Resenha - Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathália Arcuri - Viaje na Leitura

20/07/2018

Resenha - Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathália Arcuri




Conheci o canal da jornalista Nathalia Arcuri há menos de um ano, na ocasião eu procurava algo relacionado aos livros do Gustavo Cerbasi de quem aprecio muito os livros, foi então que chocada (acho que posso usar esta palavra) me deparei com uma pessoa totalmente diferente dos youtubers no geral, Nath falava de finanças, um assunto polêmico e ainda pouco debatido em uma linguagem espontânea, cômica e muito sarcástica também! Um verdadeiro tapa na cara de quem não tinha nenhum controle sobre suas finanças (confesso que não é o meu caso) #mentira #sqn


Nessa mesma época descobri que tudo que eu sabia era nada diante da imensidão que aprendi com a musa das finanças, tão logo comecei a acompanhar o canal e aprender mais sobre metas, investimentos e muitas coisas que tão logo possa, quero colocar em prática! Nathalia Arcuri utiliza linguagem do dia a dia e também de fatos do cotidiano para falar de maneira simples e para todos os públicos sobre a importância de poupar. Não pelo simples ato de "acumular" (apesar da grande ajuda dos juros compostos), diferente de guardar o ato de poupar requer planejamento para curto, médio e longo prazo, e é você no controle da suas finanças. Com a musa aprendi que não é fácil começar a mudar alguns hábitos (principalmente comprar para se sentir melhor), mas também aprendi que é possível mudar e a experiência de pensar diferente em meio a pessoas que pensam no imediatismo é maravilhoso.


No livro "Me poupe: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, a autora escreve no formato de livro várias experiências, resume a história da sua vida, insere aos leitores um pouco do universo do canal que ela tem no Youtube e ensina alguns passos para que os leitores possam adentrar o universo do autoconhecimento, autodesenvolvimento até chegar a realizar por conta própria seus sonhos abrindo mão de costumes que não vão levar à conclusão destes sonhos. Ninguém precisa se libertar de todos os prazeres, pelo contrário, a autora enfatiza a importância de rever prioridades, analisar suas finanças e banir definitivamente coisas que são desnecessárias através de pensamentos simples e bem dinâmicos. A autora que abandonou a carreira de repórter por motivos que descreve no livro, foi atrás dos seus objetivos.


Decidi que minha missão seria ensinar as pessoas a cuidarem melhor de seu dinheiro, para que todas pudessem sentir o que eu estava sentindo: a certeza de que quem dita os rumos da minha vida sou eu. (47% da leitura)


Recebi o ebook em parceria com a Editora Sextante (já economizei aqui Nath!), mas quem quiser investir tem uma ótima promoção na Amazon (quase metade do valor de capa). Inicialmente, a leitura estava muito devagar. Como regra minha sempre leio pelo menos 50% de um livro antes de desistir da leitura, o que foi muito bom, pois nos 32% de leitura não parei de ler até chegar ao final. A leitura foi melhorando, a autora foi aparecendo da maneira que sabe fazer e destacou-se muito bem. A história toda dela é fascinante, todos deveríamos ter o seu exemplo de coragem  para persistir e lutar por nossos objetivos.


Custo 100 nada mais é do que descobrir quantas horas você precisa trabalhar para ganhar 100 reais. Vamos a uma situação real. Joaquina ganha 3.300 reais líquidos por mês e trabalha 176 horas, o que equivale a dizer que cumpre uma jornada de oito horas por dia, cinco dias por semana (considerando um mês com 22 dias úteis). Se você dividir 3.300 reais (o salário) por 176 (número de horas trabalhadas por mês), descobrirá quanto vale  a hora de Joaquina: 18,75 reais.


Agora, responda: quantas horas a Joaquina precisará trabalhar para ganhar 100 reais? (49% da leitura)


E você? Sabe o valor do seu custo 100? Quantas horas você trabalha para ganhar esse valor? E quantas leva para sumir com esse mesmo valor? Pense!


Seja autodidata, autoeficiente, autolimpante (ops, me empolguei) e vários outras coisas "auto" que eu descobri  no processo de coaching e que são características de pessoas mais bem-sucedidas do mundo. (82% de leitura)


E para finalizar, uma frase da autora:


Com a nossa vida financeira não é diferente. Cada golpe e cada tombo serve apenas para uma coisa: aprendizado. E o que devemos fazer quando passamos por situações que nos ensinam? Agradecer e, mais do que isso, colocar em prática o novo aprendizado quando uma situação semelhante se apresentar no nosso caminho. (94% de leitura)


O livro é muito bom e recomendo para todos os leitores! Não esperem uma linguagem rebuscada e como lemos tradicionalmente em livros semelhantes, esse livro é diferente, foi escrito para todos sem exceção.


Obrigada Nathalia por compartilhar a sua história, através dela podemos aprender muito e refletir sobre as escolhas e os caminhos que temos tomado em nossas vidas. E bora acabar com a dinheirofobia! #ahquefesta


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!