Como você funciona - Não espere adoecer para entender - Fernanda Machado [Resenha] - Viaje na Leitura

22/12/2017

Como você funciona - Não espere adoecer para entender - Fernanda Machado [Resenha]




“Por que é ruim deixar luzes acesas na hora de dormir?”

“Pode tomar banho depois de comer?”

“Por que o coração dispara?”

“Mulher tem TPM mesmo?”

“Por que tenho intolerância à lactose?”.

Este livro foi inspirado nas pessoas que me fizeram perguntas desse tipo.

Verdade seja dita: nos dias de hoje se fala muito em cura de doenças, enquanto o funcionamento normal do próprio corpo vem caindo no esquecimento. O objetivo do livro é resgatar esse conhecimento, o qual tentei passar de forma clara, simples e bem humorada.

Não espere adoecer para entender como você funciona!


Resenha

Muito mais do que uma leitura interessante, este livro é um verdadeiro guia para leigos ou interessados na fisiologia humana. É uma leitura para todos os públicos e pessoas que tenham interesse em conhecer de uma forma descomplicada, sem tantos termos científicos sobre como o nosso corpo funciona.


O nosso organismo é mesmo maravilhoso. Quando está saudável, ele pode ser ainda mais belo.

Uma importante dica para a época que estamos vivendo, a autora citou sobre Homeostasia,  que significa o estado de equilíbrio do organismo saudável. Atualmente, somos bombardeados por uma vida cada vez mais agitada e frenética, começando pelo simples fato de acordar. Você sabia que não deveríamos acordar com um despertador, mas sim, pelas luzes do amanhecer do dia? E como isso seria possível nos dias de hoje? Também deveríamos nos preocupar com o excesso de luzes causadas por aparelhos eletrônicos ao anoitecer, sim, porque sua mãe tem razão em pedir para você desligar o celular ou a TV muito antes mesmo de ir para a cama. Acontece que o nosso cérebro produz melatonina, esse hormônio é indutor do sono e  é produzido apenas com a ausência da luz. Não dá para ficar com a luz direta em seus olhos e querer que o sono venha repentinamente.


Quantas informações! Mas não se preocupe, a autora explica tudo sobre o ciclo sono e vigília!  É surpreendente como essa informação essencial é tão pouco conhecida.


Você conhece alguém que mesmo depois de adulto possui dificuldades em engolir comprimidos? Não raro, é possível ouvir comentários maldosos sobre a difícil arte da deglutição, a autora explica fisiologicamente por quê isso ocorre. Vale a pena conferir!

Você sabia que temos cerca de 9 litros de água circulante nos nossos intestinos?

De maneira simples, concisa e coerente, Fernanda Machado explica a importância do funcionamento do intestino, como podemos colaborar para esse funcionamento, explica sobre a tensão pré-menstrual e que os homens precisam entender essa fase das mulheres, toda mulher tem TPM, só que algumas possuem sintomas amenos, que não influenciam tanto em seu cotidiano. A autora desmistificou o assunto e reafirmou o que li em vários livros sobre o corpo feminino, é normal em vários sentidos alguns episódios de tensão, desânimo, irritação, cansaço e isso varia de mulher para mulher. Paciência, homens!

Sim, mil vezes sim! Você pode tomar banho depois de comer. antes de comer ou se quiser, até comendo. Existe um grande tabu em torno disso, mas a verdade é que não se deve NADAR depois de comer!

Você  irá encontrar respostas sobre dúvidas que você sempre teve durante a leitura do livro. E melhor, de forma simplificada para que possa compreender tudo e aproveitar ao máximo essas informações valiosas!

O sol é a peça chave para a formação de ossos saudáveis e resistentes.

Se não começar a se entender agora, quando é que entenderá? Inevitavelmente, esse é o tipo de leitura que quando você concluí, faz você levantar do sofá e partir para a caminhada, literalmente.

A princípio, a falta de exercício físico pode não parecer grande coisa, mas, se olhada a longo prazo, ela pode ser assustadora.

Finalizando os capítulos e temas abordados com bibliografias enriquecedoras, a autora faz com que esquecemos a velha teoria da tartaruga.

Partiu exercício! Vida saudável é tudo o que merecemos, não somente o que precisamos!

Esse é um livro leve, descontraído e informativo. Recomendo a leitura!


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!