[Resenha] As Sombras de Longbourn - Jo Baker - Viaje na Leitura

23/07/2014

[Resenha] As Sombras de Longbourn - Jo Baker



Sinopse
Admiradora de Jane Austen, a romancista Jo Baker perguntava-se quem seriam aquelas presenças pontuais e quase inumanas que serviam à mesa ou entregavam um recado para os personagens de Orgulho e preconceito, um dos romances mais recontados em versões literárias desde a sua publicação, há duzentos anos. Por trás de cada descrição da toalete das irmãs Bennet havia certamente o trabalho de uma criada, e cada refeição servida implicava uma cozinheira, um mordomo para servi-la. Qual seria a história não contada desses personagens? “As Sombras de Longbourn” é o romance dessas figuras invisíveis. Sob o comando da governanta e cozinheira sra. Hill, trabalham Sarah e Polly, duas jovens trazidas de um orfanato quando ainda eram crianças para trabalhar na casa. O mordomo idoso, sr. Hill, serve à mesa e divide a administração da casa com a sra. Hill. Os quatro formam um pequeno exército de empregados que labuta dezoito horas por dia para que a família Bennet goze do máximo conforto possível. A chegada de James Smith, um jovem lacaio recém-contratado, irá movimentar o andar de baixo da casa, revelando antigas tensões entre empregados e patrões.

Esse livro é bem interessante, mas queria não ter lido. Descobrir acontecimentos escondidos nas "sombras" dos personagens de "Orgulho e Preconceito" fez com que os personagens encantadores de Jane Austen perdesse seus encantos, literalmente.

Narrado em terceira pessoa, conheceremos a história de personagens que alicerçaram a obra de Austen, porém que ficaram na incógnita. Essa reconstrução da autora Jo Baker, é espirituosa e sincera, mas a verdade nua e crua termina por desencantar as cenas vivenciadas no original "Orgulho e Preconceito".

Através da narrativa de Jo Baker, observamos e vivenciamos juntamente às "sombras" que protagonizaram ao lado de Elizabeth e Sr. Darcy, que agora ganharam voz e vida na escrita fluente e determinada desta autora, momentos bons e ruins, sensações diferentes e extasiantes.

Não quero dizer quando digo "que era melhor não ter lido" que esse livro é ruim, pelo contrário, o livro é muito bom, mas a autora descreve emoções, o trabalho pesado e histórias tão tristes atrás das moças que nos encantaram na obra de Austen, então ler esse livro, é como ler os bastidores do nosso filme favorito.

"Ela se sentiu abrandar, distender-se como uma gata se deleitando, lânguida, diante do fogo. E só existia o agora, só aquele momento, em que ela vacilava junto ao precipício entre o mundo que ela sempre conhecera e o mundo além, e se ela não agisse agora, jamais conheceria o outro lado." 

A história se passa em sua maior parte, nos estábulos, na cozinha e nas "sombras de Longbourn". Nos escuros e nos bastidores da família Bennet. Conheceremos Sarah e sua linda história de perseverança, dedicação e de amor. Vivenciaremos suas dores e contratempos, descobriremos segredos audaciosos!

Em suma, a leitura é concisa e fluente. Os personagens são interessantes e tomam nossa atenção, apesar do livro "desencantar" Orgulho e Preconceito ele traz uma história digna de um livro, mesmo na sombra encontramos um romance arrebatador.

Em uma linguagem rica e detalhista, Jo Baker desmistifica Orgulho e Preconceito, traz a versão nua e crua do mesmo, reler a escrita realista e irônica de Austen nunca será da mesma forma após essa versão inteligente e criativa.

A diagramação é boa, mas não gostei dos diálogos entre aspas, prefiro com travessões.

Você quer ler o livro? Ótimo! Mas, nunca verá Orgulho e Preconceito como vira outrora...

2 comentários

  1. Ainda não li Orgulho e Preconceito porque todos falam tanto que acabei perdendo o interesse, também não tive muita empatia por esse. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não curti muito essa ideia =(
    Mas o livro em si parece interessante a até inovador, mas realmente não gostei da proposta dele =/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!