[Resenha] O Chamado do Cuco & O Bicho-da-Seda - Cormoran Strike # 01 & # 02 - Robert Galbraith - Viaje na Leitura

13/01/2015

[Resenha] O Chamado do Cuco & O Bicho-da-Seda - Cormoran Strike # 01 & # 02 - Robert Galbraith




Sinopse - "Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios."

Minha opinião - A sinopse desse livro é bem explicativa, por isso a resenha será sucinta. 
A história é narrada em terceira pessoa e tem como protagonista o detetive particular Cormoran Strike. Strike é um homem que está com problemas financeiros e pessoais. Ele se separou de sua noiva de longa data, Charlotte e está morando no seu escritório. Os casos nos quais ele trabalha são pequenos e não tem notoriedade, mas tudo isso muda quando John Bristow, irmão da famosa modelo Lula Landry o contrata.
Alguns meses antes Lula foi encontrada morta e a polícia conclui se trata de um suicídio, mas John não acredita nisso. Sim, Lula era uma mulher problemática, que se metia em diversas confusões, mas que segundo o irmão, não seria capaz de matar.
Trabalhando desde jovem como modelo, Lula teve a vida escancarada pelos paparazzi e um relacionamento conturbado com Evan Duffield. 
"O grupo que cercava Duffield emanava uma força quase magnética pela sala. Strike viu isso nos olhares de banda que os outros ocupantes lhe lançavam; no espaço respeitoso que deixavam em volta deles, uma órbita maior do que qualquer outro teria assegurado." (p. 328)
A trama começa realmente a se desenvolver no momento em que Strike aceita o caso. Através de uma narrativa descritiva e minuciosa o leitor é convidado a se juntar à investigação. Começamos a entender os detalhes da vida de Lula e também do próprio Strike.
"O ato de comprar o necessário, e de definir o fundamental para si mesmo, levou Strike de volta ao familiar estado marcial de fazer o que era preciso, sem questionar nem reclamar." (p. 57)
Strike é um personagem inteligente e perspicaz, mas também um pouco problemático. Essa imperfeição é atraente durante a leitura, pois torna o personagem crível, e portanto, ele ganha vida em nossa imaginação.
Como todo bom detetive, Strike tem uma assistente, a Robin Ellacot. Robin é uma personagem mais leve e essa contradição de personalidades funciona muito bem. 
Para os fãs de livros policiais, essa série é uma boa pedida. Temos um enredo inteligente, personagens marcantes e descrições enriquecedoras. 

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532528735
Ano: 2013
Páginas: 447
Tradutor: Ryta Vinagre

Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 



Sinopse - "O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco , está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling . Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor."

Minha opinião - Em "O Bicho-da-Seda" os leitores são levados ao concorrido mundo editorial: a rivalidade entre os escritores, a ganância dos agentes literários e a inveja.
O detetive Strike é contratado pela esposa do autor Owen Quine. Leonora Quine está preocupada com o sumiço do marido e pede para Strike encontrá-lo.
Aceitando o caso, o que Strike não esperava é investigar um desaparecimento e ter um assassinato em mãos. Sim, Owen é encontrado morto e isso muda drasticamente toda a situação.
Acontece que Owen escreveu um livro intitulado Bombyx Mori (nome científico do bicho-da-seda). E graças ao Bombyx Mori a lista de suspeitos é imensa, já que Owen expôs diversas pessoas.


"O assassino de Owen Quine era como aquele tubarão, pensou ele. Não havia predadores furiosos e indiscriminados entre os suspeitos do crime. Nenhum deles tinha histórico conhecido de violência. Não havia, como costuma acontecer quando surgem corpos, um rastro de delitos do passado levando à porta de um suspeito, nenhum passado manchado de sangue arrastando-se atrás de algum deles como um saco de carniça para cães famintos. O assassino era uma fera mais rara e mais estranha: daquela que esconde sua verdadeira natureza até ser suficientemente perturbada." (p. 285)
O interessante desse segundo livro da série é observar o crescimento dos personagens principais. O leitor já conhece algumas características de Strike e Robin, e com isso o envolvimento com esses protagonistas é maior.
Além disso, a trama de "O Bicho-da-Seda" é mais complexa. O número de suspeitos é maior, assim como as possibilidades.
Enquanto na maioria das séries o primeiro livro é um dos melhores e as continuações vão oscilando, até o momento, na série Cormoran Strike temos uma melhoria visível nesse segundo livro.
A narrativa continua descritiva e detalhada e o enredo coeso e complexo. É impossível para os fãs de livros policiais não se aventurar nessa série!
"Puxando a gola do casaco para cima, Strike pensou que agora sabia o que isto significava: o anão em um saco ensanguentado, os chifres por baixo da capa do Cutter e, o mais cruel de tudo, a tentativa de afogamento." (p. 324)
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532529497
Ano: 2014
Páginas: 464
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 

12 comentários

  1. Estou lendo O Bicho-da-Seda e gostando bastante, não sou muito fã de livros policiais, mas esses são realmente bons!

    Beijos,
    Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem?
      O Bicho da Seda é muito bom mesmo. A escrita é envolvente não é?
      Bjkas

      Excluir
  2. Como fã de livros policiais não teria como não ficar animada com a leitura dos livros. Gostei muito da complexidade dos casos e, principalmente, da personalidade "problemática" do personagem principal. Concordo plenamente que isso torna tudo mais plausível, mais crível.
    Espero ler logo mais.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Acredito que se o personagem fosse todo perfeitinho não teria tanta graça rs.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Li alguns comentários negativos desses livros e fiquei meio receosa com a leitura, mas essa resenha a favor me ganhou rsrs, fiquei toda empolgada quando li que diferente de outras séries o segundo livro não é pior que o primeiro <333 e os personagens são bem construídos, enfim, quero começar essa série, afinal, é um presente aos apaixonados por investigações.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Larissa, tudo bem?
      Pois é, essa série divide opiniões. Eu tentei ver o livro como um todo e depois a evolução da série. Na minha opinião, vale a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  4. Como uma apaixonada por gênero policial não teria como não amar as resenhas. Essa personalidade problemática do personagem dá mais autenticidade a trama. Mas, as críticas negativas que andei lendo roubaram um pouco do meu entusiasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bem?
      É uma questão de gosto mesmo. Eu particularmente gostei dos dois primeiros livros e espero ler os próximos conforme forem sendo publicados.
      Bjkas

      Excluir
  5. Sou fã de livros que tem aquele bom suspense policial. Quero muito ler este livro. Ah... Adorei a resenha e concordo com você a sinopse já deixa o leitor curioso. Hehehe, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Bruno, tudo bem?
      Adorei a sinopse dos livros, foi feito um trabalho muito bom para chamar a atenção dos leitores.
      Bjkas

      Excluir
  6. Eu tenho o primeiro livro (tão lindo) e quero muito lê-lo, e a continuação também.
    Gosto do gênero e pelos comentários, a autora está arrasando nessa nova série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Espero que venha nos contar o que achou do primeiro livro.
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!