[Resenha] A Joia - A Cidade Solitária # 01 - Amy Ewing - Viaje na Leitura

27/04/2015

[Resenha] A Joia - A Cidade Solitária # 01 - Amy Ewing


SinopseJoias significam riqueza, são sinônimo de encanto. A Joia é a própria realeza. Para garotas como Violet, no entanto, a Joia quer dizer uma vida de servidão. Violet nasceu e cresceu no Pântano, um dos cinco círculos da Cidade Solitária. Por ser fértil, Violet é especial, tendo sido separada de sua família ainda criança para ser treinada durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Agora, aos dezesseis anos, ela finalmente partirá para a Joia, onde iniciará sua vida como substituta. Mas, aos poucos, Violet descobrirá a crueldade por trás de toda a beleza reluzente - e terá que lutar por sua própria sobrevivência. Quando uma improvável amizade oferece a Violet uma saída que ela jamais achou ser possível, ela irá se agarrar à esperança de uma vida melhor. Mas uma linda e intensa paixão pode colocar tudo em risco! Em seu livro de estreia, Amy Ewing cria uma rede de intrigas e reviravoltas na qual os ricos e poderosos estão mais envolvidos do que se possa imaginar, e onde o desejo por saber o destino de Violet manterá o leitor envolvido até a última página.


"A Joia" é o primeiro livro da série "A Cidade Solitária", um lugar complexo por suas relações políticas e repleto de hierarquias:

"A Cidade Solitária é dividida em cinco círculos, cada um deles separados por uma muralha, e todos, exceto o Pântano, têm apelidos relacionados à sua atividade. O Pântano é o círculo mais afastado, o mais pobre. Não temos atividade, apenas abrigamos os operários que trabalham em outros círculos. O quarto círculo é a Fazenda, onde toda a nossa comida é cultivada. Na Fumaça ficam todas as fábricas. O segundo círculo é chamado de Banco, porque é lá que os comerciantes têm suas lojas. E o círculo mais interno é a Joia. O coração da cidade. Onde vive a nobreza". (p. 11)

É na Cidade Solitária, mais precisamente nas instalações de contenção do Portão Sul do Pântano, que conhecemos Violet, a protagonista do livro.
Violet Lasting é uma adolescente de dezesseis anos que vive nas instalações de contenção há quatro anos. Violet é valiosa para a Joia, pois é uma substituta. Todas as jovens das classes inferiores são submetidas a um exame genético, onde são "diagnosticadas" como substitutas. A nobreza não é capaz de gerar filhos saudáveis e apenas as jovens selecionadas, capazes de passar pelos três presságios, estão aptas para serem barrigas de aluguéis. Não que elas tenham escolha. Elas são desprovidas de seu livre arbítrio e não cumprir sua função pode levá-las à morte.

"Há vantagens em ser uma substituta. Podemos nos vestir como queremos, comer o que queremos, dormir tarde nos fins de semana. Somos educadas. Recebemos uma boa educação. Temos comida fresca e água, sempre temos eletricidade e nunca precisamos trabalhar. Não nos relacionamos com a pobreza, e os cuidadores nos dizem que receberemos mais quando formos viver na Joia. A não ser liberdade. Eles nunca falam disso." (p. 09)

Esse ano é o ano em que Violet e sua melhor amiga Raven irão para o leilão. Sim, elas são leiloadas, como um produto ou animal de exposição. Todo o procedimento é uma cerimônia infinita sobre aparências e uma tentativa das mulheres das famílias mais antigas exibirem seus melhores "produtos".
O leilão foi realizado em lotes de dez unidades, sendo que o último número é o 200. E o 200 é referente a melhor substituta. Violet é a número 197. 
Após o leilão, Violet irá morar com a Duquesa do Lago e ter como dama de companhia, a Annabelle. Apesar de toda a opulência do local, Violet se vê presa em uma gaiola dourada, onde a única pessoa que possui as chaves tem delírios de grandeza, uma agressividade fulminante e que não possui receios em eliminar qualquer um que entre em seu caminho.
Instalada no centro da Joia, Violet irá ver que os governantes de sua cidade são pessoas mesquinhas, falsas e cruéis. A Joia é um local onde pessoas de classes inferiores são vistas como mercadorias descartáveis e que todos são capazes de realizar qualquer coisa por poder.
Em meio a tanta maldade, alguns personagens surgem como uma luz em meio à escuridão: primeiramente, Lucien que é a dama de companhia da Eleitora, mas que preparou Violet para o leilão. Sim, Lucien é um homem, mas que tem sua própria agenda em meio a esse ambiente hostil. O principal responsável por iluminar os dias de Violet é Ash Lockwood, um acompanhante contratado pela Duquesa para treinar sua sobrinha, Carnelian Silver.
Ash vem de círculos mais simples, assim como Violet. E assim como ela, é um produto a ser comercializado. Um rosto e um corpo bonito, que sabe atuar na sociedade e encantar a todos. Ninguém conhece o verdadeiro Ash... até o momento que o caminho desses dois se cruzam.

