[Resenha] Trilogia O Ciclo Nessântico - S. L. Farrell - Viaje na Leitura

21/04/2016

[Resenha] Trilogia O Ciclo Nessântico - S. L. Farrell




Sinopse - Nessântico – terra de luxúria e perigos, que durante séculos influenciou povos além de suas fronteiras. Uma cidade forte, sedutora, e que mesmo sob o efeito do comércio e da guerra abriga intelectuais, ricos e poderosos de todo o país. Um lugar muito invejado, e por isso as coisas estão prestes a mudar. Governada por Marguerite ca'Ludovici, que agora prepara-se para celebrar seu Jubileu e passar o seu legado para seu filho Justi, enquanto Jan ca'Vörl, um poderoso nobre, tenta armar uma rebelião. Archigos Dhosti ca'Millac, líder da Fé de Concénzia e aliado de Marguerite, luta para controlar fundamentalistas como Orlandi ca'Cellibrecca , enquanto eles clamam por uma ação contra aqueles que insistem em afirmar que a magia não está ligada à fé em Cénzi. Presa no meio desta disputa por poder está a jovem sacerdotisa Ana co’Seranta, cuja impressionante habilidade com a magia a torna um peão na luta pelo poder. O trono do Sol é uma trama onde o elenco ativo é um fascínio imenso, muitos dos quais se alternam na narrativa. Leitores que apreciam a construção de um mundo de intriga e ação mergulharão nesta história rica e complexa.

O livro conta a história de Nessântico, a cidade mais poderosa e admirada do seu mundo. Por conta desse poder, seu trono é disputado. Todos cobiçam e planejam conquistá-lo. Essa é de certa forma, a premissa principal do livro: a disputa pelo trono. A cidade é culturalmente rica e controla seus vizinhos, que são conhecidos como Os Domínios de Nessântico.
"Se uma cidade tivesse sexo, Nessântico seria mulher. (...)Com o passar das décadas e dos lentos séculos, conforme o país que adotou o nome da cidade e tornou ainda mais influente; conforme os kralji viraram os reis senhores não só de Nessântico, mas de toda Il Trebbio (...)Não havia cidade no mundo conhecido que pudesse rivalizar com ela.Mas havia muitas que a invejavam."
A atual governanta da cidade, a Kraljica Marguerite ca'Ludovici, pretende fazer seu jubileu e passar seu cargo a seu único filho, Justi ca'Mazzak. Porém a chegada dos Numetodos abala a cidade. Os Numetodos são um grupo que não praticam a religião do reino, mas são capazes de utilizar o poder, conhecido como Ilmodo, que na teoria, deveria ser dos verdadeiros fiéis a Cénzi, que é o Deus da Concénzia.
Essas são apenas algumas das subtramas criadas no livro. Existem tantos outros aspectos que se torna impossível comentar todos.
O livro apresenta inúmeros personagens e cria uma trama rica e complexa. A leitura é densa por conta de todos os aspectos religiosos e políticos apresentados, mas também pela profundidade de seus personagens. É uma obra muito bem escrita e que prende a atenção do leitor do início ao fim. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional. A capa desperta o interesse. 

ISBN-13: 9788580444483
ISBN-10: 8580444489
Ano: 2012
Páginas: 580
Idioma: português 
Editora: LeYa Brasil
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

Sinopse - Jan ca´Vörl está agonizando os últimos instantes de vida, e quem se tornará o novo hïrzg de Firenzcia: Allesandra, a filha raptada pela archigos Ana ca´Seranta, ou o ambicioso Fynn? O Trono do Sol também se encontra “vazio” à espera da maioridade do frágil Audric ca´Dakwi, filho de Justi e herdeiro de Marguerite ca´Ludovici. Essas posições de poder são mais disputadas do que se aparenta e nesse cenário de desolação e desconfiança, assassinatos inesperados mudam as peças do tabuleiro: amigos podem se revelar inimigos, laços de sangue tornam-se fatais e os mortos podem mostrar-se ainda com alguma influência sobre esse jogo de poder. Para esquentar ainda mais essa trama, um novo personagem chama a atenção pelo seu ar de mistério envolvente: a Pedra Branca. Neste segundo livro de O ciclo de Nessântico, S. L. Farrell confirma sua habilidade em criar personagens instigantes, ambíguos e fascinantes, inseridos num mundo onde magia, poder e sedução estimulam a imaginação de leitores ávidos por essa atmosfera de suspense e de fantasia sempre com algo a ser desvelado.

