[Viaje na Entrevista] Yuri Belov - Viaje na Leitura

01/05/2016

[Viaje na Entrevista] Yuri Belov




Hoje vocês poderão conhecer mais sobre o autor Yuri Belov, autor de Odalisca (leia a resenha aqui). Quem quiser saber como comprar o livro, os links estão no final da entrevista, espero que gostem!



Quem é Yuri Belov? 

Yuri Belov foi o nome que escolhi para pseudônimo do autor de Odalisca, pois tenho  grande admiração pela literatura russa, também sou admirador do astronauta russo Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.

Como surgiu o livro “Odalisca”?

Desde a adolescência eu pensava em escrever, e inicialmente planejava algo relativo ao gênero de ficção científica, sempre me ocorreram várias ideias sobre este estilo de literatura, eu era fã de Flash Gordon e Jornada nas Estrelas, mas ainda pretendo escrever um livro deste gênero, mas sou grande admirador do escritor Joseph Conrad, considerado um dos maiores romancistas da literatura mundial, o estilo dele é extremamente elegante. Os personagens de Conrad estão sempre envolvidos em lutas com algo maior, se veem impotentes diante das adversidades que parecem surgir do nada, ao qual não se tem o controle, e um romance em especial me chamou a atenção, Lord Jim, onde o personagem principal, após passar por um grande revés se auto exila nos confins do sudeste asiático, onde encontra a oportunidade de se redimir de algo ocorrido  em seu passado. Outro romance de Conrad, O Coração das Trevas, também me inspirou nesse livro, quem narra a história  é um marinheiro chamado Marlow, que teria ido até os confins do Congo, sendo  na verdade Marlow o próprio Conrad.  Um dos personagens do livro Odalisca, Siegfried, foi inspirado em Lord Jim, mas também muitos fatos que se passaram comigo, com amigos e pessoas que conheci foram reunidos e colocados no livro, Siegfried vai encontrar a sua redenção nas selvas peruanas, após passar por vários percalços.  A personagem principal do livro, Roxane, foi inspirada na personagem do seriado de TV dos anos 90, Twins Peaks de David Lynch, Laura Palmer a boa moça que tinha uma vida dupla, embora o desfecho do livro, assim como a trama seja muito diferente da série, onde esta se inicia pela investigação de um assassinato.

Como o livro foi desenvolvido? Você escrevia todos os dias?

Logo no início eu escrevi bastante, mas muita coisa eu acabei retirando, inicialmente o personagem Siegfried morreria no final, mas mudei esta versão, algumas partes do livro também refletiram algumas fases ao qual eu estava passando no momento, vários cenários e cidades retratados no livro eu conheço pessoalmente, assim como algumas situações ali descritas também foram vivenciadas por mim e por pessoas que conheço, mas nem tudo se baseou em fatos reais. Creio que muito escritor tem como inspiração, situações que se passaram com eles próprios, a trama Lord Jim, por exemplo, ao qual inspirou um dos personagens, se baseia em fatos verídicos.  O livro Odalisca ficou parado um bom tempo, comecei a escrevê-lo em 2003, e só  terminei em meados de 2013 .
Respondendo a outra questão, eu não escrevia todos os dias, havia períodos que eu escrevia um pouquinho todo o dia, mas também cheguei a passar longos períodos sem escrever uma única palavra, até que por fim resolvi acabar, acho que estava lá pelo capítulo 20 e num espaço de pouco mais de uns dois meses escrevi os treze capítulos restantes, depois ainda fiz várias revisões, e mesmo assim o livro ficou ainda bem longo. 

Em relação ao mercado literário, acredita que os autores nacionais tenham mais dificuldades em apresentar seus manuscritos? O que poderia facilitar na seleção dos originais?

