[Resenha] Temporada dos Ossos - Bone Season # 1 - Samantha Shannon - Viaje na Leitura

02/05/2016

[Resenha] Temporada dos Ossos - Bone Season # 1 - Samantha Shannon

Sinopse - Distopia com uma pegada sobrenatural são os ingredientes da série Bone Season, de Samantha Shannon, que chega ao Brasil pelo selo Fantástica Rocco. Ambientada em 2059, a trama acompanha a protagonista Paige Mahoney, uma andarilha onírica, alguém capaz de entrar na mente das pessoas e captar pensamentos e fragmentos de sonhos. Considerada traidora pelo governo, Paige paga por seu dom com a sua liberdade e é enviada para uma prisão secreta em Oxford. Lá, ela conhece os Rephaim, criaturas de uma raça antiga que desejam controlar a clarividência de Paige e de outros como ela, e precisará aprender a confiar em aliados improváveis não só para reconquistar a liberdade, mas garantir a própria sobrevivência. Considerada um dos principais nomes da literatura de fantasia dos últimos tempos, Samantha Shannon entrega aos leitores um romance surpreendente e arrebatador.


A história é totalmente narrada em primeira pessoa pela protagonista Paige Mahoney e apresenta ao leitor dois locais incríveis, a SciLo (Scion Londres - Scion é o nome do governo) e Sheol I.
O ano é 2059 e segundo as autoridades, pessoas clarividentes são uma ameaça à sociedade. No decorrer da leitura, teremos as explicações sobre os inúmeros tipos de "desnaturais" (pessoas com clarividência). São várias classes que apresentam inúmeras subdivisões. Scion é perigosa. Ela captura os desnaturais e os prende ou até mesmo os mata. Os desnaturais precisam viver incógnitos e fazer o necessário. Paige acaba se tornando a concubina do Jaxon Hall, o mime-lorde responsável pela área I-4. Os mime-lordes são como mafiosos, cada um tem o seu grupo e controla uma determinada área. Trabalhar para Jaxon dá um status de proteção à Paige, mas mesmo assim ela não se vê fora do perigo. Nas primeiras partes dos livros somos apresentados aos demais empregados do Jaxon, que fazem parte dos Sete Selos, a elite desse grupo. Temos algumas histórias de como ele é como chefe e os trabalhos que esse grupo realizou. Temos também uma parte da história da protagonista, uma irlandesa que migrou para Londres com o pai após um terrível acontecimento com seu primo Finn.
Em um determinado momento, Paige é capturada e levada para Sheol I. Todos acreditam que Sheol I, conhecida como Oxford, é uma prisão onde ninguém escapa. Mas a verdade é muito mais obscura....
Sheol I é uma cidade governada pelos Rephaim, criaturas que tem suas origens desconhecidas. Segundo a líder Nashira, os desnaturais estão causando aberturas no Éter e permitindo que criaturas canibais venham para esse plano. Os capturados são escravizados e divididos em classes, sendo treinados por um Rephaim.
Aqui entramos no mundo fantástico que é Sheol I. A cultura, o povo, a sociedade, os alimentos, tudo é diferente do que estamos acostumados. Nashira é ardilosa e impaciente e demonstra bastante interesse em Paige, por conta de seu dom especial. Paige precisa se adequar as regras e aprender o suficiente para conseguir escapar.
Seu treinamento é feito pelo Mestre, o consorte de sangue da Rainha Nashira. Desde o início percebemos que existe algo diferente nele. O Mestre não utiliza de violência, mas tem seus próprios planos em andamento.
O leitor é levado para essas duas realidades e fica perdidamente apaixonado por ela. Em SiLo temos Jaxon, Zeke, Nick, Eliza e Danica, mas em Sheol I temos Seb, Lis e Julian. De formas distintas, ambos os grupos aprendem desde cedo a sobreviver, mas mantendo uma chama de esperança por dias melhores.
A trama é muito rica em detalhes e explicações e tem uma complexidade única. As descrições são detalhadas e em muitas passagens, ficamos apenas com narrativas por algumas páginas, sem um único diálogo. A escrita é densa, mas viciante. Sem dúvida "Temporada dos Ossos" é um dos livros favoritos do ano de 2016.
O trabalho da Editora é fantástico. A contracapa é vermelha, temos um glossário, detalhes no início dos capítulos, mapa, um organograma com as ordens dos clarividentes e muito mais, como uma revisão impecável e uma escolha de capa perfeita.








ISBN-13: 9788568263075
ISBN-10: 8568263070
Ano: 2016
Páginas: 448
Idioma: português 
Editora: Rocco
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5S2


Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Até me animei em ler esse livro, mas como é da Rocco, vou esperar um pouco mais e quem sabe um dia me deparo com uma promoção! kkkk
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!