Livro X Filme #1: Sangue e Chocolate - Annete Curtis Klause - Viaje na Leitura

01/12/2011

Livro X Filme #1: Sangue e Chocolate - Annete Curtis Klause

Olá Galera!!!

Hoje trago mais uma estreia de coluna para vocês: Livro X Filme. Depois de assistir a decepcionante adaptação de Sangue e Chocolate pensei em dividir a minha opinião tanto sobre o livro, quanto sobre o filme. Sempre que eu ler alum livro que já tenha sido adaptado para o cinema vou estar postando esta coluna para comentar sobre o que achei de ambos. 
Vamos então conferir o que achei sobre "Sangue e Chocolate"?


Livro: Sangue e Chocolate
Autor: Annette Curtis Klause
Editora: Underworld

Categoria: Literatura Internacional / Romance 
/ YA
ISBN: 
9788564025240

Páginas: 256
Lançamento: 2011
Classificação:
 ♥ ♥ ♥ 
♥ 
Sinopse: Sangue e Chocolate (Blood and Chocolate), escrito por Annette Curtis Klause, conta a história de Vivian Gandillon que saboreia a mudança, a dor doce e poderosa que a leva de garota à lobo. Com dezesseis anos, ela é bonita e forte, e todos os lobos jovens estão em seu pé. Mas Vivian ainda está de luto pela morte de seu pai; seu grupo continua sem um líder e em desordem, e ela se sente perdida nos subúrbios de Maryland. Ela deseja uma vida normal. Mas o que é normal para um lobo que precisa a todo custo esconder a sua identidade dos humanos? Vivian ganha a vida trabalhando numa loja de chocolates e acaba se apaixonando por um garoto humano, bom e gentil, gatoso um alívio bem vindo para ela. Ele é fascinado por magia, e Viviam deseja se revelar para ele. Provavelmente ele a entendêria sua natureza dupla e não sentiria medo ou repulsa como um humano normal faria. A lealdade dividida de Vivian é forçada ainda mais quando um assassinato brutal ameaça expor o grupo. Movendo-se entre dois mundos, ela não parece pertencer a nenhum dos dois e se sente perdida entre as regras de lealdade de seu mundo e a vontade de se revelar seu amado.



Brilhantemente intrigante! É assim que defino o livro de hoje.
Sangue e chocolate é mais um daqueles livros da Editora Underworld com a capa perfeita e diagramação mais perfeita ainda.
Quando vi este livro na bienal o que me motivou a comprá-lo foi a temática: lobo. Um livro inteiro dedicado a história de uma garota que pode se transformar em lobo. Fiquei realmente muito animada para ler e o livro não me decepcionou.
Vivian é uma adolescente com um segredo incomum. Ela pertence uma linhagem de Loup-garou, pessoas agraciadas pela Lua com um dom raro: o de se transformarem em lobos. Desde a morte do pai, Vivian se sente sozinha tentando entender qual o seu lugar. Na escola, a jovem não compreende porquê ela  não tem amigos.

“Então, por que os grupos de garotas paravam de falar quando ela se aproximava deles na escola e por que respondiam suas tentativas de puxar conversa de forma lacônica? Ela era bonita demais? Seria possível? Seria essa a ameaça que eles viam? Ela sabia que era uma linda loup-garou, os Cinco uivavam por ela, mas o que os olhos humanos percebiam?” (p.16)

Vivian tentava  viver sua vida como as outras garotas da sua cidade, pessoas comuns e sem segredos, mas por alguma razão ela não conseguia se misturar a eles.