Eu particularmente tive muita dificuldade em apresentar os originais, foram muitas tentativas, até cheguei a lançar em e-book de forma independente, até que tomei conhecimento do projeto da Novo Século para novos talentos . Sei de muitos autores que publicam suas obras por demanda, ou seja, eles pagam para ser publicado, o programa da Novo Século de certa forma é mais ou menos assim, com a diferença que o autor pode ser lançado por uma grande editora.   
As editoras nacionais, de forma geral, não se interessam por autores novos, a menos que seja alguém já conhecido. Há novos autores que são músicos, atores e atrizes cujo conteúdo dos livros é bem discutível, mas as editoras estão sempre de braços abertos para recebê-los, inclusive até ajudam estes “novos” escritores a escrever o livro, pelo fato de já serem conhecidos, embora a qualidade da obra deles seja bem duvidosa. Creio que um programa de novos talentos mais ampliado poderia facilitar na seleção dos originais, eu tenho a mais absoluta certeza que muitas editoras nem sequer se dão ao trabalho de ler nem mesmo um único parágrafo de um autor novo.

Publicar um livro exige muito do escritor?

Exige muita persistência e um pouco de sorte também.

Para você, quais as qualidades que um escritor(a) deve ter para ingressar no mercado literário? 

Ter uma boa história para contar é o essencial, e saber escrever, há casos de bons escritores que manipulam bem as técnicas de escrita mas nem sempre eles tem uma boa história.

Você acredita que blogs e sites de literatura ajudam na divulgação de um livro?

Os blogs e sites de literatura são fundamentais, em minha opinião.

Quais seus autores favoritos? Qual gênero você lê mais?
Os meus autores favoritos são Joseph Conrad, que teve algumas obras levadas para o cinema como Lord Jim e o Coração das Trevas, cuja adaptação é Apocalipse Now por Francis Ford Coppola, também gosto de Frederick Forsyth ,  John le Carré , Luis Fernando Veríssimo , Dostoiévski  entre outros.
Entre os gêneros, eu gosto de História, especialmente relativo à Grécia antiga, como a guerra do Peloponeso e os conflitos entre gregos e persas (as célebres batalhas de Maratona e Termópilas), sobre a era medieval especialmente o período das Cruzadas, templários; devido também a minha profissão leio livros sobre gerenciamento, liderança, biografias, clássicos da literatura, Shakespeare, especialmente os sonetos,  Pablo Neruda, poemas de Vinicius de Moraes, adoro mitologia grega e nórdica, também gosto de espionagem especialmente alguns romances de Ian Fleming  e Forsyth, ficção científica de Isaac Asimov e Philip K. Dick que inspirou o filme Blade Runner que  teve várias outras obras  adaptadas para o cinema. Também me interesso pela Segunda Guerra Mundial.

Quais seus livros favoritos? E por quê?

Como já mencionado, Lord Jim; adorei O Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, li ainda na adolescência, apesar de ter sido publicado nos anos 30, trata-se de algo ainda muito atual; a série de Maurice Druon Os Reis Malditos, que teria  inspirado Games of Thrones, embora eu ache que Os Reis Malditos não deixe nada a desejar em relação a este  último.  Clássicos da literatura como a Ilíada, Mil e Uma Noites, A Arte Da Guerra (várias versões), O Príncipe de Maquiavel.

Como vive atualmente e como o hábito de escrever se encaixa na sua rotina?

Eu trabalho como engenheiro e escrevo nas horas de folga, embora muitas vezes quando estou disponível não tenha inspiração para escrever, depende muito do momento. Ainda não desenvolvi uma rotina de escrever metodicamente 

Fale um pouco sobre seu próximo projeto:

Atualmente estou escrevendo um romance que creio ser mais voltado para quem busca por entretenimento, pois é um livro de ação e aventura com algumas pitadas românticas, ao contrário de Odalisca que é um romance com algumas pitadas de ação e aventura. Este próximo livro, a trama não se passa no Brasil, mas em vários locais do mundo,  muitos dos quais desconhecidos pela maioria dos leitores, a ação se estende desde as montanhas do Paquistão até  locais longínquos na África.  Outro livro que tenho em mente seria ambientado na época medieval, durante o período das Cruzadas,  também seria uma trama de aventura.


Onde Comprar?





Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!