Tudo Por Amor (Esmeralda #2) - Ana Ferrarezzi [Resenha] - Viaje na Leitura

21/09/2017

Tudo Por Amor (Esmeralda #2) - Ana Ferrarezzi [Resenha]

 


Este livro inicia contando como Anthon, o príncipe Teiú saiu de Gaha e foi parar na Terra. Ele vivia em um planeta e tinha muitos, muitos problemas.


O leitor deve observar que todo planeta, assim como o Planeta Terra possui satélites e astros importantes, assim, esse príncipe veio coabitar e dividir com os humanos e entidades, nosso Sol e Lua. O motivo? Descobrir o amor fraternal, quebrar a maldição e poder voltar a viver sem sequelas do seu mau comportamento.


Em seguida, conheceremos Angélica, uma prostituta de um só cliente, estranho não é? Sim, mas foi exatamente o que aconteceu, ela saiu da casa do pai (ele a vendera como se fosse uma mercadoria e ela se sentira enojada) e fora viver uma vida tão indigna quanto a premeditada pelo pai.


Mas a questão: Por que seu pai a vendera? Para quem e por quê?


O passado é um adversário incapacitante. Um monstro sádico, sem escrúpulos.

Já o futuro é estático, como um cenário desenhado em uma folha de papel.


Respostas que serão respondidas ao longo da narrativa. Angélica tem o privilégio de ser recrutada pelas Icamiabas e então, consegue largar a vida de prostituição (justamente quando ela estava se afeiçoando ao seu cliente: o mecânico). Em um ritual, ela é derrotada em sua primeira batalha e é levada pelo vencedor até o seu dono.


O príncipe Teiú quer ter Angélica em sua cama, afinal ele a comprou! Com uma fortuna inteira! Mas, sua parceira não parece estar querendo ceder tão facilmente, não é mais um trabalho qualquer, é a sua vida, o seu amor.


A humanidade é uma característica inquestionável que une todos aqueles que determinam as diferenças como pontos de discórdia. É um dos únicos pontos que iguala, que coloca todos no mesmo prisma. Não importa a cor, o gênero, o credo, a orientação sexual. O conceito da humanidade iguala e isso, apenas esse ponto de união, é ainda mais poderoso que qualquer força autoritária ou impositiva.


Poderá voltar para as Icamiabas? Quem é Patrícia? Seu pai estará vivo? Muitas perguntas e sofrimento ainda a aguardam. Paralelo a tudo isso, temos a sequência da história de Cauã e Joana, entidades do Sol e da Lua que estão lutando para manter Ci em ordem. Mas, conseguirão controlar tudo, inclusive a evolução da entidade do amor?


Tudo por Amor possui a mesma singularidade de seu antecessor, é autêntico, não é apenas um romance de entretenimento, mas também um romance que enriquece o leitor de conhecimentos acerca do nosso folclore, leva ao questionamento de escolhas, permeia sua mente com reflexões.


Acima de tudo, o romance coloca à prova todas as nossas escolhas e como elas afetam direta ou indiretamente nosso destino, fala de assuntos polêmicos sem chocar e traz muita emoção, fantasia e vida ao folclore tradicional nacional. A obra é rica em histórias, em culturas e crenças folclóricas, ao recriar essas lendas em formas humanas a autora insere essa diversidade cultural em nossas vidas e somos levados a querer conhecer todas as histórias, que originam o romance atual e seus desdobramentos.


Imaginou estar rodopiando sem parar e se perdeu com o beijo que a sugava e devorava como um homem jamais o fez.


A história é narrada majoritariamente na primeira pessoa com alternância de narradores, os cenários e personagens são bem descritos. Detalhista e com um vocabulário extenso, a trama instiga o leitor. Os caminhos e narrativas em diferentes visões vão serpenteando até se encontrarem em um só desfecho. A trama, apesar de complexa, encaixa-se no final, cada detalhe é minuciosamente inserido pelo autor, a fim de encontrarmos explicações para as situações que vão delineando o enredo.  Em algumas cenas, como a de Angélica dentro de Anhangá e o esforço de Antônio para retirá-la de lá, assim como a cena de Gabriel levitando Joana e mostrando o amor, é esplendorosa, emociona e contagia pela leveza e perfeição de detalhes.


Se você ainda não conhece essa Série, comece com Entre o Sol e a Lua, em seguida leia Tudo por Amor e depois venha contar para nós o que achou das obras de Ana Ferrarezzi.

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!