Proposta Inconveniente - Patricia Cabot - Viaje na Leitura

15/06/2014

Proposta Inconveniente - Patricia Cabot






Sinopse
Apaixonada pelo capitão Connor Drake, Payton sonha em ser capitã de seu próprio navio. Ela cresceu desejando essa profissão exclusivamente masculina, mas agora deve abdicar disso tudon para conseguir um bom marido. O problema é que Connor só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio pirata para salvar a vida do seu amado. A coragem une os dois, e o resgate pode gerar mais frutos do que ela imaginou.


Minha opinião

Adoro a escrita da autora Meg Cabot em seus romances históricos publicados como Patricia Cabot. Já li e postei aqui no blog: A Dama da Ilha, Pode Beijar a Noiva, Retrato do meu Coração, Aprendendo a Seduzir e A Rosa do Inverno.

Proposta Inconveniente não é o melhor romance da autora como Patricia Cabot, mas tem seu encanto. Conforme a leitura avança, vamos conhecendo Payton mais a fundo, nossa protagonista tem dezenove anos e até essa idade usava apenas roupas masculinas, nascida e criada no mar, perdeu a mãe durante o seu parto, restando viver com o pai e seus três irmãos mais velhos. Quando chega a idade atual, seu irmão mais velho encontra-se casado com Georgiana, que inconformada com o jeito de Payton ter sido criada (como um menino) decide vestir-lhe adequadamente a fim de que encontre o quanto antes um marido.

Connor Drake vive com a família masculina de Payton desde que era menino, viu ela crescer, mas nunca imaginou que atrás das vestes masculinas encontraria uma mulher pequena, mas já adulta. Mas, essa percepção se faz tarde demais, ele está prestes a se casar com a Srta. Whitby, uma orfã a quem a própria Payton acolhera.

Enquanto Payton está tentando se portar adequadamente, se vê envolta em um grande paradigma, como pôde acolher essa mulher, para quem perderá Drake para sempre? Porque ela sempre o amara, desde que se conhece por gente.

O clima da narrativa não podia ser melhor, uma trama envolvente com as ideias mirabolantes de Payton, a avó irritante de Drake, seus irmãos e cunhada, personagens que participam ativamente da trama enriquecendo a mesma. O humor também é frequente:

"  — Não tem nada a ver com isso — respondeu Ross, desgostoso. — Achei que era óbvio porque...
— Ross! —gritou Georgiana, levando as mãos ao rosto.
— Ela está carregando o filho dele.
Payton piscou os olhos. Certamente não ouviu muito bem as palavras de Ross. Ela entendeu "filho". Mas não pode ter ouvido direito; ele deve ter dito "milho".
Mas "milho" não fazia sentido. Porque a Srta. Whitby estaria carregando um milho de Drake? Nas terras de Drake sequer plantavam milho. Ele nem gostava de milho.
Ross deve ter dito "filho".
Mas isso também não fazia sentido."
(Pág. 84)

O livro poderia ser melhor, alguns fatos não foram totalmente esclarecidos de uma forma simples e concisa, algumas cenas simplesmente não fariam falta no livro e a protagonista poderia ser um pouco mais atraente, porque apesar da sua bravura heroica é difícil de não enxergá-la como um homem, Patrícia Cabot quis com certeza criar uma mulher heroína, mostrar o quanto as mulheres podem se destacar no ambiente ou época que vivem, mas não é este livro o melhor que ela já escreveu.

Não deixem de ler, assim poderão comentar comigo o que acharam deste romance!

11 comentários

  1. Olá Thaís, adoro a escrita da Meg, seja como Patrícia ou Mia! Não tinha visto esse livro e já estou doida para ler. Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu não li esse livro e me desinteressei dele devido as resenhas que ja li não me parece muito bom mas adoro os livros da Meg Cabot inclusive estou lendo um atualmente

    da uma olhadinha no meu blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post. Adoro romances históricos, mas esse me interessou especialmente por se tratar de navios... vou procurar! Estou te seguindo, se puderes retribuir, agradeço! www.pimentapimenta.blogspot.com Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. os livros da Patricia tem uma capa incrivel! sempre tão bonitas!
    do enredo, me cativo pelos romances históricos e sinto que a forma dela de escrever pode me conquistar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li "Rosas do Inverno" e a história é linda ! Gosto desses tipos de contos. São tão apaixonantes :)

    ResponderExcluir
  6. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do gênero, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mylane, você conhece a série de livros "Os Hathaways"? Se ainda não, vale muito à pena. Terminei de ler "Tentação ao Pôr do Sol", de Lisa Kleypas. Que é o terceiro livro de cinco da série.Já li também "Desejo à Meia Noite", e "Tentação ao Pôr do Sol". Romance, história, emoção, muito amor...É coisa de ficar sem fôlego. Você vai amar ! Tô ansiosa pelo quarto:"Manhã de Núpcias" e o quinto: "Aconteceu no Outono" Que seja breve :)

      Excluir
  8. Também amo a escrita da Meg Cabot, quando tiver oportunidade vou ler esse livro, parece muito gostoso de se ler. Sempre sorrio muito com os livros dela.

    ResponderExcluir
  9. A capa não me atraiu e nem a sinopse =/
    então nao pretendo ler o livro, pelo menos por enquanto, pode ser que me der uma vontade de ler e eu acabe lendo né. hahahahaha

    ResponderExcluir
  10. Adorei tua opinião, Thais, mesmo gostando da autora e dos livros, não deixou de ser sincera falando de pontos do livro. Realmente sempre tem aquelas cenas em que pensamos que são desnecessárias, mas fazer o quê? Infelizmente, às vezes desmerece um pouco da qualidade da obra, embora não seja sempre.
    Adorei tua sinceridade, numa resenha breve e bem simplificada.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!