"- Mas... Por que, então? Por que me beijou
- Porque isso não é algo que eu deveria sentir! - ele grita, - Olho para você e me sinto humano de novo. Olho para você e me sinto inteiro. Não me conhece tão bem, Violet, mas acredite, eu estava destruído antes de conhecer você. Não posso voltar a ser daquele jeito". (p. 292)

Violet é mais forte do que acredita ser. Ter que abandonar sua mãe, seu irmão Ochre e sua irmã Hazel quando era jovem não foi fácil, mas ela conseguiu e guardou a todos em seu coração. Ela precisa conviver com uma sociedade inteira tentando reduzi-la a um número: 197 e eliminar qualquer rastro de Violet Lasting. E mesmo assim, continua resistindo. Não apenas por ela, mas também por suas amigas substitutas e por todos aqueles oprimidos. Violet é um exemplo perigoso, que pode causar muitos problemas à joia. Forte, leal, guerreira e capaz de tudo por aqueles que ama. Essa é Violet.
A trama é muito bem desenvolvida e detalhada. A autora se preocupou em explicar não apenas os círculos da Cidade Solitária, mas também a hierarquia dentro da própria joia. Além do Eleitor e sua esposa, que são os líderes da Cidade, existem quatro grandes famílias que tem um peso importante na história: Pearl, como a Duquesa do Lago, Alexandrite, como a Duquesa da Balança, Ametrine, como Condessa da Rosa e Ebony, como Condessa da Pedra. Cada uma dessas quatro mulheres são ferozes e sedentas por poder. Os planos são maquiavélicos e nenhuma delas demonstra arrependimento!
Além da trama bem desenvolvida, temos uma escrita fluida e gostosa de se acompanhar. O primeiro livro da série tem todos os elementos para uma obra fabulosa. E o final é de tirar o fôlego.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é magnífica e combina perfeitamente com a história. 
Sejam bem-vindos à Cidade Solitária. A partir de hoje ela não será mais a mesma!

"Amo o nascer do sol, mais ainda do que o pôr do sol. Têm algo de muito animador em ver o mundo ganhar a vida com mil cores. Me dá esperanças. Fico feliz por ver este, as faixas de rosa e lilás riscando os rios de vermelho e dourado. Não sei se verei o sol nascer quando começar minha nova vida na Joia.
Às vezes, queria não ter nascido uma substituta". (p. 08)

Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788544101841
Ano: 2015
Páginas: 352
Skoob: aqui
Avaliação: 4/5


7 comentários

  1. Oi, Carol!
    A sinopse desse livro é bastante intrigante, bem misteriosa. O universo que a autora criou é bastante curioso... Violet parece ser uma personagem determinada, uma guerreira que luta por aqueles que amam, e eu admiro essas qualidades em um personagem. Fico imaginando como ela e Ash teram um final feliz nesse jogo de poder.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tudo bem?
      Fiquei muito entusiasmada com esse primeiro livro e espero sinceramente que tenhamos uma continuação digna.
      Bjkas

      Excluir
  2. Em um primeiro momento esse livro não despertou meu interesse, isso porque mesmo tendo uma capa muito chamativa, a história não me interessou. Mas depois de ler sua resenha passei a ver esse livro com outros olhos e acho que posso até gostar da história.
    A sociedade retratada no livro parece ser péssima, tanto que é difícil imaginar como uma pessoa se sentiria sendo vendida como produto e obrigada a servir como barriga de aluguel. É uma situação terrível, que despertou minha atenção justamente pela curiosidade em saber como a protagonista vai conseguir enfrentar tudo isso e se o romance dará certo em meio a tantos problemas.
    Mesmo antes de ler esse livro já estou torcendo pelo casal! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, tudo bem?
      Honestamente, quando o livro foi lançado, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa e fiquei com receio de ser mais uma serie juvenil cheia de enrolação. Mas ao entender as diversas partes do livro, inclusive a politica que envolve a Joia, fiquei apaixonada ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Carol!
    Fiquei sem fôlego só ao ler sua resenha, imagine quando me embrenhar na viagem na Cidade Solitária ao lado de Violet, que por sinal me parece uma protagonista forte para a idade.
    Gosto de livros nesse estilo e essa capa é tudo de bom.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Fico feliz em saber que a resenha despertou o seu interesse! Espero que leia esse livro e venha nos contar sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi, Carol.
    Eu adorei essa história!! Fiquei com medo de ser enganada pela capa, mas no fim fiquei bem satisfeita com o conjunto! A capa é linda e o conteúdo bem bacana! hehehehehe
    Beijos
    Camis - Blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!