“Fossem homens ou mulheres, eles resistiam a ela. Será que eles conseguiam ver a floresta em seus olhos? A sombra de sua pele animal? Seriam seus dentes muito afiados?É difícil ser um lobo, ela pensou.”(p. 16)

Mas o que Vivian menos esperava era que fosse se apaixonar por um humano. Seu fascínio pelo jovem Aiden se inicia quando ela lê uma poesia que ele escreveu:

“O título a assustou – “Transformação do lobo.” ”(p.18)

Fascinada pelo poema Vivian se encarrega de conhecer o jovem e logo percebe que eles tem muita coisa em comum, uma paixão dá inicio e Vivian gosta do que sente. Ela já não sabe mais viver sem Aiden, o amor realmente toma conta de seu ser.
Aiden e Vivian passam a viver momentos de muita paixão e Viviam se vê pela primeira vez, depois da morte do pai, feliz.
Quanto mais Vivian se envolve com o humano, mais se preocupa pelas consequências de tal envolvimento. E se ele descobrisse seu segredo? E se ela se transformasse na frente dele? E se ela perdesse o controle e o machucasse? Apesar de tudo isso Vivian se recusar a se afastar de seu amor.
No entanto, as coisas começam a ficar complicadas quando Vivian resolve se revelar para Aiden e ao contrário do que ela esperava, o garoto não aceita tão facilmente. Para piorar depois de algumas de suas transformações, Vivian acorda sem se lembrar de onde esteve e em seguidas relatos de morte começam a surgir na cidade. Seria ela a causadora daquelas mortes?

“Eu nunca apaguei antes. Eu nunca acordei coberta de sangue antes. É tudo culpa dele. Eu posso ter feito uma coisa terrível e é... tudo... culpa... dele.” (p.201)

Vivian precisa descobrir o que está acontecendo. As mortes na cidade chamam a atenção e se os humanos suspeitarem da existência dos loup-garou isso poderia ser o fim de sua matilha. Mas e se quem estiver colocando a matilha em risco for ela própria? O que fazer? Será realmente ela? E sua paixão por Aiden como fica? Será que ela e Aiden são almas gêmeas como ela imaginou no começo?
Essas são questões que respondidas durante o brilhante enredo escrito por Annete Curtis Klause transformam Sangue e Chocolate em um livro “incrivelmente intrigante”.
Durante toda a leitura me peguei por diversos momentos com raiva da Vivian, em outros momentos torcendo por ela e por Aiden para no final ter uma surpresa incrível com o desfecho da história. Vale muito a pena ser lido!


O filme “Sangue e Chocolate”

Filme: Sangue e Chocolate
Título Original: Blood and Chocolate
Diretor: Katja von garnier

Ano: 2007

Duração: 98 minutos
Classificação:
 ♥ ♥ ♥

Sinopse:  Vivian é uma jovem lobisomem descendente de uma linhagem de líderes, que se apaixona por um humano ameaçando a identidade e os segredos do seu povo para sempre. Agora, ela deverá cumprir uma profecia para proteger sua espécie ou enfrentar a ira daqueles que carregam nas veias seu próprio sangue. Dos produtores de Anjos da Noite e do mestre dos efeitos especias vencedor do Oscar® por Alien. 


Minha Opinião:
Assim que terminei a leitura do livro fiquei sabendo que tinha o filme e corri pra assistir. Minha opinião sobre o filme: decepção.
Não que o filme seja ruim, o filme é realmente interessante – mas apenas para quem não leu o livro.
Para começar o final é totalmente diferente, personagens que eram bons foram retratados como mal e o inverso também ocorreu.
Uma das cenas mais interessantes do livro que é o ritual para escolha do novo líder da matilha não foi retratado no filme e diferente do livro que conta que Vivian perdeu o pai há um ano e mora com a mãe, no filme Vivian perdeu ambos os pais quando criança e mora com a tia.
Enfim, toda a magia envolvendo os “loup-garou” foi retratada no filme de forma que parecesse quase com uma carnificina e não com a história de romances e descobertas de Vivian.
Todo mundo sabe que filmes nunca são fieis ao livro, mas o que realmente me incomodou foi o final do filme que é diferente do livro, final este que foi uma das razões porque o livro merece 5 estrelinhas na minha opinião.
Ou seja, o livro é maravilhoso... o filme decepcionante. 



