[Resenha] Baía da Esperança - Jojo Moyes - Viaje na Leitura

19/05/2016

[Resenha] Baía da Esperança - Jojo Moyes


SinopseLiza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava se não para ela, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra com a tia.Um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, Mike pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez.

A Baía da Esperança, uma remota Baía na Austrália é o cenário para mais um livro emocionante da autora Jojo Moyes.
Mike foi enviado para pesquisar sobre o local para a construção de um resort de luxo. Focado completamente nos negócios, ele se hospeda no hotel da tia de Liza. Inicialmente tudo o que importa para Mike são os números e resultados de sua pesquisa, mas a pacata região e seus moradores vão ganhando o coração desse protagonista.
Nesse hotel onde Mike se hospeda, encontramos três gerações: Kathleen, Liza e Hannah. Cada uma delas expressa sua vida com uma visão diferente: a experiência, a maduridade e a inocência.
Em paralelo à história de Mike, vamos conhecendo alguns outros habitantes que vão apresentando ao leitor as suas vidas, como por exemplo, Kathleen, a tia de Liza.
A própria baía é um personagem importante na obra. Sua história, sua localização e suas peculiaridades enriquecem a narrativa e a obra.
"Ouvi os cantos de amor e perda romperem o silêncio das partes mais profundas do mar, e chorei com eles. Nesses cantos, a gente ouve toda a alegria e dor de qualquer mãe fascinada pelo coração do bebê.” 
Os capítulos são narrados em primeira pessoa e os pontos de vista alternados, apesar de que a perspectiva do Mike é a predominante. Temos capítulos narrados pela Kathleen, pela Liza e pela própria Hannah, a filhinha de Liza.
Essa obra não é uma leitura rápida. A autora vai lentamente construindo os alicerces de uma trama que fala de amor, escolhas e encontrar algo que valha a pena para construir sua vida ao redor.
Muitos capítulos do livro possuem poucos diálogos, sendo mais uma narrativa contínua e reflexiva. Tal fato faz com que o leitor pause de tempos em tempos ao terminar um capítulo e reflita sobre as próprias escolhas da vida.
"- Estou apaixonado - disse. As palavras me haviam simplesmente escapado. Recostei-me, aturdido, no sofá, e as repeti: - Meu Deus, eu estou apaixonado."
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo capítulo. Essa capa consegue capturar bem a beleza e tranquilidade do local.
“Nunca houve noite demasiadamente fria para me fazer fechá-la por completo. Ali, dois andares acima, eu podia ficar em paz com meus pensamentos e, quando sozinha, chorar sem ninguém ouvir. Eram as únicas vezes em que fechava a janela, para que o ar não transportasse qualquer som por mim proferido às tripulações de observação de baleias ou a ouvintes dispersos embaixo.”
ISBN-13: 9788580578737
ISBN-10: 8580578736
Ano: 2016 
Páginas: 301
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5



Um comentário

  1. Carol,
    Amei esse livro, mesmo ele sendo mais parado!
    Fiquei apaixonada especialmente pela Hannah! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!