[Resenha] Wicked - Gregory Maguire - Viaje na Leitura

26/07/2016

[Resenha] Wicked - Gregory Maguire

Sinopse - Imagine acompanhar a clássica e prestigiada história de O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, pela perspectiva de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste! Em Wicked, Gregory Maguire nos proporciona essa chance de conhecer o outro lado da moeda, e mergulhamos novamente no fantástico mundo da Terra de Oz. Neste livro, descobrimos todos os detalhes da vida da garota de pele verde que cresceu cercada de desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que põe à prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. A improvável amizade da Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, donas de personalidades tão opostas que se tornam melhores amigas; a rivalidade das duas ao se interessarem pelo mesmo homem; e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz também estão no foco de Wicked. A obra de Gregory Maguire arrebatou milhões de pessoas em todo o mundo e baseou um musical na Broadway, que, desde sua estreia, em 2003, já quebrou diversos recordes e conquistou muitos prêmios, incluindo o Tony Awards, considerado o Oscar do teatro. Em 2016, o musical estreou em São Paulo.
Conforme a sinopse explica, "Wicked" é contada através da perspectiva de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste, mas os acontecimentos apresentados se iniciam em sua infância, bem antes dela ganhar o título que a tornou conhecida.

Imaginem o nascimento de uma criança verde e com dentes pontudos e a forma como as pessoas ao seu redor a trataram. Ser rejeitada pelos próprios pais por ser diferente é algo que a magoa profundamente e ela vive seus primeiros anos rodeada de preconceito e rejeição.

Gregory Maguire trabalha no enredo temas como preconceito e aceitação, mas também apresenta de uma forma mais condensada a amargura e a manipulação. Outros temas, como a política e até mesmo a religião são englobados na trama, o que permite ao leitor uma obra reflexiva.

Talvez tenha faltado um pouco de empatia em Elfaba, pois em alguns trechos suas descrições são mais clínicas e impessoais. Dessa forma, mesmo observando a situações complicada que Elfaba passa,  torna-se mais difícil se compadecer dela.

A leitura é lenta e reflexiva. Temos em "Wicked" a possibilidade de conhecer a vida de Elfaba desde o início e conforme seu crescimento se desenvolve, a protagonista passa pelas fases do amadurecimento, levando um pouco de dor e ressentimento consigo.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina perfeitamente com o conteúdo.


ISBN-13: 9788544103890
ISBN-10: 8544103898
Ano: 2016
Páginas: 496
Idioma: português 
Editora: Leya
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Essa semana sentei para escrever a minha resenha de Wicked e fiquei pensando como é que eu iria explicar a minha sensação com essa leitura. Não foi um tarefa fácil, porque esse não foi um livro fácil de digerir...
    Lendo a sua resenha e conhecendo o jeito que você escreve quando ama uma história, percebi que você também não curtiu, né?! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!