578102
ISBN-10: 8580578108
Ano: 2016 
Páginas: 382
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Um comentário

  1. Oi Carol!
    Acho a premissa interessante, mas não é á o tipo de leitura que esta me atraindo nesse momento.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!