[Resenha] O Quarto Dia - Sarah Lotz - Viaje na Leitura

31/05/2016

[Resenha] O Quarto Dia - Sarah Lotz


SinopseEm O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis... Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Mais uma vez a autora Sarah Lotz consegue surpreender o leitor com uma trama cheia de suspense e reviravolta! Narrado em terceira pessoa, "O quarto dia" é ambientado no cruzeiro Belo Sonhador, um Cruzeiro Foveros. O enredo gira em torno de alguns personagens e os capítulos que os representam receberam títulos peculiares.
Como no nome do livro indica, o cruzeiro estava indo bem até o quarto dia, quando ocorre um pequeno incêndio na casa das máquinas causou uma pane elétrica. Segundo as mensagens de Damien, o diretor do cruzeiro, era apenas um contratempo de algumas horas. Mas esse "contratempo" torna-se o pior pesadelo desses 2.962 passageiros e tripulantes, quando acontecimentos muitos bizarros começam a se desenrolar...
Sem energia, o sistema de refrigeração não funciona: os alimentos tornam-se limitados, o ar das cabines fica quente e ficar lá torna-se insuportável e os ânimos dos passageiros tornam-se exaltados. Junte isso a uma tripulação que trabalha incansavelmente, sendo desprezados pelos passageiros e insultados pelos próprios chefes.
Ficar no meio do alto mar, sem comunicação, sem saber exatamente onde estão já é uma situação extenuante. Mas, eventos bizarros, como a aparição de um garotinho, o comportamento bizarro da médium do cruzeiro e um cadáver é mais do que qualquer um aguentaria!
Os capítulos nomeados "A Assistente da Bruxa" giram em torno de Madeleine ou Maddie, a assistente de Celine, a médium e uma das atrações do cruzeiro. Maddie estava em uma situação pessoal ruim quando aceitou se tornar assistente, mas com o tempo arrependeu-se da decisão. Celine é grosseira, exigente e após o escândalo envolvendo suas declarações sobre os sobreviventes de um dos voos da quinta-feira negra, a situação apenas se agravou. Após o quarto dia do cruzeiro, Celine tem uma mudança drástica de comportamento e se torna ávida para auxiliar os demais indivíduos do cruzeiro. Conforme sua chefe vai mudando, Maddie vai ficando mais por conta própria na embarcação e vai investigando, com a ajuda de Xavier, dono do Blog do Curinga, o que está realmente acontecendo.
Temos também alguns capítulos intitulados "O Condenado", onde o protagonista é Gary Johansson. À primeira vista, Gary é um homem mediano: nem bonito nem feio, casado com uma mulher "normal", professor, que passa desapercebido por todos. Porém, ele têm uma "compulsão" que o torna sombrio e assustador.
Os capítulos intitulados "A Criada do Diabo" gira em torno de Altheia, uma das camareiras do navio. Para os passageiros ela é prestativa, gentil e generosa, mas mentalmente está sempre frustrada, sofrendo abusos da chefe e desesperada para ganhar dinheiro, pois tem um marido sanguessuga e não quer, de forma alguma, ficar presa com ele. Altheia é a primeira passageira a visualizar algo que a deixa intrigada e ao mesmo tempo assustada. É uma personagem astuta, batalhadora e forte.
"As irmãs suicidas" gira em torno de Helen e Elise, duas gentis senhoras que estão passando por momentos extenuantes em sua vida pessoal. 
"O Anjo da Misericórdia" gira em torno do Jesse, o médico do cruzeiro. Jesse é um médico renomado que cometeu um grave erro e que se "escondeu" na embarcação. Deveria ser um trabalho tranquilo, mas o pânico dos passageiros, uma epidemia e um cadáver tornam o seu trabalho uma missão quase impossível e as tentações estão em todos os lugares...
E "O Guardião dos Segredos" fala de Devi, um seguranças do "Belo Sonhador". Devi tem o coração no lugar certo e apesar de todos os empecilhos colocados pelo seu chefe, ele tenta de todas as formas fazer o correto. Sua vida particular é conturbada, pois sua cultura não permite que ele seja verdadeiro. Teve que sair de casa após descobrirem seu segredo e sofrer represálias.
A obra é complexa, cheia de nuances e assustadora. É um suspense que prende a atenção do leitor do começo ao fim e a cada página virada uma nova revelação é feita.
Os personagens são complexos e ricos. Cada um tem seus segredos, dúvidas e anseios. A forma como a autora apresenta o comportamento humano diante algumas situações difíceis. Uma obra espetacular e totalmente irresistível.
Não é necessário ler "Os Três" antes desse livro. Cada livro tem uma história independente e a única ligação entre eles é explicada e superficial. 
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho incrível. As bordas das páginas são azuis escuras, combinando com a cor da capa e a capa combina muito bem com o enredo.

ISBN-13: 9788580415384
ISBN-10: 8580415381
Ano: 2016 
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5 <3


Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Estava mesmo querendo saber se esse livro era ou não continuação do Três. Ouvi muito elogios à escrita da autora e estou curiosa!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!