Orgulho e Preconceito - Jane Austen (Vol. I) - Viaje na Leitura

19/08/2011

Orgulho e Preconceito - Jane Austen (Vol. I)

"Como é agradável passar uma noite assim! Devo dizer que não existe prazer maior que a leitura! De todo o resto, a pessoa se cansa mais depressa que de um livro! - Quando eu tiver uma casa só minha, quero morrer a míngua se não tiver uma excelente biblioteca." (p.161)

Livro: Orgulho e Preconceito
Autor:  Jane Austen
Editora:  Companhia das Letras
Categoria:  Literatura Internacional / Romance
ISBN:  9788563560155
Páginas:  569
Lançado: 2011



Hoje meu comentário será um pouco diferente, pela primeira vez por aqui vou dividir meu comentário em três partes. Deixe-me explicar porque...
O Livro Orgulho e Preconceito foi lançado originalmente em 3 volumes, embora nesta edição que tenho em minhas mãos hoje, vinda da Editora Companhia das Letras tais volumes estejam organizados formando um único livro.
O fato é que mesmo ele sendo um único livro continua sendo dividido em três partes e devido a magnitude e profundidade da obra em questão achei por bem comentar minha singela opinião conforme eu for lendo cada parte. Nesse momento então inicio o meu comentário sobre o Volume I. Vamos lá!

A principio devo dizer que para leitores, que como eu, não estão habituados aos clássicos a editora fez um trabalho relevante com esta edição. Antes de iniciar o volume encontramos um Prefácio, Introdução e notas sobre o texto que enriquecem e vem a colaborar na leitura que está por vir. Nestas passagens que iniciam o livro uma fala da autora me chamou a atenção:
“Quando recebeu um exemplar da primeira edição, Austen observou: “Há alguns poucos erros tipográficos ¾ & um ‘disse ele’ ou um ‘disse ela’ teria em alguns pontos tornado o Diálogo mais claro ¾ mas
“Eu não escrevo para elfos estúpidos
“Nem eles são lá tão ingênuos”. ” (p.95)

Falando sobre o Volume I...

Entre os inúmero personagens encontramos Elizabeth Bennet que entre todas as suas irmãs possui uma visão diferenciada acerca de determinados assuntos.
A estória realmente começa com a chegada de um novo morador a vizinhança, o Senhor Bingley que vem acompanhado da irmã e de um amigo, o Senhor Darcy.
Na chegada desses novos moradores surge a possibilidade de um enlace matrimonial entre o senhor Bingley e a irmã mais velha de Elizabeth. Mas o acontecimento maior se dá em um baile quando Elizabeth se vê rejeitada em um uma dança pelo senhor Darcy, o qual a partir daquele momento se torna muito observado pela nossa protagonista.
Senhor Darcy é um homem respeitável devido a sua condição financeira, mas passa a ser visto por todos como um homem orgulhoso e mesquinho. Mas algo no comportamento deste homem desperta o interesse de Elizabeth que se vê incitada a buscar mais informações quando um ex-amigo do senhor Darcy aparece.
Em meio a esses acontecimentos a família de Elizabeth recebe uma visita, o senhor Collins, que após a morte do senhor Bennet herdará toda sua propriedade deixando assim, as irmãs Bennet sem nada.
O senhor Collins chega com o intuito de se casar com uma das irmãs Bennet, sua escolhida, no entanto, é Elizabeth que o recusa.
A partir daí as coisas começam a tomar um rumo diferente...
O senhor Collins parte prometendo voltar, deixando todos sem saber o porque  dele querer voltar.
O senhor Bingley e o senhor Darcy partem sem se despedirem de ninguém. Elizabeth está cada vez mais fascinada pelo senhor Darcy. Afinal, quem é aquele homem tão hostil e ao mesmo tempo tão encantador?
As respostas para estas perguntas somente os futuros leitores terão.

