[Resenha] Loney - Andrew Michael Hurley - Viaje na Leitura

03/07/2016

[Resenha] Loney - Andrew Michael Hurley


Sinopse - Quando os restos mortais de uma criança são descobertos durante uma tempestade de inverno numa extensão da sombria costa da Inglaterra conhecida como Loney, Smith é obrigado a confrontar acontecimentos terríveis e misteriosos ocorridos quarenta anos antes, quando ainda era criança e visitou o lugar.À época, a mãe de Smith arrastou a família para aquela região numa peregrinação de Páscoa com o padre Bernard, cujo antecessor, Wilfred, morrera pouco tempo antes. Cabia ao jovem sacerdote liderar a comunidade até um antigo santuário, onde a obstinada sra. Smith crê que irá encontrar a cura para o filho mais velho, um garoto mudo e com problemas de aprendizagem. O grupo se instala na Moorings, uma casa fria e antiga, repleta de segredos. O clima é hostil, os moradores do lugar, ameaçadores, e uma aura de mistério cerca os desconhecidos ocupantes de Coldbarrow, uma faixa de terra pouco acessível, diariamente alagada na alta da maré. A vida dos irmãos acaba se entrelaçando à dos excêntricos vizinhos com intensidade e complexidade tão imperativas quanto a fé que os levou ao Loney, e o que acontece a partir daí se torna um fardo que Smith carrega pelo resto da vida, a verdade que ele vai sustentar a qualquer preço. Com personagens ricos e idiossincráticos, um cenário sombrio e a sensação de ameaça constante, Loney é uma leitura perturbadora e impossível de largar, que conquistou crítica e público. Uma história de suspense e horror gótico, ricamente inspirada na criação católica do autor, no folclore e na agressiva paisagem do noroeste inglês. 


"Loney" é uma obra instigante que surpreende o leitor por seu conteúdo profundo e cheio de reviravoltas. Narrado em primeira pessoa, a obra decorre a partir da perspectiva do irmão de Hanny (ou Andrew como sua mãe o chama). É interessante que durante toda a narrativa, não temos o primeiro nome do protagonista, mas o seu papel é fundamental não apenas na narração como também nos acontecimentos.
Smith (sobrenome) conta para o leitor a sua adolescência que se passou no final dos anos 70 e o estreito vínculo que seus pais tinham com a Igreja. 
Tudo se inicia quando o protagonista ouve uma notícia sobre Coldbarrow:
"Coldbarrow. Aí estava um nome que eu já não escutava havia um bocado de tempo. Trinta anos. Ninguém que eu conhecesse o mencionava mais, e eu tinha feito um tremendo esforço para esquecê-lo. No entanto, suponho que eu sempre soube que o que ocorrera lá não permaneceria oculto para sempre, por mais que eu quisesse." (p. 11)
Sua mãe Esther é uma mulher devotada ao extremo, ao mesmo tempo que é rígida e segue piedosamente aos conceitos de fé do padre Wilfred, um homem extremo e também impositor. Acontece que meses antes de falecer, o comportamento do padre Wilfred muda sem razão aparente e em seguida ele falece de forma peculiar.
Para assumir a paróquia, surge o padre Bernard McGill, um padre mais novo e "moderno", o que causa estranheza no grupo de párocos formados pelo Sr. e Sra Smith, a Sra Mary Belderboss e o senhor Reg Belderboss (irmão do falecido padre), a Srta Joan Bunce e David. Esse é o núcleo da igreja onde o protagonista foca sua história.
Por conta da Páscoa, o grupo vai para Glasfynidd, um retiro na ponta da Cordilheira de Beacons Moorings, onde há um santuário.
"A Moorings erguia-se sozinha num campo de ervas daninhas cor de ferro e matações de calcário, no suave aclive que começava à beira-mar a pouco mais de um quilômetro e meio e continuava até o pé das colinas mais íngremes atrás da casa, onde uma vastidão de freixos, teixos e carvalhos chamada Brownslack Wood marchava no topo do morro e descambava brejo abaixo já no vale seguinte." (p. 43)
Esse retiro fica em Loney, local que dá nome ao livro e que tem moradores peculiares, como Clement, o caseiro, que cuida de sua mãe cega e tem uma personalidade fechada e taciturna, mas que também diz coisas desconexas e alerta o grupo sobre perigos.
Conforme o grupo chega em Moorings, vamos observando que a dinâmica entre eles é rodeada de segredos, intrigas, ciúmes e inveja. Enquanto Esther tenta demonstrar o caminho correto para o padre Bernard, ela tenta ao mesmo tempo "curar" seu filho Andrew, um rapaz mudo e com um comportamento errático. Enquanto isso, seu outro filho, é coroinha da Igreja e protetor de Hanny, sempre tentando poupá-lo das confusões e ao mesmo tempo surpreendendo-se com a visão de Hanny do mundo.
Coisas estranhas começam a acontecer. Alguns indivíduos não gostam da presença do padre e de seus fiéis e situações assustadoras se desenrolam. Mas o protagonista é observador e começa a avaliar tudo e todos a sua volta, escutando confissões e começando a compreender as várias facetas das pessoas com quem convive.
"Loney" é um livro mais narrativo, com poucos diálogos e repleto de descrições sobre os locais e situações. Por conta disso, pode ser uma leitura mais arrastada e densa do que estamos normalmente acostumados. Não é uma leitura fácil e dinâmica, mas tem como ponto positivo um enredo forte e personagens complexos. Loney é um local obscuro, com paisagens sombrias e um clima hostil, com chuvas, marés altas e muitos outros perigos.
A obra debate a fé e a crença, os conflitos internos dos indivíduos e seus "pecados". Os segredos são a base da obra, que vai se desenvolvendo de forma lenta e gradual.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa complementa o aspecto sombrio do enredo.
"Porém, era impossível conhecer de verdade o Loney. O local mudava a cada afluxo e recuo das águas, e as marés de quadratura revelavam os esqueletos daqueles que julgavam ter lido e interpretado o lugar suficientemente bem a ponto de escapar de suas traiçoeiras correntes. Apareciam animais, às vezes pessoas, certa vez os restos mortais de ambos - um peão e sua ovelhas interceptados e afogados na antiga travessia de Cúmbria. E agora, desde a morte deles, havia um século ou mais, o Loney vinha empurrando suas ossadas de volta para a terra, como se estivesse provando a pertinência de um argumento". (p. 14)
ISBN-13: 9788580579376
ISBN-10: 8580579376
Ano: 2016
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 



Um comentário

  1. Caramba, Carol.
    Que rápida!! Eu recebi esse livro da Intrínseca, mas ainda está na fila de leituras!! rs...
    Fiquei mais animada para ler depois da sua resenha!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!