A trama se inicia 27 anos depois do término do primeiro livro. Por conta disso, novos personagens surgem e seus pontos de vistas são apresentados. Porém, isso não quer dizer que alguns dos personagens do primeiro livro não se destaquem. Exemplo disso é o Karl ca'Vliomani, embaixador dos numetodos da Ilha de Paeti. Karl não era um personagem de destaque em "A Magia da Alvorada", mas após alguns acontecimentos tristes, ele está em busca de vingança. Observamos que ele é um personagem emocional, o que destoa um pouco da obra. Sergei ca'Rudka agora é regente de Nessântico, mas ele tem seus próprios planos, alegando querer o melhor para Nessântico (acredito que essa é uma justificativa usada por mais de um personagem para conquistar o trono). Esses são alguns dos personagens do primeiro livro que surgem em "A Magia do anoitecer" de forma esplendorosa. 
Como comentei anteriormente, existe novos personagens como Varina ci'Pallo, uma numetodo que é uma "controladora de emoções" de Karl, Niente, um tehuantino e feiticeiro, Nico Morel, filho de Talis e muitos outros.
"A Magia do anoitecer" consegue ser tão arrebatador quanto o primeiro livro. As conspirações, a vingança, as rivalidades e as guerras são descritas de forma que não conseguimos largar o livro. O final é de tirar o fôlego e a necessidade de ler a continuação é imediata.
Em relação ao trabalho editorial, a Editora Leya realizou um ótimo trabalho. A capa não apenas combina com a capa do livro anterior, como desperta a atenção do leitor.

ISBN-13: 9788580447897
ISBN-10: 8580447895
Ano: 2013
Páginas: 640
Idioma: português 
Editora: LeYa
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5
Sinopse - O final majestoso de uma trilogia que arrebatou os fãs de fantasia. Quinze anos após os acontecimentos de A magia do anoitecer, Nessântico está prestes a viver seu momento mais sombrio. A atual ocupante do Trono do Sol, a kraljica Allesandra se vê obrigada a engolir o orgulho e ceder o poder para o filho expatriado Jan o hïrzg de Firenzcia e seu rival político agora que a cidade está outra vez sob a ameaça dos tehuantinos, o mesmo inimigo que deixou um rastro de destruição sem precedentes pelo reino, há mais de uma década. Allesandra precisa das tropas de Jan, mas talvez a salvação da cidade também dependa da revolucionária experimentação científica realizada por Varina, agora líder dos numetodos, os hereges que provocaram um cisma na Fé de Concénzia. No encerramento de O Ciclo Nessântico, S. L. Farrell amarra as tramas iniciadas em A magia da alvorada e dá destino aos vários personagens que elaborou tão bem em três volumes marcados por uma rica construção de mundo, grandes batalhas mágicas e intrigas palacianas maquiavélicas, que arrebataram os fãs de literatura de fantástica.
"A Magia da Aurora" é o desfecho da trilogia O Ciclo Nessântico. Da mesma forma que os livros anteriores, temos a perspectiva de vários personagens. Conforme a sinopse explica, a trama se passa 15 anos após os acontecimentos do segundo livro, a kraljica Allesandra está no poder. Infelizmente, a ameaça dos tehuantinos faz com que Allesandra precise dar o braço a torcer e recorrer ao seu inimigo Jan, o hïrzg de Firenzcia.
A partir dessa premissa, o livro é uma jornada fantástica e um final excepcional para uma trilogia que não deixou a desejar em nenhum livro.
Com o encerramento dessa série, fica o sentimento de deslumbramento por Nessântico. Apesar dos inúmeros personagens incríveis que surgiram, sem dúvida essa cidade tão cobiçada é a protagonista da saga. Sua riqueza cultural, sua arquitetura, a política, as religiões e seus habitantes tornam Nessântico um ser vivo, pulsante e rico.
Não há dúvida de que S. L. Farrell sabe escrever com maestria e que sua criatividade é infinita. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Os cuidados em detalhes internos, a escolha das capas, fonte, glossários e tantos outros itens enriqueceram o conteúdo.

ISBN-13: 9788544100646
ISBN-10: 8544100643
Ano: 2014
Páginas: 656
Idioma: português
Editora: LeYa
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


3 comentários

  1. Oi, Carol.
    Ainda não conhecia essa série, mas fiquei interessada.
    Estou mesmo precisando ler uma boa fantasia!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela resenha, não conhecia essa trilogia, gostei bastante gosto deste gernero literario onde aborda assuntos de disputa de poder entre reinos, politica e religiões, e pelo que pode ver envolve magia certo? amei e me interessei bastante. bjks
    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!