[Resenha] Réquiem - Delírio #3 - Lauren Oliver - Viaje na Leitura

04/08/2014

[Resenha] Réquiem - Delírio #3 - Lauren Oliver


Sinopse
No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar.

Eu estava certa de que a Trilogia Delírio seria perfeita. 
Li Delírio e fiquei encantada com o mundo distópico criado pela autora e com todas as possibilidades que o envolviam. Quando finalmente tive a oportunidade de ler a continuação Pandemônio, eu estava quase certa de que a trilogia seria perfeita, mas, infelizmente, Réquiem não superou as minhas expectativas.

A resenha poderá conter spoilers

Quando terminei de ler Pandemônio, eu fiquei extasiada com o reencontro de Lena e Alex, afinal, ele tinha sobrevivido, o livro acabou na melhor parte e essa "melhor parte" simplesmente não continua em Réquiem, temos a possibilidade do amor (delíria nervosa) dos dois, porém, Lena está meio que de enrosco com Julian, e Alex afirma não amá-la mais. E agora tem Coral...

A narrativa é dividida entre Lena e Hana. Lena que se encontra na selva aos demais amigos, lutando para sobreviver com o pouco que encontram e Hana que está prestes a se tornar primeira dama, pois foi parelhada com o filho do prefeito, e agora que o pai de Fred morreu, ele se tornará oficialmente o prefeito.

Assim, temos dois lados de todos os envolvidos, pela visão de Lena e de Hana. Aparentemente, Hana não está curada, porque ainda tem sentido alguns sintomas que não deveriam mais estar tomando-a, já que fora curada. Nesse meio tempo, vamos conhecendo outra faceta da prima de Lena, e até mesmo que, poderemos sentir pena ao notar seus arrependimentos.

Julian continua cavalheiro e muito educado, mas o leitor sabe que, indubitavelmente, não será a escolha de Lena. Se ela conseguir ter a oportunidade de escolher, já que na maior parte do tempo, ela está confusa, faminta e cansada. A procura de Hana pela verdade é interessante, o tempo todo ela parece transitar entre dois mundos, aquele em que ela está e aquele do amor delíria, que a faz ansiar pela verdade a respeito da ex-mulher de Fred e saber o que aconteceu de verdade.

A leitura é instigante, não consegui parar de ler até concluir. Não gostei do desfecho, não que ele tenha sido ruim, como foi com a Trilogia Divergente, mas ele deixou a desejar, a autora deixou o final com aquela pergunta: E agora?

"Tanta coisa ficou sem ser dita entre nós. Esse é o perigo e a beleza da vida sem cura. Sempre há confusão e emaranhado, e o caminho nunca está limpo."

Ficaremos imaginando se tudo foi reconstruído, quem realmente venceu? Fred sobreviveu? Hana foi curada? Lena ficaria mesmo com Alex? E Grace? E a mãe de Lena? E Julian?

Enfim, odeio não saber o que realmente aconteceu...


TRILOGIA DELÍRIO

  1. Delírio
  2. Pandemônio
  3. Réquiem

14 comentários

  1. Li só o primeiro volume por enquanto, mas não consigo imaginar um final ruim. Fiquei um pouco desapontada ao saber que não foi tão bom quanto poderia ter sito, mas ao mesmo tempo me parece que não foi de todo péssimo.
    A história tem muitas pontas a serem amarradas e talvez ter deixado algumas soltas tenha sido uma falha, talvez tenha sido intencional. Só a autora para dizer isso! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que o livro é instigante, mas deixar a gente sem respostas no final é duro, né?
    Acho que não vou ler essa trilogia, mesmo gostando de distopias.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais querida, sera que não é uma brecha para termos uma série em vez de uma trilogia? Ainda estou em Delírio mas amei a resenha mesmo sabendo que poderia ter spoilers hahaha estou mais instigada a continuar com a leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Dilza... tipos de livros que não acabam quando terminam não são os mais interessantes para mim a não ser que a série seja MUUUITO boa, como levou 4 estrelas do viaje não estará entrando na lista dos mais desejados.

    ResponderExcluir
  5. Não li a resenha com medo de pegar spoiler [porque minha próxima aquisição é essa trilogia], mas li as considerações finais e vi que você não curtiu muito o final né? Tenho medo de ter essa decepção também, já que minhas expectativas estão super altas.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei Delírio e fiquei tensa com aquele final. O segundo já não achei tão legal, mas fiquei tensa com o final novamente. E agora to meio desanimada pois vc não foi a única a dizer que esperava mais do livro que encerra a trilogia... minhas expectativas são altíssimas e o medo de me decepcionar é proporcional.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho bastante vontade de ler.
    Mas a história parece ser muito boa mesmo, mas isso do final deixar algumas coisas em aberto também me irrita bastante! Mas pretendo ler a trilogia mesmo assim, elas capas sempre me conquistaram *u*
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaís.
    Eu fiquei meio decepcionada com essa história. A premissa era bem interessante, mas acabei fiquei bem incomodada com uma porção de coisas...
    É uma pena!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Eu so li o primeiro até agora, mas não resiti e li toda sua resenha e fiquei preocupada,
    a autora deixa o finla em aberto pelo que entendi..acho que isso é ainda pior que divergente..pois la a autora pelo menos teve coragem de fazer o que queria..aqui parece que ela fica na duvida e fica por isso mesmo..aiai, eu tenho o segundo livro mas so vou ler quando tiver este também, mas agora to com o pé atras,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    É muita pergunta em aberto,também odeio isso,finais incertos que te fazem imaginar
    um milhão de possibilidades mas você nunca vai saber qual será a verdadeira.
    Até agora não li nenhum livro da trilogia e não tenho planos de iniciar a leitura logo,mas
    como adoro distopias sempre dou uma chance a todas,mesmo algumas me decepcionando
    muito com seus desfechos.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo tanta gente falando dessa série, mas confesso que não tenho vontade de ler os livros. Parece ser bem diferente e as capas são lindas. Mas nunca tive vontade de conhecer :/

    ResponderExcluir
  12. essa série é muito bem falada ! que me deixa até um pouco curiosa heuheuhe , pelas resenhas que eu li a série parece ser bem diferente dos generos que ja li , e isso so me desperta a vontade de ler ! , mais gostaria muito mesmo de ler a resenha de Pandemonio , pois queria entender o porque o titulo do livro !

    ResponderExcluir
  13. Ainda não lo a trilogia, mas quero muito, achei super legal a temática e por mais que não goste dessa capa, adoraria ler.

    ResponderExcluir
  14. Criar expectativas é sempre um problema. Apesar de resenhas favoráveis, a trilogia não faz meu gênero, pelo que parece. Esse eu passo!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!