[Resenha] Os Assassinos do Cartão-Postal - James Patterson - Viaje na Leitura

17/06/2014

[Resenha] Os Assassinos do Cartão-Postal - James Patterson








Sinopse - Uma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Frankfurt e Estolcomo. Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando a repórter sueca Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com a jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.




Minha opinião - Como é costume nos livros do autor James Patterson, o livro possui uma narrativa rápida e fluida graças aos capítulos curtos e a alternância no foco da narração, que uma hora apresenta o casal de assassinos e na outra o detetive Jacob.

O livro começa mostrando o modus operandi do casal que no momento está com outras vítimas. Logo no início o que choca o leitor é a frieza como eles cometem o crime, como se estivessem realizando uma atividade corriqueira ou banal ao invés de tirarem a vida de duas pessoas.

Do outro lado da história, temos Jacob Kanon, um detetive americano que veio investigar por conta própria na Europa. Infelizmente Jacob não se encontra 100%, pois vive bebendo e poderíamos até dizer que está um pouco depressivo.

Correndo atrás dos assassinos há meses, a única pista que o detetive tem são os cartões postais que eles enviam para os jornais locais.
Quando uma jornalista recebe o próximo cartão postal, ela e Jacob precisam juntar forças para descobrir a identidade dos assassinos.


"Sua voz estava sombria, um pouco rouca. Ela fala inglês perfeitamente, mas com um sotaque esquisito. Ele a observou em silêncio por alguns segundos". (p. 32)


Durante a leitura é possível encontrar algumas situações não exatamente originais como o fato de termos um detetive devastado com uma perda pessoal tentando fazer justiça com as próprias mãos (acho que esse poderia ser considerado o maior clichê do livro), mas mesmo assim o livro é interessante e desperta a atenção aos fãs do gênero.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora caprichou no trabalho. A capa combina com a trama e o lindo cenário dá a impressão de um cartão postal.


"Foram as moscas que revelaram que algo estava errado dentro do trailer dos italianos, As pessoas nas tendas vizinhas reclamaram do zumbido e uma hora passaram a reclamar também do cheiro". (p. 239)

9 comentários

  1. Olá!
    Primeiramente quero evidenciar que sonho em ter todos os livros do Jamie na estante, porque a sua escrita é do jeitinho que me agrada: fluida, com pov,um clichê por trás e claro, algum mistério muito bem bolado. Se tem duas editoras que sabem embelezar o trabalho do Jamie são a Novo Conceito e a Arqueiro, e os preços são super acessíveis, quero para ontem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylane, tudo bem?
      Também é um sonho de consumo meu ter a coleção completa do Patterson hehe...
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Olá Carol, tudo bem??
    Eu gostei muito da resenha e achei bem interessante. Fiquei com muita vontade de ler... desde o lançamento que fui aqui em sampa pela editora arqueiro. Acredito que mesmo com o clichê na trama eu vou gostar da leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tudo ótimo por aqui e com você?
      O livro é interessante sim.. os livros do autor possuem "algo" que prende a atenção do leitor. É realmente cativante.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi! Caramba, tenho muita curiosidade em ler algum livro do James e acredito que começar por esse seria uma boa ideia. Aparenta muito interessante, ainda mais por conter uma narrativa rápida e fluida, algo essencial.

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, tudo bem com você?
      Eu gosto bastante dos livros do autor, e sou fã principalmente de duas grandes séries dele "Clube das Mulheres Contra o Crime" e a do Alex Cross ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  4. Gosto bastante de livros com esse gênero, ainda nao li nada do autor, vejo muita gente falando mal, mas tenho muita vontade de ler a serie Bruxos e bruxas, e como sou fã desse gênero quero ler tbm.. :)

    ResponderExcluir
  5. Acredito que sua nota não tenha sido muito válida por conter esse clichezinho, mas confesso que James é um dos melhores escritores que considero. Ele tem uma escrita fascinante e uma criatividade incrível. Adorei sua resenha sincera.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz um comentário enorme, mas deu erro na página, acho que não foi :(
    Como eu disse... Acredito que sua nota não tenha sido muito alta pelo caso do clichê no livro, mas independente disso, admiro muito a escrita do James. A criatividade dele é imensurável.
    Gostei bastante da sua resenha, primando pela sinceridade e confesso que concordo com você. Essa coisa de vingancinha é bem típica.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!