 

15 comentários

  1. Eu já tinha visto o filme beeem antes de ler o livro (ou até mesmo de saber que existia um livro).
    E você tem razão, o filme é bom e interessante... pra quem não leu o livro.
    Como eu não tinha lido, achei incrível, criativo etc.
    Depois que li o livro, fiquei tipo assim : O.O
    Como que conseguiram transformar o livro naquele filme totalmente diferente?
    Mas ambos são bons, claro, o livro é bem melhor.
    O caso se parece com o de Diários do Vampiro e sua série de tv, tudo diferente... hahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho nesse livro a um tempo... Pretendo compra-lo logo...
    De fato... nenhum filme é completamente fiel ao livro... normal, mas também odeio quando em um filme completamente diferente do livro...

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti apenas o filme, estou louca para ler o livro. É uma pena saber que o filme é tão diferente, pois eu gostei bastante. Mas não é nenhuma novidade eles estragarem totalmente o enredo quando fazem adaptação para as telonas.

    Beijos, Hope
    @HLavelle

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei a capa desse livro e a historia me chamou bastante atenção não sabia que tinha filme .. mas é sempre assim né os livros são otimos e os filmes sempre deixam a desejar =/

    ResponderExcluir
  5. Agora a nova moda é livro sobre lobos né ;P mas tenho que admitir que depois de ler os livros da Maggie Stiefvater tenho dado uma chance maior a esse tipo de leitura, espero que esse tema não comece a se repetir demais, quando ao livro, achei bem bacana o mocinho não ter aceito assim tão facil que sua "namorada" é um lobo, geralmente eles aceitam tudo por amor xD
    Adooorei a nova coluna, e tenho que deixar claro: não sou muito fã de ler um livro e depois ver o filme.... geralmente me frusta, então vejo só se quando o trailer agrada e tals....
    Beijinhos sua linda :*

    ResponderExcluir
  6. Mas é sempre assim,por mais que o filme seja bom,eles nunca conseguem chegar ao nível do livro,sempre falta alguma coisa. Eu já vi o filme e ainda vou ler o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre me decepciono com os filmes de livros que li, infelizmente, é sempre assim. Esse livro me chamou a atenção pela capa, porque é simplismente linda, e lendo a resenha percebi que a história é muito boa e é claro que já entrou pra lista de desejados, bjooo!

    ResponderExcluir
  8. Acho a capa desse livro fantástica! Tenho que admitir que não sou fã de lobos - fora os de Calafrio. Mas quero dar uma chance a " Sangue e Chocolate". Agora..dá para acreditar que eu nem sabia que existia o filme?

    Beijos!

    Máh - Crazy for books.

    ResponderExcluir
  9. Até agora só assisti o filme e amei!! Mas é claro que não me conformei com o final, mas no ano passado descobri que tinha um livro e tô super ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro e nem vi o filme.
    A Editora Underworld produz umas capas lindas mesmo *-*.
    Odeio quando as adaptações se tornam totalmente diferentes do livro como se fosse outra história até.

    ResponderExcluir
  11. a menina se transformar em lobo.. é o tipo de literatura que eu nao gosto. Mas acredito que qualquer literatura é melhor que sua respectiva adaptação em filme!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não vi o filme e nem li o livro.
    Mas ambos já estão na minha listinha.
    Tô querendo primeiro ler o livro e depois ver o filme, mas vamos ver.
    Geralmente os livros são bem melhores que os livros mesmo, acho que por terem mais detalhes e serem mais completos.
    Ah, e a capa do livro é linda né?

    Bjok

    ResponderExcluir
  13. Oi Pri,
    Pelo visto nem o livro e nem o filme entrarão na minha listinha!! Simplesmente porque a história é sobre lobos e tenho verdadeiro horror a lobisomens desde que me conheço por gente e meu irmão contava histórias de terror para me sacanear!! heheheh
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. É impressionante como acontece esta "decepção" quando lemos um livro e depois vamos ver o filme. São raras as pessoas que preferem filmes a livros. Não tinha reparado que este livro tinha filme também. Mas sempre prefiro ler antes o livro. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  15. Adoro ringue literário!rsrs Não li nem assisti, então não tenho como dar minha opinião. Só direi que adorei a coluna nova, e que é horrível quando um filme te decepciona... Sei que nunca é fiel, mas pelo menos aceitável para os fãs do livro deveria ser...

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!