Jambalaya - Daniel de Carvalho [Resenha] - Viaje na Leitura

04/03/2017

Jambalaya - Daniel de Carvalho [Resenha]



Jambalaya on the Bayou

Tenho acompanhado as obras do autor Daniel de Carvalho desde 2010, já li os livros Os Preconceituosos, Vila Citrus e VikinG, a Carol resenhou recentemente aqui no site também Duas Vidas. Quando entrevistei o autor (link da entrevista) em 2010 fiquei impressionada com a humildade e simpatia do mesmo, recentemente ele lançou Jambalaya, que é o livro que resenho hoje.


JAMBALAYA - Um Piracicabano na Luisiana idealiza a história de Joel, um tradutor, que após fazer uma rara exceção, ou seja, traduzir uma letra de música, sendo sua área estritamente técnica, a pedido de uma cantora ele traduz a canção "Jambalaya on the Bayou" e se apaixona pelo contexto da música, desejando ter conhecido os costumes daquela época, assim, através da projeção da consciência ou projeção astral ele viaja para a Luisiana e conhece o povoado de Forgottenland. A partir de então, Joel mesclará sua vida atual em Piracicaba e no passado através de suas viagens astrais.


Em Forgottenland, Joel conseguirá conhecer os personagens que inspiraram e idealizaram a canção, um romance será narrado por sua visão nos dois povoados que sofrem disputas políticas, conheceremos o romance de Yvonne e Joe que são os protagonistas dessa viagem astral.


— É linda! Mas flor nenhuma neste mundo pode ser mais bela que você, You are the sweetest one, Yvonne! (Você é a mais bela de todas, Yvonne!). Pág. 122


Daniel de Carvalho escreveu o livro até a página 34, então sua esposa veio a falecer, semanas depois o autor continuou a escrever este romance a quem dedica totalmente à esposa, em vez de palavras deprimentes e amargas, encontramos neste romance uma sutileza e amor insuperável que mesmo a morte não pôde separar, o autor tirou da dor, poesia, fez do romance um escape para a perda e nos presenteou com uma história arrebatadora que mescla uma profunda pesquisa, projeção astral e personagens reais, onde o autor revela com simplicidade os bastidores da criação do livro.


Quotes:


— O senhor sabe das coisas porque tem conhecimentos?

— Não. Conhecimentos são informações obtidas de terceiros, ouvindo outras pessoas, frequentando escolas ou lendo livros. Conhecimento, assim obtido, é apenas informação adquirida, mas não vivenciada. Isso não é sabedoria. Sabedoria é outra coisa. Sabedoria é saber como agir corretamente em quaisquer circunstâncias da vida. - Pág. 144


Não é preciso compreender completamente o mundo para aproveitá-lo bem. Pág. 145


Handsome Joe ficou mais à vontade para segurar as mãos de sua amada. Olharam-se nos olhos. A ternura era tanta que nada precisava ser dito. Um grande amor é assim, basta estar próximo do outro para que uma imensa felicidade se aposse de nossos corações. Pág. 189


Recomendo muito a leitura, a narrativa é fluida e cativante. O livro merecia uma capa mais bela e uma diagramação à altura do mesmo, as páginas brancas que a Editora utiliza não são boas para a visão e muito menos para conservação, a capa estava meio que sobreposta ao miolo e notei o trabalho não caprichado. Ainda assim recomendo o livro pela história, é uma leitura incrível.

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!