Para não me estender ainda mais, vou comentar dois pontos importantes para os futuros leitores:
· Orgulho e Preconceito possui uma linguagem bem formal, o que a principio pra quem está acostumado a ler os Best-sellers da atualidade, pode causar certa estranheza. No começo da leitura isso realmente me incomodou um pouco, mas depois de me acostumar com a narrativa de Jane Austen fiquei apaixonada pelo enredo intenso.
· Nas falas ao invés do uso de travessão, são usadas "aspas", o que eu não gosto, pois acho que a leitura fica cansativa e o texto poluído. Mas esse é um recurso que varia de autor para autor.





Twitter  |   Blog | Facebook | Site


15 comentários

  1. Pri!

    Que resenha empolgante, vi os filmes, mas quero mesmo é ler os livros um dia *-*

    ResponderExcluir
  2. Pri adorei seu post viu?

    Mas, quanto ao travessão acredito muito que isso fique a cargo da editora, pq, já peguei outros exemplares de Pride and Prejudice que não são assim.
    Espero que a Cia tenha feito um ótimo trabalho mesmo.

    Amo Orgulho e Preconceito, amo Jane Austen, ela é minha autora favorita, como todos sabem.

    ResponderExcluir
  3. Sou supeita para falar de Jane Austen. Me apaixonei por ela há muuuitos anos e desde então não deixo de acompanhar livros, séries e filmes baseados nas obras.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  4. Ai, quero muito comprar logo meus exemplares desse lindo livro! Austen escreve com maestria, e sobre essa linguagem formal que você mencionou, acho fantástica! Linda! A resenha ficou muito boa mesmo, Pri!

    Beijinhos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Tem selinho pra vc lá no blog

    http://kastmaker.blogspot.com/2011/08/memes-e-selinhos-1.html

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. esse livro é liiiiiiindo!
    li na língua em que foi escrito, perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse livro, vi o filme e tudo mais!!! Parabéns pela resenha e estou doida para ler as duas outras partes!!! bjim

    ResponderExcluir
  8. Nunca li um livro da Jane Austen, não sei pq...
    Pretendo ler os misturados que a Intrínseca lançou, depois leio os originais.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pri... eu ja tentei ler Orgulho e Preconceito umas 4 vezes e não consigo terminar. Segundo minha amiga a versao que tenho não colabora muito (Martin Clare) Mas é fato que eu amei o filme e queria muiiito ler. Vou tentar novamente daqui a um tempo. \o/

    parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  10. Sabe nunca li nada dessa autora, mais acho que estou perdendo tempo mesmo, depois dessa sua resenha maravilhosa fico aqui morrendo de vontade de ler *-* sabe essa linguagem formal que você descreveu parace incrivel mesmo!
    Parabéns Pri adorei mesmo! :*

    ResponderExcluir
  11. Eu amo esse livro, li faz pouco tempo e simplesmente me apaixonei pela história!

    ResponderExcluir
  12. Pri amei a resenha to loquin por ele depois q terminei de ler sua opiniao arrasadora.. gamei!!!
    ah nem sabia q esse livro tinha tres partes foi bom saber to com a vampira aq... só desejando começar.. parabéns Pri bjs

    Leituras Vivas - @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  13. Já vi o filme e amei! O livro também parece ser ótimo :D

    ResponderExcluir
  14. Estou com ele aqui na minha estante, de uma troca que fiz e confesso que não sabia sobre o lance das 3 partes oO Será que eu só tenho a 1ª parte e não sei? hauhauhuahau Vou conferir depois!

    Sobre a linguagem, realmente quem não lê muito clássico (como eu), é capaz mesmo de estranhar no início. Sei disso pq quando pego algum livro do tipo, costumo iniciar a leitura de forma lenta, mas depois acabo acostumando.

    E também não gosto de falas por meio de aspas, me confunde rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  15. Sempre quis ler esse livro
    adorei a resenha
    ja assiti o filme, mas de qualquer maneira quero le-lo
    bjo flor

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!